Sensor de temperatura de rótula de helicóptero para determinação da sua vida útil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18898 |
Resumo: | O setor aeroespacial demanda custos elevados não só na fabricação de equipamentos e veículos mas também com a manutenção destes. Com situações que podem chegar a 50 horas de manutenção para cada hora de voo, há uma necessidade de otimizar esse processo. No caso deste trabalho, o alvo de estudo é a rótula de um helicóptero, peça que permite o deslocamento axial das pás do veículo. Uma proposta atual estudada é o conceito de “rótula inteligente”, na qual um chip seria integrado à peça para analisar seu estado de uso a partir de parâmetros diversos. A temperatura é um parâmetro promissor para a análise do estado de vida útil da rótula, contudo falta definir a tecnologia de sensor que melhor se adapta a esta aplicação. Neste trabalho, são analisados termistores, termo resistências, termopares e diodos para medição de temperatura tomando como base critérios reais para um helicóptero. O diodo é selecionado por alcançar dimensões da ordem de 1mm e possuir uma sensibilidade na faixa de -2mV/°C. Ele também é um elemento de baixo custo e seus resultados demonstram funcionamento satisfatório até mesmo quando alimentado à 100μA. O trabalho é concluído validando seu potencial para este tipo de aplicação específica, mas também ressaltando o interesse em usos diversos, como em sistemas eletrônicos e aplicações estudantis. |
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Sensor de temperatura de rótula de helicóptero para determinação da sua vida útil.Helicopter hinge temperature sensor to determine its useful life.Sensor de temperaturaRótula de helicópteroTermoresistênciaSetor AeroespacialHelicóptero - manutençãoDiodoInstrumentaçãoTemperature sensorHelicopter ball bearingThermoresistanceAerospaceHelicopter - maintenanceDiodeInstrumentationEngenharia Elétrica.O setor aeroespacial demanda custos elevados não só na fabricação de equipamentos e veículos mas também com a manutenção destes. Com situações que podem chegar a 50 horas de manutenção para cada hora de voo, há uma necessidade de otimizar esse processo. No caso deste trabalho, o alvo de estudo é a rótula de um helicóptero, peça que permite o deslocamento axial das pás do veículo. Uma proposta atual estudada é o conceito de “rótula inteligente”, na qual um chip seria integrado à peça para analisar seu estado de uso a partir de parâmetros diversos. A temperatura é um parâmetro promissor para a análise do estado de vida útil da rótula, contudo falta definir a tecnologia de sensor que melhor se adapta a esta aplicação. Neste trabalho, são analisados termistores, termo resistências, termopares e diodos para medição de temperatura tomando como base critérios reais para um helicóptero. O diodo é selecionado por alcançar dimensões da ordem de 1mm e possuir uma sensibilidade na faixa de -2mV/°C. Ele também é um elemento de baixo custo e seus resultados demonstram funcionamento satisfatório até mesmo quando alimentado à 100μA. O trabalho é concluído validando seu potencial para este tipo de aplicação específica, mas também ressaltando o interesse em usos diversos, como em sistemas eletrônicos e aplicações estudantis.The aerospace industry demands high costs not only in the manufacture of equipment and vehicles but also with their maintenance of these. With situations that can reach up to 50 hours of maintenance for every hour of flight, there is a special need to optimize this process. In the case of this work, the target of study is the joint ball of a helicopter, the piece that allows for the axial displacement of the blades of the vehicle. Currently, the concept of "smart joint ball", in which a chip is integrated into the piece in order to analyze its state based on several parameters. The temperature is a promising parameter for the analysis of the life-cycle state of the joint ball, however it is still not clear on which sensor technology better adapts to this application. In this work, thermistors, resistance thermometers, thermocouples and diodes for temperature measurement are analyzed based on real criteria for a helicopter. The diode is selected because it reaches dimensions of the order of 1mm and has a sensitivity in the range of - 2mV/°C. It is also a low-cost element and its results demonstrate satisfactory operation even when fed at 100μA. The work is completed validating its potential for this type of specific application, but also emphasizing the interest in diverse uses, as in electronic systems and student applications.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGSANTOS JÚNIOR, Gutemberg Gonçalves dos.SANTOS JÚNIOR, G. Ghttp://lattes.cnpq.br/0204301941083935DIAS, Luís Felipe Fonseca.20182021-05-19T18:35:16Z2021-05-192021-05-19T18:35:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18898DIAS, Luís Felipe Fonseca. Sensor de temperatura de rótula de helicóptero para determinação da sua vida útil. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-05-19T18:35:57Zoai:localhost:riufcg/18898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-05-19T18:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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