Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Maria das Dôres Venâncio.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002
Resumo: O presente estudo aborda a importância estratégica de ações e projetos de formação de professores. Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Benedito Venâncio dos Santos, localizada no Município de Cuité – PB, especificamente nas primeiras séries do ensino fundamenta I. O objetivo deste estudo foi analisar as distintas percepções dos docentes da referida instituição a cerca dos processos de alfabetização e letramento. Esta temática é bastante explorada nas formações continuadas oferecidas pelo Ministério de Educação (MEC), com o intuito de ampliar um leque de conhecimento com o trabalho de pesquisa, além de apresentar diferentes reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento, a partir da teoria que fundamenta esse trabalho e dos relatos obtidos pelos docentes investigados, onde os mesmos baseiam-se em suas experiências. Foi utilizado metodologia qualitativa e como instrumentos de pesquisa a observação do espaço escolar, como também um questionário contendo 12 (doze) questões relacionadas à temática em estudo, aplicados a 9 (nove) educadores da referida instituição. Mediante tais procedimentos, finalmente percebeu-se que os resultados apresentaram os processos de alfabetização e letramento apontados como bastante complexos, além da conciliação entre ambos os processos serem considerados pela a maioria dos educadores como um grande desafio a ser seguido. Portanto, notaram-se vários avanços significativos, sendo que a temática em questão apresenta-se com muitas vertentes e que pode ser mais ampliada, visto que contempla toda a formação do cidadão. Concluiu-se que este estudo favoreceu para que os professores refletissem entre formação continuada e práticas de alfabetização e letramento.
id UFCG_b63e1452f9d78277eb521c9686def820
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7002
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.Teachers' perceptions about literacy and literacy in E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.Percepciones de los profesores sobre alfabetización y alfabetización en E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.AlfabetizaçãoLetramentoPrática DocenteAlphabetizationLiteracyTeaching practicePráctica docenteEducação Pré-EscolarO presente estudo aborda a importância estratégica de ações e projetos de formação de professores. Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Benedito Venâncio dos Santos, localizada no Município de Cuité – PB, especificamente nas primeiras séries do ensino fundamenta I. O objetivo deste estudo foi analisar as distintas percepções dos docentes da referida instituição a cerca dos processos de alfabetização e letramento. Esta temática é bastante explorada nas formações continuadas oferecidas pelo Ministério de Educação (MEC), com o intuito de ampliar um leque de conhecimento com o trabalho de pesquisa, além de apresentar diferentes reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento, a partir da teoria que fundamenta esse trabalho e dos relatos obtidos pelos docentes investigados, onde os mesmos baseiam-se em suas experiências. Foi utilizado metodologia qualitativa e como instrumentos de pesquisa a observação do espaço escolar, como também um questionário contendo 12 (doze) questões relacionadas à temática em estudo, aplicados a 9 (nove) educadores da referida instituição. Mediante tais procedimentos, finalmente percebeu-se que os resultados apresentaram os processos de alfabetização e letramento apontados como bastante complexos, além da conciliação entre ambos os processos serem considerados pela a maioria dos educadores como um grande desafio a ser seguido. Portanto, notaram-se vários avanços significativos, sendo que a temática em questão apresenta-se com muitas vertentes e que pode ser mais ampliada, visto que contempla toda a formação do cidadão. Concluiu-se que este estudo favoreceu para que os professores refletissem entre formação continuada e práticas de alfabetização e letramento.This study approach of the strategic importance of actions and projects to train teachers. This study was conducted at the municipal school Venâncio Benedito dos Santos, situated in the Cuité City – Paraíba, specifically in the early grades of school fundamental I. the main objective of this study was to analyze the different perceptions of the teachers the mentioned institution about to the process of alphabetization and literacy. This theme is much explored in the formations continuous offered for Ministery of Education (MEC), with objective the extend a range of knowledge with research's work, besides presenting reflexions different about the process of alphabetization and literacy, from the theory what fundamented this work and narration obtained from the teachers' examined, where they are based on their experiences. We used the qualitative methodology and as instrument of research the observation of the school environment, also a questionnaire containing twelve (12) questions relating to the topic in study, applied to nine (9) teachers of the mentioned institution, through these procedures, finally realized that the results showed the process of alphabetization and literacy pointed as quite complex, beyond the conciliation of both process are considered by the most of teachers as a big defiance to be follow. wherefore, were noted several significant advances, being which the topic in question present itself as many strands and can be most expanded, because contemplates all formation of the citizen. It was conclued what this study favored so that teachers to reflect themselves between education continuous and practices of alphabetization and literacy.Este estudio aborda la importancia estratégica de las acciones y proyectos de formación docente. Este estudio fue desarrollado en la Escuela Municipal Benedito