Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750 |
Resumo: | Desde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores. |
id |
UFCG_b69e546d2bf966ed255b4a2b398e731c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23750 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.Self-efficacy beliefs of physics teachers from Alto Sertão Paraibano: an analysis of the transition from the regular teaching model to the full-time model.AutoeficáciaEnsino de FísicaEscola de Tempo IntegralSelf-efficacyTeaching PhysicsFull Time SchoolCrenças - Professores de FísicaFísica.Desde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores.Since 2016, the educational system in Paraíba has undergone a series of changes that seek to incorporate the dynamics of Full-Time Schools into the reality of students in the State of Paraíba. This process discusses, in addition to aspects associated with structural changes in schools, also issues related to the curriculum and teaching work. In this scenario, and especially that associated with Physics Teaching, we seek to analyze the influence of self-efficacy beliefs of a group of Physics teachers in their teaching work. Through a study of a qualitative nature, of the case study type, we interviewed four teachers who teach about physical knowledge in Full-Time Schools in the high sertão of Paraíba. It is important to highlight that all the research participants experienced the change in reality from the regular teaching modality to full-time. The study showed that teachers' self-efficacy beliefs, in working in the Full-Time modality, have solid actions in the performance of activities and in the decision-making of their judgments, in the face of adaptations and the various adversity situations in the Time Teaching modality. full In addition, the investigation exposed the importance of academic training, focused on teaching practices, to be applied in this teaching modality. Practices that discuss the importance of innovative methods for training students so that they can develop the necessary skills for the challenges of the 21st century. Finally, the study demonstrated the relevance of qualitative research, based on teachers' self-efficacy beliefs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Diego Marceli.ROCHA, D. M.http://lattes.cnpq.br/3149875009074968FREGOLENTE, Douglas.SILVA, João Maria da.FERREIRA, Walison Arruda.2021-10-202022-02-25T13:57:30Z2022-02-252022-02-25T13:57:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750FERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-15T03:35:48Zoai:localhost:riufcg/23750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-15T03:35:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. Self-efficacy beliefs of physics teachers from Alto Sertão Paraibano: an analysis of the transition from the regular teaching model to the full-time model. |
title |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. |
spellingShingle |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. FERREIRA, Walison Arruda. Autoeficácia Ensino de Física Escola de Tempo Integral Self-efficacy Teaching Physics Full Time School Crenças - Professores de Física Física. |
title_short |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. |
title_full |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. |
title_fullStr |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. |
title_full_unstemmed |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. |
title_sort |
Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. |
author |
FERREIRA, Walison Arruda. |
author_facet |
FERREIRA, Walison Arruda. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROCHA, Diego Marceli. ROCHA, D. M. http://lattes.cnpq.br/3149875009074968 FREGOLENTE, Douglas. SILVA, João Maria da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Walison Arruda. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Ensino de Física Escola de Tempo Integral Self-efficacy Teaching Physics Full Time School Crenças - Professores de Física Física. |
topic |
Autoeficácia Ensino de Física Escola de Tempo Integral Self-efficacy Teaching Physics Full Time School Crenças - Professores de Física Física. |
description |
Desde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-20 2022-02-25T13:57:30Z 2022-02-25 2022-02-25T13:57:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750 FERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744527944056832 |