O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Josegley Andrade de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16445
Resumo: A argumentação da Filosofia como ato de filosofar direcionado para o Ensino de Filosofia foi defendida através da pensadora Hannah Arendt, tendo em vista sua referência ao conceito de Ação no livro A Condição Humana (1958). Em conformidade a esse estudo, também se investigou a crítica da autora ao conceito de Trabalho, a sua análise do conceito de Obra e também sua percepção sobre a educação, com vistas a justificar a Proposta Didático-Pedagógica sugerida aos estudantes dos cursos de Ensino Médio/Profissionalizante da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual – ECIT Professora Maria do Carmo de Miranda, da rede pública do Estado da Paraíba. O objetivo geral da dissertação foi refletir e contribuir com o Ensino de Filosofia a partir da teoria da Ação em Hannah Arendt. Concomitantemente, nos objetivos específicos, se aprofundaram os principais conceitos filosóficos da autora, contidos no texto A Condição Humana, especialmente, a Ação, o Trabalho e a Obra; também se refletiu sobre a ação do docente em Filosofia na busca de uma contribuição onde se sugere o ensino filosófico numa escola em tempo integral da rede pública estadual. Foi planejada uma proposta didático-pedagógica por etapas sequenciais em sala de aula trabalhando os conceitos arendtianos estudados. A culminância se deu nos encontros presenciais da mesma proposta com oficina e exposição criada e apresentada pelos estudantes. A investigação percorreu os conceitos de vita activa, vita contemplativa e contemplação, a Ação e suas características, o Trabalho e a Obra, sempre com o propósito de mostrar as percepções principais referentes à Ação como critério para atividade política entre os homens. Foi feita uma reflexão sobre a educação com base no ensaio da autora chamado A Crise na Educação (1957), na intenção de responder como a Filosofia da Ação de Hannah Arendt pode ajudar a pensar o Ensino de Filosofia. Foi um momento onde se apresentou como funcionam as escolas em tempo integral no Estado da Paraíba e qual o lugar que o Ensino de Filosofia ocupa nessas instituições escolares. Por fim, foi sugerida uma Proposta Didático-Pedagógica dividida em três partes: Reflexiva, Criativa e Expositiva, em experiência realizada numa Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa.
id UFCG_b585b3b4032dd4688ecec699807759dc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/16445
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da açãoPhilosophizing as action in ECIT's technical / high school: a proposal based on the Arendtian theory of actionTeaching philosophyPhilosophizingTheory of actionPhilosophical laborEnsino de filosofiaEnseñanza de la filosofíaFilosofarTeoria da açãoTeoría de la acciónObra filosóficaFilosofiaA argumentação da Filosofia como ato de filosofar direcionado para o Ensino de Filosofia foi defendida através da pensadora Hannah Arendt, tendo em vista sua referência ao conceito de Ação no livro A Condição Humana (1958). Em conformidade a esse estudo, também se investigou a crítica da autora ao conceito de Trabalho, a sua análise do conceito de Obra e também sua percepção sobre a educação, com vistas a justificar a Proposta Didático-Pedagógica sugerida aos estudantes dos cursos de Ensino Médio/Profissionalizante da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual – ECIT Professora Maria do Carmo de Miranda, da rede pública do Estado da Paraíba. O objetivo geral da dissertação foi refletir e contribuir com o Ensino de Filosofia a partir da teoria da Ação em Hannah Arendt. Concomitantemente, nos objetivos específicos, se aprofundaram os principais conceitos filosóficos da autora, contidos no texto A Condição Humana, especialmente, a Ação, o Trabalho e a Obra; também se refletiu sobre a ação do docente em Filosofia na busca de uma contribuição onde se sugere o ensino filosófico numa escola em tempo integral da rede pública estadual. Foi planejada uma proposta didático-pedagógica por etapas sequenciais em sala de aula trabalhando os conceitos arendtianos estudados. A culminância se deu nos encontros presenciais da mesma proposta com oficina e exposição criada e apresentada pelos estudantes. A investigação percorreu os conceitos de vita activa, vita contemplativa e contemplação, a Ação e suas características, o Trabalho e a Obra, sempre com o propósito de mostrar as percepções principais referentes à Ação como critério para atividade política entre os homens. Foi feita uma reflexão sobre a educação com base no ensaio da autora chamado A Crise na Educação (1957), na intenção de responder como a Filosofia da Ação de Hannah Arendt pode ajudar a pensar o Ensino de Filosofia. Foi um momento onde se apresentou como funcionam as escolas em tempo integral no Estado da Paraíba e qual o lugar que o Ensino de Filosofia ocupa nessas instituições escolares. Por fim, foi sugerida uma Proposta Didático-Pedagógica dividida em três partes: Reflexiva, Criativa e Expositiva, em experiência realizada numa Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa.In the present work, the argumentation of Philosophy as an act of philosophizing and its directing to the Teaching of Philosophy was defended by the thinker Hannah Arendt, according to her and the reference of Action in the book The Human Condition (1958). Likewise, this Master dissertation has explored the author’s criticism about the concept of Labor and has also investigated her analysis about the concept of Work and her perception of education, in order to justify the Didactic Pedagogical Proposal which has been applied to the students of Professional High School from the Teacher Maria do Carmo de Miranda, Integral State Citizenship Technical School, a school in the state the Paraiba (Brazil). The main objective of dissertation was to reflect and contribute to the Teaching of Philosophy as from the Arendt’s theory of Action, at the same time, the specific objectives, were deeply investigated the main philosophical concepts of the author from The Human Condition, especially the Action, the Work, and the Labor. The