Venâncio dos Santos, ubicada en el Municipio de Cuité - PB, específicamente en los primeros grados de la escuela primaria I. El objetivo de este estudio fue analizar las diferentes percepciones de los profesores de esa institución sobre la alfabetización y la alfabetización. Este tema es ampliamente explorado en la formación continua que ofrece el Ministerio de Educación (MEC), con el objetivo de ampliar un abanico de conocimientos a través de un trabajo de investigación, además de presentar diferentes reflexiones sobre la alfabetización y los procesos de alfabetización, partiendo de la teoría de que este trabajo y se fundamentan los informes obtenidos por los docentes investigados, donde se basan en sus experiencias. Se utilizó metodología cualitativa y se utilizó como instrumentos de investigación la observación del espacio escolar, así como un cuestionario que contenía 12 (doce) preguntas relacionadas con el tema en estudio, aplicado a 9 (nueve) educadores de esa institución. A través de dichos procedimientos, finalmente se percibió que los resultados presentaban los procesos de lectoescritura y alfabetización señalados como bastante complejos, además de que la conciliación entre ambos procesos era considerada por la mayoría de los educadores como un gran desafío a seguir. Por lo tanto, se notaron varios avances significativos, y el tema en cuestión se presenta con muchos aspectos y que pueden ampliarse más, ya que abarca toda la formación del ciudadano. Se concluyó que este estudio favoreció a los profesores a reflexionar entre la formación permanente y la alfabetización y las prácticas alfabetizadoras.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Denise Domingos da.SILVA, D. D.http://lattes.cnpq.br/7952952676209702MARTINS, André Antunes.SILVA, João Batista da.MARQUES, Maria das Dôres Venâncio.2013-12-122019-09-13T15:13:08Z2019-09-132019-09-13T15:13:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002MARQUES, Maria das Dôres Venâncio. Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos. 2013. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T14:25:07Zoai:localhost:riufcg/7002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T14:25:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
Teachers' perceptions about literacy and literacy in E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
Percepciones de los profesores sobre alfabetización y alfabetización en E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
title Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
spellingShingle Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
MARQUES, Maria das Dôres Venâncio.
Alfabetização
Letramento
Prática Docente
Alphabetization
Literacy
Teaching practice
Práctica docente
Educação Pré-Escolar
title_short Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
title_full Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
title_fullStr Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
title_full_unstemmed Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
title_sort Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.
author MARQUES, Maria das Dôres Venâncio.
author_facet MARQUES, Maria das Dôres Venâncio.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Denise Domingos da.
SILVA, D. D.
http://lattes.cnpq.br/7952952676209702
MARTINS, André Antunes.
SILVA, João Batista da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Maria das Dôres Venâncio.
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Prática Docente
Alphabetization
Literacy
Teaching practice
Práctica docente
Educação Pré-Escolar
topic Alfabetização
Letramento
Prática Docente
Alphabetization
Literacy
Teaching practice
Práctica docente
Educação Pré-Escolar
description O presente estudo aborda a importância estratégica de ações e projetos de formação de professores. Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Benedito Venâncio dos Santos, localizada no Município de Cuité – PB, especificamente nas primeiras séries do ensino fundamenta I. O objetivo deste estudo foi analisar as distintas percepções dos docentes da referida instituição a cerca dos processos de alfabetização e letramento. Esta temática é bastante explorada nas formações continuadas oferecidas pelo Ministério de Educação (MEC), com o intuito de ampliar um leque de conhecimento com o trabalho de pesquisa, além de apresentar diferentes reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento, a partir da teoria que fundamenta esse trabalho e dos relatos obtidos pelos docentes investigados, onde os mesmos baseiam-se em suas experiências. Foi utilizado metodologia qualitativa e como instrumentos de pesquisa a observação do espaço escolar, como também um questionário contendo 12 (doze) questões relacionadas à temática em estudo, aplicados a 9 (nove) educadores da referida instituição. Mediante tais procedimentos, finalmente percebeu-se que os resultados apresentaram os processos de alfabetização e letramento apontados como bastante complexos, além da conciliação entre ambos os processos serem considerados pela a maioria dos educadores como um grande desafio a ser seguido. Portanto, notaram-se vários avanços significativos, sendo que a temática em questão apresenta-se com muitas vertentes e que pode ser mais ampliada, visto que contempla toda a formação do cidadão. Concluiu-se que este estudo favoreceu para que os professores refletissem entre formação continuada e práticas de alfabetização e letramento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12
2019-09-13T15:13:08Z
2019-09-13
2019-09-13T15:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002
MARQUES, Maria das Dôres Venâncio. Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos. 2013. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002
identifier_str_mv MARQUES, Maria das Dôres Venâncio. Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos. 2013. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394565189632