Características de personalidade identificadas via textos aplicadas à recomendação por filtragem colaborativa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23654 |
Resumo: | A quantidade de recursos digitais tende a aumentar com o crescente uso das tecnologias de informação e comunicação em diversos domínios, como comércio eletrônico, e-learning e turismo. Nesse contexto, há os Sistemas de Recomendação (SR), visando a, por exemplo, direcionar os recursos mais adequados aos usuários. Há pesquisadores que consideram a personalidade dos usuários ao elaborar estratégias para SR. Muitos deles partem da premissa “pessoas similares quanto a personalidade tendem a preferir itens similares” e aplicam a personalidade em SR via Filtragem Colaborativa (FC); porém, não foram encontradas pesquisas investigando se, com a colaboração enfocada na opinião de usuários com personalidade similar, a acurácia de quaisquer algoritmos de FC seria, no mínimo, mantida. Além disso, a maioria das pesquisas não emprega meios automáticos para reconhecimento de personalidade (APR—Automatic Personality Recognition) e desconsidera que os diferentes componentes representativos da personalidade podem ter diferentes influências no processo de recomendação. Ademais, essas pesquisas comumente se concentram em cenários específicos (a exemplo de situações de cold-start). Destarte, nesta tese, é apresentada uma investigação, em cenários gerais, com o objetivo de melhorar a acurácia em SR ao aplicar informações referentes à personalidade humana, obtidas sem o uso dos tradicionais questionários de personalidade. Com o estudo experimental realizado, (i) os resultados de estudos iniciais que utilizaram questionários para identificar a personalidade foram reforçados; (ii) verificou-se que a acurácia de um algoritmo de FC pode ser afetada quando o algoritmo desconsidera a opinião de usuários menos similares quanto à personalidade (tendendo a melhorar a acurácia de algoritmos baseados em memória); (iii) averiguou-se que os componentes empregados para definir a personalidade influenciam de modo diferente na acurácia das recomendações, embora não seja adequado focar em componentes específicos e ignorar outros; e (iv) foram propostas e avaliadas novas estratégias para SR aplicando a personalidade dos usuários. Considerando-se os resultados obtidos, esta tese destaca ser pertinente o uso de características de personalidade dos usuários em SR baseados em FC (sem a necessidade de preenchimento de questionários específicos para identificar tais características), especialmente em estratégias híbridas de recomendação, dado que, embora seja válido considerar a personalidade em um processo de recomendação personalizada, tal fator não é o único aspecto importante. |
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Características de personalidade identificadas via textos aplicadas à recomendação por filtragem colaborativa.Personality characteristics identified via texts applied to recommendation by collaborative filtering.Ciência da ComputaçãoSistemas de recomendaçãoPersonalidadeFiltragem colaborativaMetodologia e técnicas da computaçãoComputer scienceRecommender systemsPersonalityCollaborative filteringComputing methodology and techniquesCiencia de la computaciónSistemas de recomendaciónCiência da ComputaçãoA quantidade de recursos digitais tende a aumentar com o crescente uso das tecnologias de informação e comunicação em diversos domínios, como comércio eletrônico, e-learning e turismo. Nesse contexto, há os Sistemas de Recomendação (SR), visando a, por exemplo, direcionar os recursos mais adequados aos usuários. Há pesquisadores que consideram a personalidade dos usuários ao elaborar estratégias para SR. Muitos deles partem da premissa “pessoas similares quanto a personalidade tendem a preferir itens similares” e aplicam a personalidade em SR via Filtragem Colaborativa (FC); porém, não foram encontradas pesquisas investigando se, com a colaboração enfocada na opinião de usuários com personalidade similar, a acurácia de quaisquer algoritmos de FC seria, no mínimo, mantida. Além disso, a maioria das pesquisas não emprega meios automáticos para reconhecimento de personalidade (APR—Automatic Personality Recognition) e desconsidera que os diferentes componentes representativos da personalidade podem ter diferentes influências no processo de recomendação. Ademais, essas pesquisas comumente se concentram em cenários específicos (a exemplo de situações de cold-start). Destarte, nesta tese, é apresentada uma investigação, em cenários gerais, com o objetivo de melhorar a acurácia em SR ao aplicar informações referentes à personalidade humana, obtidas sem o uso dos tradicionais questionários de personalidade. Com o estudo experimental realizado, (i) os resultados de estudos iniciais que utilizaram questionários para identificar a personalidade foram reforçados; (ii) verificou-se que a acurácia de um algoritmo de FC pode ser afetada quando o algoritmo desconsidera a opinião de usuários menos similares quanto à personalidade (tendendo a melhorar a acurácia de algoritmos baseados em memória); (iii) averiguou-se que os componentes empregados para definir a personalidade influenciam de modo diferente na acurácia das recomendações, embora não seja adequado focar em componentes específicos e ignorar outros; e (iv) foram propostas e avaliadas novas estratégias para SR aplicando a personalidade dos usuários. Considerando-se os resultados obtidos, esta tese destaca ser pertinente o uso de características de personalidade dos usuários em SR baseados em FC (sem a necessidade de preenchimento de questionários específicos para identificar tais características), especialmente em estratégias híbridas de recomendação, dado que, embora seja válido considerar a personalidade em um processo de recomendação personalizada, tal fator não é o único aspecto importante.The amount of digital resources tends to increase with the growing use of information and communication technologies in several domains, such as e-commerce, e-learning, and tourism. In this context, there are Recommender Systems (RS) aiming, for example, to direct the most appropriate resources to users. Some researchers consider the user’s personality when designing RS strategies. Many of these researchers consider the premise that “people with similar personalities tend to prefer similar items”, and apply personality in RS via Collaborative Filtering (CF). However, we have not found research investigating whether, with collaboration focused on the opinion of users with a similar personality, the accuracy of any CF algorithms would, at a minimum, be maintained. Besides, most researchers do not apply APR (Automatic Personality Recognition) and do not consider that the different personality components can influence the recommendation process in different ways. Furthermore, these researchers commonly focus on specific scenarios (such as cold-start situations). Therefore, this thesis presents an investigation to improve RS accuracy in general scenarios by applying information related to human personality obtained without traditional personality questionnaires. With the experimental study conducted, (i) we reinforced results from initial studies that used questionnaires to identify personality; (ii) we realized that the accuracy of a CF algorithm could be affected when the algorithm disregards the opinion of less similar users in terms of personality (tending to improve the accuracy of memory-based algorithms); (iii) we analyzed that the components used to define personality influence the recommendation accuracy differently, although it is inappropriate to focus on specific components and ignore others; and (iv) we proposed and evaluated new strategies for RS applying the personality of users. The results obtained in this thesis highlight the relevance of the use of personality characteristics of CF-based RS users (without the need to complete specific questionnaires to identify such characteristics), especially in hybrid recommendation strategies, since, although it is valid to consider personality in a personalized recommendation process, this factor is not the only important aspect.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.;ARAÚJO, J.M.F.R.http://lattes.cnpq.br/7179691582151907COSTA, Evandro de Barros.COSTA, E. B.http://lattes.cnpq.br/5760364940162939MOURA, José Antão Beltrão.ANDRADE, Nazareno Ferreira de.VIEIRA, Thales Miranda de Almeida.DORÇA, Fabiano Azevedo.AGUIAR, Janderson Jason Barbosa.2021-12-172022-02-18T12:29:56Z2022-02-182022-02-18T12:29:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23654AGUIAR, J. J. B. Características de personalidade identificadas via textos aplicadas à recomendação por filtragem colaborativa. 2021. 204 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. 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