Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Jhousymere Almeida.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860
Resumo: Hoje o ensino tem se tornado um grande desafio, principalmente quando se fala em escolas pública, onde temos falta de estrutura e por vezes desinteresse dos alunos em aprender, sendo fatores limitantes para a melhoria da aprendizagem. Baseando-se na ideia do uso de uma metodologia de pesquisa, a pesquisa-ação, como uma ferramenta para melhoria do ensino de microbiologia foi tido como objetivo principal observar como está sendo o ensino de microbiologia no ensino médio e usou-se das informações obtidas para submeter um plano de ação que intervenha nos problemas encontrados, abrangendo a microbiologia e cotidiano de discentes. Um questionário foi aplicado em duas turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola Estadual paraibana contemplando um total de 54 alunos. Ele abrangeu a microbiologia e cotidiano dos discentes, as considerações obtidas nesse questionário serviu com fonte para a produção de uma aula que abordasse as temáticas, onde mais se encontraram carências de aprendizagem, que nesse caso, foi sobre tecnologias relacionadas a microbiologia e ao seu uso no dia-a-dia. Para a ação do projeto foi feita uma aula contendo esses conteúdos, adequando-se as limitações da escola. Com isso foi possível perceber que mesmo não dispondo de laboratório ou de materiais para uma aula expositiva, obtivemos uma boa interação entre professor e aluno e além disso foi percebido a importância da contextualização do ensino, independente da modalidade utilizada.
id UFCG_5b99521a3d66ed95c7e703d35423360a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25860
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.Microbiology in high school: an action research with students from a state school in Paraíba.Microbiología en la escuela secundaria: una investigación-acción con estudiantes de una escuela estatal en Paraíba.Microbiologia - ensinoPesquisa - açãoMicrobiologia – ensino médioMicrobiology - teachingMicrobiology - high schoolSearch - actionMicrobiología - enseñanzaMicrobiología - bachilleratoBúsqueda - acciónMicrobiologiaHoje o ensino tem se tornado um grande desafio, principalmente quando se fala em escolas pública, onde temos falta de estrutura e por vezes desinteresse dos alunos em aprender, sendo fatores limitantes para a melhoria da aprendizagem. Baseando-se na ideia do uso de uma metodologia de pesquisa, a pesquisa-ação, como uma ferramenta para melhoria do ensino de microbiologia foi tido como objetivo principal observar como está sendo o ensino de microbiologia no ensino médio e usou-se das informações obtidas para submeter um plano de ação que intervenha nos problemas encontrados, abrangendo a microbiologia e cotidiano de discentes. Um questionário foi aplicado em duas turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola Estadual paraibana contemplando um total de 54 alunos. Ele abrangeu a microbiologia e cotidiano dos discentes, as considerações obtidas nesse questionário serviu com fonte para a produção de uma aula que abordasse as temáticas, onde mais se encontraram carências de aprendizagem, que nesse caso, foi sobre tecnologias relacionadas a microbiologia e ao seu uso no dia-a-dia. Para a ação do projeto foi feita uma aula contendo esses conteúdos, adequando-se as limitações da escola. Com isso foi possível perceber que mesmo não dispondo de laboratório ou de materiais para uma aula expositiva, obtivemos uma boa interação entre professor e aluno e além disso foi percebido a importância da contextualização do ensino, independente da modalidade utilizada.Today the education has become a great challenge, especially when they talk in public schools, where we have a lack of structure and sometimes lack of students in learning, being a limiting factor for the improvement of learning. Based on the idea of using a research methodology, action research, as a tool for the improvement of the teaching of microbiology was taken as the main objective to observe how is being the teaching of microbiology in middle school and use the information obtained to submit a plan of action that intervene in problems found regarding the learning of said issue. A questionnaire was applied in two classes of 3rd grade of secondary education in total of 54 students, it covered the microbiology and daily life of students, the considerations obtained in this questionnaire served with source for the production of a class that could address the thematic, where more met shortages of learning, which in this case was about related technologies the microbiology and the day-to-day use. For the action of the project was made a classroom containing such content, adapting the limitations of the school. With this it was possible to realize that even without laboratory or materials for an expositive classes, we obtained a good interaction between teacher and student, moreover been perceived the importance of contextualization of education, regardless of the modality used.Enseñar hoy se ha convertido en un gran desafío, especialmente cuando se trata de escuelas públicas, donde tenemos una falta de estructura y, a veces, falta de interés de los estudiantes en aprendizaje, siendo factores limitantes para la mejora del aprendizaje. Basado en la idea el uso de una metodología de investigación, la investigación-acción, como herramienta para Se tomó como objetivo principal la mejora de la enseñanza de la microbiología para observar cómo se siendo la