action of the teacher of Philosophy was also reflected looking for some contribution that could suggests philosophical teaching in a full-time school in the state public system. A didactic-pedagogical proposal has been planned and executed in some sequential steps in the classroom, where have been applied those studied Arendtian concepts. The heyday has taken place in the presential classes with workshop and exhibition which was created and presented by the students. The investigation has looked into the concepts of vita activa, contemplative vita and contemplation, the Action and its characteristics, The Work and The Labor, always seeking for showing the main perceptions about the Action also as a criterion for political activity among men. A reflection about education was made based on the author's essay called The Crisis in Education (1957) in order to answer how Hannah Arendt's Philosophy of Action can help to think about Philosophy Teaching. It was a moment where it was presented how schools work full time in the State of Paraíba and what place Philosophy Teaching occupies in these scholar institutions. Finally, a Didactic-Pedagogical Proposal it was divided into three parts was applied: Reflective, Creative and Expositive parts, as, an experience in a Technical Citizen School in João Pessoa.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOUFCGRODRIGUES, Valter Ferreira.RODRIGUES, V. F.http://lattes.cnpq.br/7804933907112231CARVALHO , Flávio José de.TOMAZETTI, Elisete Medianeira.LUCENA, Josegley Andrade de.2020-09-112020-11-20T17:36:44Z2020-11-202020-11-20T17:36:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16445LUCENA, J. A. de. O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-30T18:18:06Zoai:localhost:riufcg/16445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-30T18:18:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
Philosophizing as action in ECIT's technical / high school: a proposal based on the Arendtian theory of action
title O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
spellingShingle O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
LUCENA, Josegley Andrade de.
Teaching philosophy
Philosophizing
Theory of action
Philosophical labor
Ensino de filosofia
Enseñanza de la filosofía
Filosofar
Teoria da ação
Teoría de la acción
Obra filosófica
Filosofia
title_short O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
title_full O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
title_fullStr O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
title_full_unstemmed O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
title_sort O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação
author LUCENA, Josegley Andrade de.
author_facet LUCENA, Josegley Andrade de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Valter Ferreira.
RODRIGUES, V. F.
http://lattes.cnpq.br/7804933907112231
CARVALHO , Flávio José de.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCENA, Josegley Andrade de.
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching philosophy
Philosophizing
Theory of action
Philosophical labor
Ensino de filosofia
Enseñanza de la filosofía
Filosofar
Teoria da ação
Teoría de la acción
Obra filosófica
Filosofia
topic Teaching philosophy
Philosophizing
Theory of action
Philosophical labor
Ensino de filosofia
Enseñanza de la filosofía
Filosofar
Teoria da ação
Teoría de la acción
Obra filosófica
Filosofia
description A argumentação da Filosofia como ato de filosofar direcionado para o Ensino de Filosofia foi defendida através da pensadora Hannah Arendt, tendo em vista sua referência ao conceito de Ação no livro A Condição Humana (1958). Em conformidade a esse estudo, também se investigou a crítica da autora ao conceito de Trabalho, a sua análise do conceito de Obra e também sua percepção sobre a educação, com vistas a justificar a Proposta Didático-Pedagógica sugerida aos estudantes dos cursos de Ensino Médio/Profissionalizante da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual – ECIT Professora Maria do Carmo de Miranda, da rede pública do Estado da Paraíba. O objetivo geral da dissertação foi refletir e contribuir com o Ensino de Filosofia a partir da teoria da Ação em Hannah Arendt. Concomitantemente, nos objetivos específicos, se aprofundaram os principais conceitos filosóficos da autora, contidos no texto A Condição Humana, especialmente, a Ação, o Trabalho e a Obra; também se refletiu sobre a ação do docente em Filosofia na busca de uma contribuição onde se sugere o ensino filosófico numa escola em tempo integral da rede pública estadual. Foi planejada uma proposta didático-pedagógica por etapas sequenciais em sala de aula trabalhando os conceitos arendtianos estudados. A culminância se deu nos encontros presenciais da mesma proposta com oficina e exposição criada e apresentada pelos estudantes. A investigação percorreu os conceitos de vita activa, vita contemplativa e contemplação, a Ação e suas características, o Trabalho e a Obra, sempre com o propósito de mostrar as percepções principais referentes à Ação como critério para atividade política entre os homens. Foi feita uma reflexão sobre a educação com base no ensaio da autora chamado A Crise na Educação (1957), na intenção de responder como a Filosofia da Ação de Hannah Arendt pode ajudar a pensar o Ensino de Filosofia. Foi um momento onde se apresentou como funcionam as escolas em tempo integral no Estado da Paraíba e qual o lugar que o Ensino de Filosofia ocupa nessas instituições escolares. Por fim, foi sugerida uma Proposta Didático-Pedagógica dividida em três partes: Reflexiva, Criativa e Expositiva, em experiência realizada numa Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
2020-11-20T17:36:44Z
2020-11-20
2020-11-20T17:36:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16445
LUCENA, J. A. de. O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16445
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16445
identifier_str_mv LUCENA, J. A. de. O filosofar como ação no ensino médio/técnico da ECIT: uma proposta baseada na teoria arendtiana da ação. 2020. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744472500600832