Avaliação de um serviço de Buffet quanto ao atendimento às boas práticas de higiene: diagnóstico e solução de problemas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MALVINO, Paloma de Sousa Martins.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10040
Resumo: A Segurança alimentar é um desafio atual frente ao crescente número de serviços de alimentação, dentre os quais os Buffet, que ofertam menus variados, desde a entradas a pratos principais e guarnições com sistema de distribuição centralizado e descentralizado, e com alcance de grande número de comensais. Visando a garantia da segurança alimentar e o bem-estar dos consumidores, vigora no Brasil a RDC n 201/2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação , para assegurar a qualidade de higiênico-sanitária na produção de alimentícios neste contexto , este estudo objetivou avaliar um serviço de Buffet quanto ao atendimento de Boas Práticas foi realizado inicialmente junto a Vigilância Sanitária da cidade de Sousa/PB um levantamento dos serviços de Buffet existentes tendo sido selecionado apenas um por atender aos critérios estabelecidos. Através da visita in loco , o serviço foi avaliado quanto ao atendimento as boas práticas através da aplicação de uma lista de verificação contendo 183 iténs, elaborados com base nas RDC n 201/2004 e 275/2002 da ANVISA, tendo-se obtido 66 iténs conformes 101 não conformes e 16 que não se aplicam ao serviço, o qual obteve classificação de adequação no grupo III. Constatou-se que o único item 100% de adequação foi o de controle de água do Serviço . Dentre os principais não conformidades encontrados destacaram-se os itens referentes a documentos e registros (100%) , responsável técnico (100%), armazenamento e transporte dos alimentos (80%) e manipuladores (78,9%). Para a correção das não conformidades foi utilizada a ferramenta da gestão 5W2H, proposta na forma de plano de ação corretiva. O plano de ação corretiva foi elaborado com base no custo deimplantação das ações, propondo-se médidas a curto, médio e longo prazo. Concluiu-se a precariedade existente por parte dos serviços de alimentação quanto ao atendimento de Boas Práticas de Higiene, mesmo sendo está imprescidível para a garantia da diminuição dos riscos higiênicos-sanitários dos produtos. Tendo em vista a indentificação de falhas em todas as etapas dom processo produtivo e os inumeros riscos de contaminação dos alimentos no estabelecimento e de suma importância e conscientização e a implementação de medidas por parte de todos os agentes envolvidos (propietários/ colaboradores, consumidor e o governo), seja atendendo a legislação vigente, disponibilizando profissional habilitado para o serviço; seja pela cobrança por melhores serviços por parte dos consumidores ou pela maior fiscalização dos orgãos competentes, de forma a garantir a qualidade do serviço prestado e a segurança dos alimentos contra surtos de origem alimentar.
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spelling Avaliação de um serviço de Buffet quanto ao atendimento às boas práticas de higiene: diagnóstico e solução de problemas.Evaluation of a buffet service regarding compliance with good hygiene practices: diagnosis and problem solving.Evaluación de un servicio de buffet respecto al cumplimiento de buenas prácticas higiénicas: diagnóstico y resolución de problemas.Serviços de AlimentaçãoQualidadeBoas práticas de higienePlano de açãoFood ServicesQualityGood hygiene practicesAction planServicios de comidaCalidadBuenas practicas de higienePlan de acciónAvaliação e Controle de Qualidade de AlimentosA Segurança alimentar é um desafio atual frente ao crescente número de serviços de alimentação, dentre os quais os Buffet, que ofertam menus variados, desde a entradas a pratos principais e guarnições com sistema de distribuição centralizado e descentralizado, e com alcance de grande número de comensais. Visando a garantia da segurança alimentar e o bem-estar dos consumidores, vigora no Brasil a RDC n 201/2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação , para assegurar a qualidade de higiênico-sanitária na produção de alimentícios neste contexto , este estudo objetivou avaliar um serviço de Buffet quanto ao atendimento de Boas Práticas foi realizado inicialmente junto a Vigilância Sanitária da cidade de Sousa/PB um levantamento dos serviços de Buffet existentes tendo sido selecionado apenas um por atender aos critérios estabelecidos. Através da visita in loco , o serviço foi avaliado quanto ao atendimento as boas práticas através da aplicação de uma lista de verificação contendo 183 iténs, elaborados com base nas RDC n 201/2004 e 275/2002 da ANVISA, tendo-se obtido 66 iténs conformes 101 não conformes e 16 que não se aplicam ao serviço, o qual obteve classificação de adequação no grupo III. Constatou-se que o único item 100% de adequação foi o de controle de água do Serviço . Dentre os principais não conformidades encontrados destacaram-se os itens referentes a documentos e registros (100%) , responsável técnico (100%), armazenamento e transporte dos alimentos (80%) e manipuladores (78,9%). Para a correção das não conformidades foi utilizada a ferramenta da gestão 5W2H, proposta na forma de plano de ação corretiva. O plano de ação corretiva foi elaborado com base no custo deimplantação das ações, propondo-se médidas a curto, médio e longo prazo. Concluiu-se a precariedade existente por parte dos serviços de alimentação quanto ao atendimento de Boas Práticas de Higiene, mesmo sendo está imprescidível para a garantia da diminuição dos riscos higiênicos-sanitários dos produtos. Tendo em vista a indentificação de falhas em todas as etapas dom processo produtivo e os inumeros riscos de contaminação dos alimentos no estabelecimento e de suma importância e conscientização e a implementação de medidas por parte