Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430 |
Resumo: | A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente. |
id |
UFCG_b4a927110761051e9cb269ecb8a91d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30430 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.Cognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology.Estructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología.MicrobiologiaMicrobiologia - ensinoMicrobiologia - cognição - estudantesMicrobiologia - ensino médioMicrobiologyMicrobiology - teachingMicrobiology - cognition - studentsMicrobiology - high schoolMicrobiología - enseñanzaMicrobiología - cognición - estudiantesMicrobiología - bachilleratoEducaçãoA estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.The cognitive structure of students is directly related to how knowledge is built throughout the school career. The lack of contextualization with the prioritization of teaching focused exclusively on the exposure and memorization of concepts may be related to the difficulties encountered in the construction of meaningful and appropriate knowledge regarding the themes related to microbiology. Thus, this study aimed to analyze the cognitive structure of high school students in relation to general contexts related to Microbiology, as well as to search for concepts and interactions between them, through the Word Association Test (WAT) with subsequent creation of word clouds in order to express and discuss in more detail the distribution of responses. It was possible to identify partial and decontextualized conceptions, problematized with the Teaching of Natural Sciences and its interfaces, which can serve as a reflection point for teaching practice.La estructura cognitiva de los estudiantes está directamente relacionada con cómo el conocimiento se construye a lo largo de la trayectoria escolar. La falta de contextualización con la priorización de la enseñanza dirigida exclusivamente a exponer y memorizar conceptos puede estar relacionado con las dificultades encontradas en la construcción del conocimiento significativo y apropiado en relación con temas relacionados con la microbiología. Así, se buscó analizar la estructura cognitiva de estudiantes de secundaria en contextos generales relacionados con la Microbiología, así como buscar conceptos e interacciones entre ellos, a través de del Test de Asociación de Palabras (TAP) con la posterior creación de nubes de palabras con el objetivo de expresar y discutir con más detalle la distribución de las respuestas. Él era posible identificar concepciones parciales y descontextualizadas, problematizadas con la La enseñanza de las Ciencias Naturales y sus interfaces, que puede servir como punto de reflexión para la práctica docente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584BITU, Vanessa de Carvalho Nilo.BITU, V. C. N.http://lattes.cnpq.br/0578033265020854FREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.2022-08-242023-06-28T14:50:35Z2023-06-282023-06-28T14:50:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-28T14:51:16Zoai:localhost:riufcg/30430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-28T14:51:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. Cognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology. Estructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología. |
title |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. |
spellingShingle |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Microbiologia Microbiologia - ensino Microbiologia - cognição - estudantes Microbiologia - ensino médio Microbiology Microbiology - teaching Microbiology - cognition - students Microbiology - high school Microbiología - enseñanza Microbiología - cognición - estudiantes Microbiología - bachillerato Educação |
title_short |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. |
title_full |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. |
title_fullStr |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. |
title_full_unstemmed |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. |
title_sort |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. |
author |
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. |
author_facet |
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SODRÉ NETO, Luiz. SODRÉ NETO, L. http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 BITU, Vanessa de Carvalho Nilo. BITU, V. C. N. http://lattes.cnpq.br/0578033265020854 FREITAS, Heron Neves de. FREITAS, H. N. http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microbiologia Microbiologia - ensino Microbiologia - cognição - estudantes Microbiologia - ensino médio Microbiology Microbiology - teaching Microbiology - cognition - students Microbiology - high school Microbiología - enseñanza Microbiología - cognición - estudiantes Microbiología - bachillerato Educação |
topic |
Microbiologia Microbiologia - ensino Microbiologia - cognição - estudantes Microbiologia - ensino médio Microbiology Microbiology - teaching Microbiology - cognition - students Microbiology - high school Microbiología - enseñanza Microbiología - cognición - estudiantes Microbiología - bachillerato Educação |
description |
A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 2023-06-28T14:50:35Z 2023-06-28 2023-06-28T14:50:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430 BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744582152290304 |