Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Valdirene Clementino.
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275
Resumo: Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade.
id UFCG_b36fb8321bc377d4c62b544b918c2f7d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14275
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras.EducaçãoSupervisão EscolarPlanejamento - CurrículoVisão crítica - educaçãoEducationSchool SupervisionPlanning - CurriculumCritical View - EducationEducação.Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade.This monograph aims to guide the supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras in their educational work with the concern of forming citizens politically aware of their duties, discovering what type of society and man one wants to form and what type of educational action is necessary to that. The subject under study is pertinent because, as a result of the research carried out by the graduating students of the pedagogy course, periods 92.1 and 93.1, together with supervisors working in the municipal departments of education of Sousa and Cajazeiras and 9th teaching regions of the same cities, it was Several problems were detected, among them the way in which curriculum and planning is worked within schools. In fact, school planning has hardly changed in its three decades of existence in Brazil, as the same authoritarian and manipulative characteristics remain. We know that the curriculum is the vital basis of all school work, and that planning contributes to improvement through collective practice. This is the starting point of the proposed pedagogical action. This proposal is intended to become an intervention piano in the reality of the cities from which the research originated, as well as serving as a basis for curriculum and planning work in any other location.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Alves de Sousa.LIMA, Maria Alves de Souza.http://lattes.cnpq.br/9319537531410742ABREU, Valdirene Clementino.1994-022020-08-18T19:26:48Z2020-08-182020-08-18T19:26:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T13:22:10Zoai:localhost:riufcg/14275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T13:22:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
Curricular planning: a study proposal with the Educational Supervisors of the cities of Sousa and Cajazeiras.
title Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
spellingShingle Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
ABREU, Valdirene Clementino.
Educação
Supervisão Escolar
Planejamento - Currículo
Visão crítica - educação
Education
School Supervision
Planning - Curriculum
Critical View - Education
Educação.
title_short Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
title_full Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
title_fullStr Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
title_full_unstemmed Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
title_sort Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores Educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras.
author ABREU, Valdirene Clementino.
author_facet ABREU, Valdirene Clementino.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Alves de Sousa.
LIMA, Maria Alves de Souza.
http://lattes.cnpq.br/9319537531410742
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Valdirene Clementino.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Planejamento - Currículo
Visão crítica - educação
Education
School Supervision
Planning - Curriculum
Critical View - Education
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Planejamento - Currículo
Visão crítica - educação
Education
School Supervision
Planning - Curriculum
Critical View - Education
Educação.
description Esta monografia tem como objetivo orientar os supervisores das cidades de Sousa e Cajazeiras no seu trabalho educacional com a preocupação de formar cidadãos politicamente conscientes de suas atribuições, descobrindo que tipo de sociedade e de homem se quer formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. O tema em estudo e pertinente porque mediante o resultado da pesquisa feita pelas alunas concluintes do curso de pedagogia, períodos 92.1e 93.1, junto aos supervisores que atuam nas secretarias municipais de educação de Sousa e Cajazeiras e 9º Regiões de ensino das mesmas cidades, foi detectados vários problemas dentre eles a forma de como é trabalhada currículo e planejamento no âmbito das escolas. De fato, o planejamento escolar não mudou quase nada em suas três décadas de existência no Brasil, pois, permanecem as mesmas características autoritárias e manipuladoras. Sabemos que o currículo é a base vital de todo o trabalho escolar, e que o planejamento contribui para a melhoria através de uma prática coletiva. Esse e o ponto de partida da proposta de ação pedagógica. A referida proposta tem a pretensão de vir a ser um piano de intervenção na realidade das cidades de onde originava-se a pesquisa, como também servir de base para o trabalho de currículo e planejamento em qualquer outra localidade.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-02
2020-08-18T19:26:48Z
2020-08-18
2020-08-18T19:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275
ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14275
identifier_str_mv ABREU, Valdirene Clementino de. Planejamento curricular: uma proposta de estudo com os Supervisores educacionais das cidades de Sousa e Cajazeiras. 1994. 62f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1994.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744455046004736