Sensor de temperatura de rótula de helicóptero para determinação da sua vida útil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Luís Felipe Fonseca.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18898
Resumo: O setor aeroespacial demanda custos elevados não só na fabricação de equipamentos e veículos mas também com a manutenção destes. Com situações que podem chegar a 50 horas de manutenção para cada hora de voo, há uma necessidade de otimizar esse processo. No caso deste trabalho, o alvo de estudo é a rótula de um helicóptero, peça que permite o deslocamento axial das pás do veículo. Uma proposta atual estudada é o conceito de “rótula inteligente”, na qual um chip seria integrado à peça para analisar seu estado de uso a partir de parâmetros diversos. A temperatura é um parâmetro promissor para a análise do estado de vida útil da rótula, contudo falta definir a tecnologia de sensor que melhor se adapta a esta aplicação. Neste trabalho, são analisados termistores, termo resistências, termopares e diodos para medição de temperatura tomando como base critérios reais para um helicóptero. O diodo é selecionado por alcançar dimensões da ordem de 1mm e possuir uma sensibilidade na faixa de -2mV/°C. Ele também é um elemento de baixo custo e seus resultados demonstram funcionamento satisfatório até mesmo quando alimentado à 100μA. O trabalho é concluído validando seu potencial para este tipo de aplicação específica, mas também ressaltando o interesse em usos diversos, como em sistemas eletrônicos e aplicações estudantis.
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