As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar as perspectivas dos professores sobre o processo de leitura em sala de aula. O universo de pesquisa correspondeu cinco professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. A pesquisa teve um carater exploratorio com base numa abordagem quantitativa-qualitativa. Utilizamos como recurso para coleta de dados o questionario contendo perguntas abertas e fechadas. Alem disso, o trabalho oportunizou reunioes de estudos com os professores sobre o processo de ensino da Leitura Constatamos com esse estudo que os docentes demonstraram fundamentacao teorica sobre o tenia, porem ainda sentem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da leitura na escola, uma vez que os mesmos afirmaram desenvolver de forma nao satisfatoria o ensino destas habilidades em consciencia de algumas dificuldades encontradas na escola, tais como: % falta de material didatico e ambiente propicio para o desenvolvimento desse processo. Portanto, proporcionar o gosto e o prazer de ler no individuo, continua sendo ainda, um dos multiplos desafios enfrentados pelas escolas. Desta forma, trabalhamos a tematica leitura, visando proporcionar praticas espontaneas e eficientes, estimulando uma aprendizagem satisfatoria, promovendo assim, a formacao de leitores conscientes, criticos e participativos. |
id |
UFCG_b46ab5069ecaba5c02e96216500a531e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12914 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas.Reading teaching practices: limits and perspectives.Ensino de leituraPrática de ensinoFormação do leitorReading teachingTeaching practiceReader trainingEducação.Este estudo objetivou analisar as perspectivas dos professores sobre o processo de leitura em sala de aula. O universo de pesquisa correspondeu cinco professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. A pesquisa teve um carater exploratorio com base numa abordagem quantitativa-qualitativa. Utilizamos como recurso para coleta de dados o questionario contendo perguntas abertas e fechadas. Alem disso, o trabalho oportunizou reunioes de estudos com os professores sobre o processo de ensino da Leitura Constatamos com esse estudo que os docentes demonstraram fundamentacao teorica sobre o tenia, porem ainda sentem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da leitura na escola, uma vez que os mesmos afirmaram desenvolver de forma nao satisfatoria o ensino destas habilidades em consciencia de algumas dificuldades encontradas na escola, tais como: % falta de material didatico e ambiente propicio para o desenvolvimento desse processo. Portanto, proporcionar o gosto e o prazer de ler no individuo, continua sendo ainda, um dos multiplos desafios enfrentados pelas escolas. Desta forma, trabalhamos a tematica leitura, visando proporcionar praticas espontaneas e eficientes, estimulando uma aprendizagem satisfatoria, promovendo assim, a formacao de leitores conscientes, criticos e participativos.This study aimed to analyze the perspectives of teachers on the process of classroom reading. The research universe corresponded to five teachers from the School Municipal Elementary School Celestino Gomes de Sa, from the city of Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. The research had an exploratory character based on an approach quantitative-qualitative. We use the questionnaire as a resource for data collection containing open and closed questions. In addition, the work provided opportunities for studies with teachers on the process of teaching Reading We see with this study that the teachers demonstrated theoretical foundation on the tenia, however still experience difficulties in the teaching-learning process of reading at school, since students said that they did not develop the teaching of these skills in a awareness of some difficulties encountered at school, such as:% lack of material didactic and favorable environment for the development of this process. Therefore, providing the taste and pleasure of reading in the individual, still remains, one of the multiple challenges faced by schools. In this way, we work on thematic reading, aiming to provide spontaneous and efficient practices, stimulating satisfactory learning, promoting thus, the training of conscious, critical and participatory readers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antonia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599SOUSA, Eva Wilma Martins de.20052020-06-02T20:58:14Z2020-06-022020-06-02T20:58:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914SOUSA, Eva Wilma Martins de. As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. 2005. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T19:02:11Zoai:localhost:riufcg/12914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T19:02:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. Reading teaching practices: limits and perspectives. |
title |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. |
spellingShingle |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. SOUSA, Eva Wilma Martins de. Ensino de leitura Prática de ensino Formação do leitor Reading teaching Teaching practice Reader training Educação. |
title_short |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. |
title_full |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. |
title_fullStr |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. |
title_full_unstemmed |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. |
title_sort |
As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. |
author |
SOUSA, Eva Wilma Martins de. |
author_facet |
SOUSA, Eva Wilma Martins de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. TORRES, A. L. M. M. http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Eva Wilma Martins de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de leitura Prática de ensino Formação do leitor Reading teaching Teaching practice Reader training Educação. |
topic |
Ensino de leitura Prática de ensino Formação do leitor Reading teaching Teaching practice Reader training Educação. |
description |
Este estudo objetivou analisar as perspectivas dos professores sobre o processo de leitura em sala de aula. O universo de pesquisa correspondeu cinco professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. A pesquisa teve um carater exploratorio com base numa abordagem quantitativa-qualitativa. Utilizamos como recurso para coleta de dados o questionario contendo perguntas abertas e fechadas. Alem disso, o trabalho oportunizou reunioes de estudos com os professores sobre o processo de ensino da Leitura Constatamos com esse estudo que os docentes demonstraram fundamentacao teorica sobre o tenia, porem ainda sentem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da leitura na escola, uma vez que os mesmos afirmaram desenvolver de forma nao satisfatoria o ensino destas habilidades em consciencia de algumas dificuldades encontradas na escola, tais como: % falta de material didatico e ambiente propicio para o desenvolvimento desse processo. Portanto, proporcionar o gosto e o prazer de ler no individuo, continua sendo ainda, um dos multiplos desafios enfrentados pelas escolas. Desta forma, trabalhamos a tematica leitura, visando proporcionar praticas espontaneas e eficientes, estimulando uma aprendizagem satisfatoria, promovendo assim, a formacao de leitores conscientes, criticos e participativos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2020-06-02T20:58:14Z 2020-06-02 2020-06-02T20:58:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914 SOUSA, Eva Wilma Martins de. As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. 2005. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Eva Wilma Martins de. As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. 2005. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744444361015296 |