Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430
Resumo: A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.
id UFCG_b4a927110761051e9cb269ecb8a91d3a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30430
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.Cognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology.Estructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología.MicrobiologiaMicrobiologia - ensinoMicrobiologia - cognição - estudantesMicrobiologia - ensino médioMicrobiologyMicrobiology - teachingMicrobiology - cognition - studentsMicrobiology - high schoolMicrobiología - enseñanzaMicrobiología - cognición - estudiantesMicrobiología - bachilleratoEducaçãoA estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.The cognitive structure of students is directly related to how knowledge is built throughout the school career. The lack of contextualization with the prioritization of teaching focused exclusively on the exposure and memorization of concepts may be related to the difficulties encountered in the construction of meaningful and appropriate knowledge regarding the themes related to microbiology. Thus, this study aimed to analyze the cognitive structure of high school students in relation to general contexts related to Microbiology, as well as to search for concepts and interactions between them, through the Word Association Test (WAT) with subsequent creation of word clouds in order to express and discuss in more detail the distribution of responses. It was possible to identify partial and decontextualized conceptions, problematized with the Teaching of Natural Sciences and its interfaces, which can serve as a reflection point for teaching practice.La estructura cognitiva de los estudiantes está directamente relacionada con cómo el conocimiento se construye a lo largo de la trayectoria escolar. La falta de contextualización con la priorización de la enseñanza dirigida exclusivamente a exponer y memorizar conceptos puede estar relacionado con las dificultades encontradas en la construcción del conocimiento significativo y apropiado en relación con temas relacionados con la microbiología. Así, se buscó analizar la estructura cognitiva de estudiantes de secundaria en contextos generales relacionados con la Microbiología, así como buscar conceptos e interacciones entre ellos, a través de del Test de Asociación de Palabras (TAP) con la posterior creación de nubes de palabras con el objetivo de expresar y discutir con más detalle la distribución de las respuestas. Él era posible identificar concepciones parciales y descontextualizadas, problematizadas con la La enseñanza de las Ciencias Naturales y sus interfaces, que puede servir como punto de reflexión para la práctica docente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584BITU, Vanessa de Carvalho Nilo.BITU, V. C. N.http://lattes.cnpq.br/0578033265020854FREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.2022-08-242023-06-28T14:50:35Z2023-06-282023-06-28T14:50:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-28T14:51:16Zoai:localhost:riufcg/30430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-28T14:51:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
Cognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology.
Estructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología.
title Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
spellingShingle Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.
Microbiologia
Microbiologia - ensino
Microbiologia - cognição - estudantes
Microbiologia - ensino médio
Microbiology
Microbiology - teaching
Microbiology - cognition - students
Microbiology - high school
Microbiología - enseñanza
Microbiología - cognición - estudiantes
Microbiología - bachillerato
Educação
title_short Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
title_full Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
title_fullStr Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
title_full_unstemmed Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
title_sort Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.
author BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.
author_facet BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
BITU, Vanessa de Carvalho Nilo.
BITU, V. C. N.
http://lattes.cnpq.br/0578033265020854
FREITAS, Heron Neves de.
FREITAS, H. N.
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiologia
Microbiologia - ensino
Microbiologia - cognição - estudantes
Microbiologia - ensino médio
Microbiology
Microbiology - teaching
Microbiology - cognition - students
Microbiology - high school
Microbiología - enseñanza
Microbiología - cognición - estudiantes
Microbiología - bachillerato
Educação
topic Microbiologia
Microbiologia - ensino
Microbiologia - cognição - estudantes
Microbiologia - ensino médio
Microbiology
Microbiology - teaching
Microbiology - cognition - students
Microbiology - high school
Microbiología - enseñanza
Microbiología - cognición - estudiantes
Microbiología - bachillerato
Educação
description A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
2023-06-28T14:50:35Z
2023-06-28
2023-06-28T14:50:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430
identifier_str_mv BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744582152290304