Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802
Resumo: Nas últimas décadas, o ensino de gramática tem sido alvo de muitas críticas por parte dos estudiosos da linguagem. Há uma insatisfação com o tratamento dado à gramática no espaço escolar, e isso ocorre, talvez, porque esse ensino ainda está pautado, primordialmente, no estudo da metalinguagem, nas regras da gramática normativa, o que não contribui de forma eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dentro das abordagens gramaticais, destacamos o estudo das classes de palavras, mais especificamente os advérbios, os quais na visão da gramática normativa são tratados de modo bem simplista, não permitindo que o aluno conheça a importância dessa classe para a construção dos textos que circulam socialmente. Sendo assim, buscamos desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o uso dos advérbios no gênero música. Como alicerce teórico, apoiamo-nos, fundamentalmente, nos estudos de Travaglia (2009) e Possenti (1996) que trata sobre as concepções e tipos de gramática; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos postulados de Neves (1997) e Cunha (2008) sobre o Funcionalismo Linguístico; nas contribuições de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2010) acerca dos gêneros textuais/discursivos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos cinco músicas ouvidas por pessoas de diferentes faixas etárias e cultura. A análise realizada nas músicas evidencia a importância da classe gramatical advérbios na compreensão do sentido global do texto, já que dentro de uma situação de uso estes podem assumir diferentes sentidos e funções. Além disso, percebemos algumas incoerências nas gramáticas de orientação normativa com relação à classificação dessa categoria gramatical.
id UFCG_7eb96f5017f6d45ecd7d680f762013ac
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30802
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.Grammar Teaching: the use of adverbs in the music genre from a functionalist perspective.Ensino de gramáticaAdvérbios-abordagens tradicionalistasGêneros textuais discursivosGênero - letra de músicaAdvérbio-letra de músicaFuncionalismo-pensamento lingüísticogrammar teachingAdverbs-traditionalist approachesDiscursive textual genresGenre - Lyricsadverb-lyricsFunctionalism-linguistic thinkingLetras – Língua Portuguesa.Nas últimas décadas, o ensino de gramática tem sido alvo de muitas críticas por parte dos estudiosos da linguagem. Há uma insatisfação com o tratamento dado à gramática no espaço escolar, e isso ocorre, talvez, porque esse ensino ainda está pautado, primordialmente, no estudo da metalinguagem, nas regras da gramática normativa, o que não contribui de forma eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dentro das abordagens gramaticais, destacamos o estudo das classes de palavras, mais especificamente os advérbios, os quais na visão da gramática normativa são tratados de modo bem simplista, não permitindo que o aluno conheça a importância dessa classe para a construção dos textos que circulam socialmente. Sendo assim, buscamos desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o uso dos advérbios no gênero música. Como alicerce teórico, apoiamo-nos, fundamentalmente, nos estudos de Travaglia (2009) e Possenti (1996) que trata sobre as concepções e tipos de gramática; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos postulados de Neves (1997) e Cunha (2008) sobre o Funcionalismo Linguístico; nas contribuições de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2010) acerca dos gêneros textuais/discursivos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos cinco músicas ouvidas por pessoas de diferentes faixas etárias e cultura. A análise realizada nas músicas evidencia a importância da classe gramatical advérbios na compreensão do sentido global do texto, já que dentro de uma situação de uso estes podem assumir diferentes sentidos e funções. Além disso, percebemos algumas incoerências nas gramáticas de orientação normativa com relação à classificação dessa categoria gramatical.In the last decades, grammar teaching has been the object of much criticism by language scholars. There is dissatisfaction with the treatment given to grammar in the school space, and this happens, perhaps, because this teaching is still primarily based on the study of metalanguage, the rules of normative grammar, which does not effectively contribute to the development of students' communicative competence. Within grammatical approaches, we highlight the study of word classes, more specifically adverbs, which, in the view of normative grammar, are treated in a very simplistic way, not allowing the student to understand the importance of this class for the construction of socially circulating texts. Therefore, the academic work aims to develop a study with the objective of analyzing, from the perspective of linguistic functionalism, the use of adverbs in the music genre. As a theoretical foundation, we rely primarily on the studies by Travaglia (2009) and Possenti (1996), which deal with the conceptions and types of grammar; on the studies of contextualized grammar teaching by Antunes (2007, 2014); on the postulates of Neves (1997) and Cunha (2008) regarding Linguistic Functionalism; and on the contributions of Bakhtin (2000) and Marcuschi (2010) regarding textual/discursive genres.This is a qualitative research, supported by bibliographic and descriptive research methods to compose its corpus, we selected five songs listened by people of different age groups and cultures. The analysis conducted on the songs evidences the importance of the grammatical class of adverbs in understanding the global meaning of the text, as within a context of use, they can assume different meanings and functions. Furthermore, we have noticed some inconsistencies in normative-oriented grammars regarding the classification of this grammatical category.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.BARBOSA, M. V. L. M.http://lattes.cnpq.br/8583361104101777DANTAS, Daniel Soares.SILVA, Abdoral Inácio da.PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.2023-06-222023-07-12T12:10:25Z2023-07-122023-07-12T12:10:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802PAIXÃO, Janaíza do Nascimento. Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T12:10:25Zoai:localhost:riufcg/30802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T12:10:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
Grammar Teaching: the use of adverbs in the music genre from a functionalist perspective.
title Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
spellingShingle Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.
Ensino de gramática
Advérbios-abordagens tradicionalistas
Gêneros textuais discursivos
Gênero - letra de música
Advérbio-letra de música
Funcionalismo-pensamento lingüístico
grammar teaching
Adverbs-traditionalist approaches
Discursive textual genres
Genre - Lyrics
adverb-lyrics
Functionalism-linguistic thinking
Letras – Língua Portuguesa.
title_short Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
title_full Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
title_fullStr Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
title_full_unstemmed Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
title_sort Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
author PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.
author_facet PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
BARBOSA, M. V. L. M.
http://lattes.cnpq.br/8583361104101777
DANTAS, Daniel Soares.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de gramática
Advérbios-abordagens tradicionalistas
Gêneros textuais discursivos
Gênero - letra de música
Advérbio-letra de música
Funcionalismo-pensamento lingüístico
grammar teaching
Adverbs-traditionalist approaches
Discursive textual genres
Genre - Lyrics
adverb-lyrics
Functionalism-linguistic thinking
Letras – Língua Portuguesa.
topic Ensino de gramática
Advérbios-abordagens tradicionalistas
Gêneros textuais discursivos
Gênero - letra de música
Advérbio-letra de música
Funcionalismo-pensamento lingüístico
grammar teaching
Adverbs-traditionalist approaches
Discursive textual genres
Genre - Lyrics
adverb-lyrics
Functionalism-linguistic thinking
Letras – Língua Portuguesa.
description Nas últimas décadas, o ensino de gramática tem sido alvo de muitas críticas por parte dos estudiosos da linguagem. Há uma insatisfação com o tratamento dado à gramática no espaço escolar, e isso ocorre, talvez, porque esse ensino ainda está pautado, primordialmente, no estudo da metalinguagem, nas regras da gramática normativa, o que não contribui de forma eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dentro das abordagens gramaticais, destacamos o estudo das classes de palavras, mais especificamente os advérbios, os quais na visão da gramática normativa são tratados de modo bem simplista, não permitindo que o aluno conheça a importância dessa classe para a construção dos textos que circulam socialmente. Sendo assim, buscamos desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o uso dos advérbios no gênero música. Como alicerce teórico, apoiamo-nos, fundamentalmente, nos estudos de Travaglia (2009) e Possenti (1996) que trata sobre as concepções e tipos de gramática; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos postulados de Neves (1997) e Cunha (2008) sobre o Funcionalismo Linguístico; nas contribuições de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2010) acerca dos gêneros textuais/discursivos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos cinco músicas ouvidas por pessoas de diferentes faixas etárias e cultura. A análise realizada nas músicas evidencia a importância da classe gramatical advérbios na compreensão do sentido global do texto, já que dentro de uma situação de uso estes podem assumir diferentes sentidos e funções. Além disso, percebemos algumas incoerências nas gramáticas de orientação normativa com relação à classificação dessa categoria gramatical.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
2023-07-12T12:10:25Z
2023-07-12
2023-07-12T12:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802
PAIXÃO, Janaíza do Nascimento. Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802
identifier_str_mv PAIXÃO, Janaíza do Nascimento. Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744585580085248