A (in)variabilidade do advérbio no livro didático e na prática  discursiva: descortinando fundamentos e métodos para o professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, Sonia Maria de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21274
Resumo: Muitos livros didáticos adotados nas escolas brasileiras ainda direcionam o ensino de língua portuguesa com o foco nas perspectivas normativas e prescritivas. Nesse sentido, tornam­-se perceptíveis a desmotivação e o desinteresse dos alunos ao estudarem a língua materna, considerando-­a, inclusive, como um idioma difícil de ser compreendido. Essa preocupação, consequentemente, incitou­-nos a desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o tratamento conferido ao advérbio no Livro Didático de Língua Portuguesa, com vistas a elaborar uma proposta didático­-pedagógica acerca dessa categoria gramatical, a partir de letras de músicas. Como alicerce teórico, apoiamo -­nos, fundamentalmente, nos estudos já realizados pela linguista brasileira, Maria Helena de Moura Neves (1994, 2001, 2018), bem como, nas concepções de Bakhtin (1997), Bechara (2009), Dillinger (1991), Possenti (1996), Câmara Jr. (2000), Kenedy (2008), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), Pezatti (2011), Perini (2014) e Ilari (2017). Trata­se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica, documental e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos a 5. ed. do livro didático de língua portuguesa Tecendo Linguagens, volume direcionado ao 7º ano do Ensino Fundamental, de autoria de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo, publicada pela editora IBEP, no ano de 2018. As observações e análises realizadas no livro didático demonstram a coexistência de duas práticas de ensino de gramática: uma voltada para a prática da gramática normativa ou prescritiva, na qual os conceitos e as classificações são explicitados de acordo com as regras da variedade padrão e outra para uma tímida prática da gramática reflexiva, embora não apresente inovações didáticas que despertem o interesse do aluno. Assim, com a intenção de tratar o ensino da gramática mais proficiente e em sintonia com as práticas sociais de linguagem, optamos por trabalhar com o gênero letra de música, apresentando, através de um e­book, uma oficina pedagógica com atividades que, ao discorrer sobre o tratamento semântico conferido aos advérbios, visam ampliar as abordagens metodológicas propostas para o ensino de gramática, contribuindo para o processo de ensino ­aprendizagem da Morfologia Lexical dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.
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Essa preocupação, consequentemente, incitou­-nos a desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o tratamento conferido ao advérbio no Livro Didático de Língua Portuguesa, com vistas a elaborar uma proposta didático­-pedagógica acerca dessa categoria gramatical, a partir de letras de músicas. Como alicerce teórico, apoiamo -­nos, fundamentalmente, nos estudos já realizados pela linguista brasileira, Maria Helena de Moura Neves (1994, 2001, 2018), bem como, nas concepções de Bakhtin (1997), Bechara (2009), Dillinger (1991), Possenti (1996), Câmara Jr. (2000), Kenedy (2008), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), Pezatti (2011), Perini (2014) e Ilari (2017). Trata­se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica, documental e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos a 5. ed. do livro didático de língua portuguesa Tecendo Linguagens, volume direcionado ao 7º ano do Ensino Fundamental, de autoria de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo, publicada pela editora IBEP, no ano de 2018. As observações e análises realizadas no livro didático demonstram a coexistência de duas práticas de ensino de gramática: uma voltada para a prática da gramática normativa ou prescritiva, na qual os conceitos e as classificações são explicitados de acordo com as regras da variedade padrão e outra para uma tímida prática da gramática reflexiva, embora não apresente inovações didáticas que despertem o interesse do aluno. Assim, com a intenção de tratar o ensino da gramática mais proficiente e em sintonia com as práticas sociais de linguagem, optamos por trabalhar com o gênero letra de música, apresentando, através de um e­book, uma oficina pedagógica com atividades que, ao discorrer sobre o tratamento semântico conferido aos advérbios, visam ampliar as abordagens metodológicas propostas para o ensino de gramática, contribuindo para o processo de ensino ­aprendizagem da Morfologia Lexical dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.Muchos libros didácticos adoptados en escuelas brasileñas todavía guían la enseñanza de Lengua Portuguesa con énfasis en perspectivas normativas y prescriptivas. En este sentido, se nota la desmotivación y el desinterés de los alumnos en el estudio de la lengua materna, incluso considerándola un idioma de difícil comprensión. En consecuencia, esa inquietud nos impulsó a desarrollar una investigación con el objetivo de analizar, desde la perspectiva del funcionalismo lingüístico, el tratamiento que se la da al adverbio en el Libro Didáctico de Lengua Portuguesa, con intenciones de planificar una propuesta didáctico­pedagógica a cerca de esa categoría gramatical, apoyado en canciones. Como fundamento teórico, nos apoyamos, fundamentalmente, en los estudios ya realizados por la lingüista brasileña, Maria Helena de Moura Neves (1994, 2001, 2018), así como, puntos de vista de Bakhtin (1997), Bechara (2009), Camara Jr. (2000), Dik (1987), Dillinger (1991), Halliday (1985), Hoffman (1987), Ilari (2017), Kenedy (2008), Marcuschi (2008), Perini (2014), Pezatti (2011), Possenti (1996) y Travaglia (2009). Se trata de una investigación de carácter cualitativo, apoyado por las investigaciones bibliográfica, documental y descriptiva y para componer a su corpus seleccionamos la 5ª ed. del libro didáctico de lengua portuguesa Tecendo Linguagens (Tejiendo Lenguajes), volumen dirigido al séptimo año de Primaria, de las autoras Tania Amaral Oliveira y Lucy Aparecida Melo Araújo, publicado por la editorial IBEP, en el año 2018. Las observaciones y los análisis realizados en el libro didáctico demuestran la coexistencia de dos prácticas de enseñanza gramatical: una centrada en la práctica de la gramática normativa o prescriptiva, en la que se explican conceptos y clasificaciones según las reglas de la variedad estándar y otra para una práctica retraída de la gramática reflexiva, aunque sin innovaciones didácticas que despierten el interés del alumno. De este modo, con la intención de tratar la enseñanza de la gramática más competente y congruente con las prácticas sociales de lenguaje, optamos por trabajar con el género canción, presentando, a través de un e­book, actividades que, al discutir el tratamiento semántico dado a adverbios, tienen como objetivo amplificar los enfoques metodológicos propuestos para la enseñanza de la gramática, contribuyendo al proceso de enseñanza­aprendizaje de la Morfología Léxica de los alumnos de 7º año de Primaria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGBARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.BARBOSA, M. V. L. M.http://lattes.cnpq.br/8583361104101777SILVA, Francisco Vieira da.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.MATOS, Sonia Maria de.2021-02-182021-09-27T13:48:40Z2021-09-272021-09-27T13:48:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21274MATOS, Sonia Maria de.  A (in)variabilidade do advérbio no livro didático e na prática  discursiva: descortinando fundamentos e métodos para o professor. 2021. 103f. 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