enseñanza de la microbiología en la escuela secundaria y la información obtenida se utilizó para presentar un plan de acción que intervenga en los problemas encontrados, cubriendo los microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes. Se aplicó un cuestionario a dos clases de 3er año de bachillerato en una Escuela Estatal de Paraíba, cubriendo un total de 54 estudiantes. Abarcó la microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes, las consideraciones obtenidas en este cuestionario sirvió como fuente para la producción de una clase que abordó los temáticas, donde más se encontraron carencias de aprendizaje, que en este caso se trataba de tecnologías relacionadas con la microbiología y su uso en la vida cotidiana. Para la acción del proyecto se realizó una clase con estos contenidos, adaptándose a las limitaciones de la escuela. Con fue posible percibir que aun no teniendo un laboratorio o materiales para una clase expositiva, obtuvimos una buena interacción entre profesor y alumno y además se percibió la importancia de contextualizar la enseñanza, independientemente de la modalidad usó.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584MEDEIROS, Maria Franco Trindade.MEDEIROS, M. F. T.http://lattes.cnpq.br/1164256449539227SANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645DINIZ, Jhousymere Almeida.20162022-06-21T18:18:06Z2022-06-212022-06-21T18:18:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860DINIZ, Jhousymere Almeida. Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa - ação com estudantes de uma escola estadual paraibana. 2016. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-21T18:58:03Zoai:localhost:riufcg/25860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-21T18:58:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
Microbiology in high school: an action research with students from a state school in Paraíba.
Microbiología en la escuela secundaria: una investigación-acción con estudiantes de una escuela estatal en Paraíba.
title Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
spellingShingle Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
DINIZ, Jhousymere Almeida.
Microbiologia - ensino
Pesquisa - ação
Microbiologia – ensino médio
Microbiology - teaching
Microbiology - high school
Search - action
Microbiología - enseñanza
Microbiología - bachillerato
Búsqueda - acción
Microbiologia
title_short Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
title_full Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
title_fullStr Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
title_full_unstemmed Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
title_sort Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.
author DINIZ, Jhousymere Almeida.
author_facet DINIZ, Jhousymere Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
MEDEIROS, M. F. T.
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227
SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Jhousymere Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiologia - ensino
Pesquisa - ação
Microbiologia – ensino médio
Microbiology - teaching
Microbiology - high school
Search - action
Microbiología - enseñanza
Microbiología - bachillerato
Búsqueda - acción
Microbiologia
topic Microbiologia - ensino
Pesquisa - ação
Microbiologia – ensino médio
Microbiology - teaching
Microbiology - high school
Search - action
Microbiología - enseñanza
Microbiología - bachillerato
Búsqueda - acción
Microbiologia
description Hoje o ensino tem se tornado um grande desafio, principalmente quando se fala em escolas pública, onde temos falta de estrutura e por vezes desinteresse dos alunos em aprender, sendo fatores limitantes para a melhoria da aprendizagem. Baseando-se na ideia do uso de uma metodologia de pesquisa, a pesquisa-ação, como uma ferramenta para melhoria do ensino de microbiologia foi tido como objetivo principal observar como está sendo o ensino de microbiologia no ensino médio e usou-se das informações obtidas para submeter um plano de ação que intervenha nos problemas encontrados, abrangendo a microbiologia e cotidiano de discentes. Um questionário foi aplicado em duas turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola Estadual paraibana contemplando um total de 54 alunos. Ele abrangeu a microbiologia e cotidiano dos discentes, as considerações obtidas nesse questionário serviu com fonte para a produção de uma aula que abordasse as temáticas, onde mais se encontraram carências de aprendizagem, que nesse caso, foi sobre tecnologias relacionadas a microbiologia e ao seu uso no dia-a-dia. Para a ação do projeto foi feita uma aula contendo esses conteúdos, adequando-se as limitações da escola. Com isso foi possível perceber que mesmo não dispondo de laboratório ou de materiais para uma aula expositiva, obtivemos uma boa interação entre professor e aluno e além disso foi percebido a importância da contextualização do ensino, independente da modalidade utilizada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-06-21T18:18:06Z
2022-06-21
2022-06-21T18:18:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860
DINIZ, Jhousymere Almeida. Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa - ação com estudantes de uma escola estadual paraibana. 2016. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860
identifier_str_mv DINIZ, Jhousymere Almeida. Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa - ação com estudantes de uma escola estadual paraibana. 2016. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744545441644544