de todos os agentes envolvidos (propietários/ colaboradores, consumidor e o governo), seja atendendo a legislação vigente, disponibilizando profissional habilitado para o serviço; seja pela cobrança por melhores serviços por parte dos consumidores ou pela maior fiscalização dos orgãos competentes, de forma a garantir a qualidade do serviço prestado e a segurança dos alimentos contra surtos de origem alimentar.Food safety is a current challenge in the face of the growing number of food services, including the Buffet, which offers varied menus, from entree to entree and garnishes with centralized and decentralized distribution system, and reaching a large number of food. diners. Aiming at ensuring food safety and consumer welfare, in Brazil the RDC n 201/2004, which provides for the Technical Regulation of Good Practices for Food Services, to ensure the quality of hygienic-sanitary food production. In this context, this study aimed to evaluate a buffet service regarding the Good Practices service was carried out initially with the Sanitary Surveillance of the city of Sousa / PB a survey of existing buffet services having been selected only one for meeting the established criteria. Through the on-site visit, the service was evaluated for compliance with good practices through the application of a checklist containing 183 items, elaborated based on ANVISA RDC No 201/2004 and 275/2002. 66 compliant items, 101 noncompliant items, and 16 non-compliant items were obtained, which obtained an adequacy rating in group III. It was found that the only 100% adequacy item was the water control of the Service. Among the main nonconformities found were the items related to documents and records (100%), technical responsible (100%), food storage and transportation (80%) and handlers (78.9%). To correct nonconformities, the management tool 5W2H, proposed as a corrective action plan, was used. The corrective action plan was prepared based on the cost of implementation of the actions, proposing short, medium and long term averages. The precariousness of the food services regarding the compliance with Good Hygiene Practices was concluded, even though it is indispensable to guarantee the reduction of the hygiene and sanitary risks of the products. In view of the identification of failures at all stages of the production process and the numerous risks of food contamination in the establishment and of utmost importance and awareness and the implementation of measures by all agents involved (owners / employees, consumers and the government), either in compliance with current legislation, providing qualified professionals for the service; either by charging consumers for better services or by better supervision of the competent bodies, in order to guarantee the quality of the service provided and the safety of food from outbreaks of food origin.La seguridad alimentaria es un reto actual ante el creciente número de servicios de restauración, incluidos los Buffets, que ofrecen menús variados, desde entrantes hasta platos principales y guarniciones con un sistema de distribución centralizado y descentralizado, y con un abanico de gran afluencia de clientes. comensales Con el objetivo de garantizar la inocuidad de los alimentos y el bienestar de los consumidores, está en vigor en Brasil la RDC nº 201/2004, que prevé el Reglamento Técnico de Buenas Prácticas en los Servicios de Alimentación, para garantizar la calidad higiénico-sanitaria en la producción de alimentos. contexto, este estudio tuvo como objetivo evaluar un servicio de Buffet en términos de cumplimiento de las Buenas Prácticas. Inicialmente, se realizó una encuesta de los servicios de Buffet existentes con la Vigilancia Sanitaria de la ciudad de Sousa/PB. Solo uno fue seleccionado porque cumplía con los criterios establecidos. A través de la visita in situ, el servicio fue evaluado en cuanto al cumplimiento de las buenas prácticas mediante la aplicación de una lista de verificación que contiene 183 ítems, elaborada con base en los RDC n.º 201/2004 y 275/2002 de ANVISA, habiendo obtenido 66 conformes 101 no cumple y 16 que no aplican al servicio, que se clasificó como apto en el grupo III. Se encontró que el único ítem 100% adecuado fue el control de agua del servicio. Entre las principales no conformidades encontradas, se destacaron los ítems referentes a documentos y registros (100%), responsable técnico (100%), almacenamiento y transporte de alimentos (80%) y manipuladores (78,9%). Para corregir las no conformidades se utilizó la herramienta de gestión 5W2H, propuesta en forma de plan de acción correctivo. Se elaboró ​​el plan de acciones correctivas en base al costo de implementación de las acciones, proponiendo medidas a corto, mediano y largo plazo. Se concluyó que la precariedad existente por parte de los servicios de alimentación en cuanto a la atención de Buenas Prácticas de Higiene, si bien es fundamental para garantizar la reducción de los riesgos higiénico-sanitarios de los productos. Ante la identificación de fallas en todas las etapas del proceso productivo y los numerosos riesgos de contaminación alimentaria en el establecimiento y de suma importancia y la concientización y la implementación de medidas por parte de todos los agentes involucrados (propietarios/empleados, consumidor y gobierno) , o cumpliendo con la legislación vigente, proporcionando un profesional cualificado para el servicio; ya sea cobrando a los consumidores por mejores servicios o mediante una mayor fiscalización por parte de los organismos competentes, con el fin de garantizar la calidad del servicio prestado y la seguridad de los alimentos frente a los brotes de origen alimentario.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGBARROS, Jefferson Carneiro de.BARROS, J. 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