Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade. |
id |
UFCG_b36fb8321bc377d4c62b544b918c2f7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14275 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras.EducaçãoSupervisão EscolarPlanejamento - CurrículoVisão crítica - educaçãoEducationSchool SupervisionPlanning - CurriculumCritical View - EducationEducação.Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade.This monograph aims to guide the supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras in their educational work with the concern of forming citizens politically aware of their duties, discovering what type of society and man one wants to form and what type of educational action is necessary to that. The subject under study is pertinent because, as a result of the research carried out by the graduating students of the pedagogy course, periods 92.1 and 93.1, together with supervisors working in the municipal departments of education of Sousa and Cajazeiras and 9th teaching regions of the same cities, it was Several problems were detected, among them the way in which curriculum and planning is worked within schools. In fact, school planning has hardly changed in its three decades of existence in Brazil, as the same authoritarian and manipulative characteristics remain. We know that the curriculum is the vital basis of all school work, and that planning contributes to improvement through collective practice. This is the starting point of the proposed pedagogical action. This proposal is intended to become an intervention piano in the reality of the cities from which the research originated, as well as serving as a basis for curriculum and planning work in any other location.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Alves de Sousa.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742ABREU, Valdirene Clementino.1994-022020-08-18T19:26:48Z2020-08-182020-08-18T19:26:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T13:22:10Zoai:localhost:riufcg/14275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T13:22:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras. |
title |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. |
spellingShingle |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. ABREU, Valdirene Clementino. Educação Supervisão Escolar Planejamento - Currículo Visão crítica - educação Education School Supervision Planning - Curriculum Critical View - Education Educação. |
title_short |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. |
title_full |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. |
title_fullStr |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. |
title_full_unstemmed |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. |
title_sort |
Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. |
author |
ABREU, Valdirene Clementino. |
author_facet |
ABREU, Valdirene Clementino. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Alves de Sousa. LIMA, Maria Alves de Souza. http://lattes.cnpq.br/9319537531410742 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABREU, Valdirene Clementino. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Planejamento - Currículo Visão crítica - educação Education School Supervision Planning - Curriculum Critical View - Education Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Planejamento - Currículo Visão crítica - educação Education School Supervision Planning - Curriculum Critical View - Education Educação. |
description |
Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-02 2020-08-18T19:26:48Z 2020-08-18 2020-08-18T19:26:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275 ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275 |
identifier_str_mv |
ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744455046004736 |