Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Walison Arruda.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750
Resumo: Desde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores.
id UFCG_b69e546d2bf966ed255b4a2b398e731c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23750
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.Self-efficacy beliefs of physics teachers from Alto Sertão Paraibano: an analysis of the transition from the regular teaching model to the full-time model.AutoeficáciaEnsino de FísicaEscola de Tempo IntegralSelf-efficacyTeaching PhysicsFull Time SchoolCrenças - Professores de FísicaFísica.Desde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores.Since 2016, the educational system in Paraíba has undergone a series of changes that seek to incorporate the dynamics of Full-Time Schools into the reality of students in the State of Paraíba. This process discusses, in addition to aspects associated with structural changes in schools, also issues related to the curriculum and teaching work. In this scenario, and especially that associated with Physics Teaching, we seek to analyze the influence of self-efficacy beliefs of a group of Physics teachers in their teaching work. Through a study of a qualitative nature, of the case study type, we interviewed four teachers who teach about physical knowledge in Full-Time Schools in the high sertão of Paraíba. It is important to highlight that all the research participants experienced the change in reality from the regular teaching modality to full-time. The study showed that teachers' self-efficacy beliefs, in working in the Full-Time modality, have solid actions in the performance of activities and in the decision-making of their judgments, in the face of adaptations and the various adversity situations in the Time Teaching modality. full In addition, the investigation exposed the importance of academic training, focused on teaching practices, to be applied in this teaching modality. Practices that discuss the importance of innovative methods for training students so that they can develop the necessary skills for the challenges of the 21st century. Finally, the study demonstrated the relevance of qualitative research, based on teachers' self-efficacy beliefs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Diego Marceli.ROCHA, D. M.http://lattes.cnpq.br/3149875009074968FREGOLENTE, Douglas.SILVA, João Maria da.FERREIRA, Walison Arruda.2021-10-202022-02-25T13:57:30Z2022-02-252022-02-25T13:57:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750FERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-15T03:35:48Zoai:localhost:riufcg/23750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-15T03:35:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
Self-efficacy beliefs of physics teachers from Alto Sertão Paraibano: an analysis of the transition from the regular teaching model to the full-time model.
title Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
spellingShingle Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
FERREIRA, Walison Arruda.
Autoeficácia
Ensino de Física
Escola de Tempo Integral
Self-efficacy
Teaching Physics
Full Time School
Crenças - Professores de Física
Física.
title_short Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
title_full Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
title_fullStr Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
title_full_unstemmed Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
title_sort Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral.
author FERREIRA, Walison Arruda.
author_facet FERREIRA, Walison Arruda.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROCHA, Diego Marceli.
ROCHA, D. M.
http://lattes.cnpq.br/3149875009074968
FREGOLENTE, Douglas.
SILVA, João Maria da.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Walison Arruda.
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Ensino de Física
Escola de Tempo Integral
Self-efficacy
Teaching Physics
Full Time School
Crenças - Professores de Física
Física.
topic Autoeficácia
Ensino de Física
Escola de Tempo Integral
Self-efficacy
Teaching Physics
Full Time School
Crenças - Professores de Física
Física.
description Desde 2016, o sistema educacional paraibano passa por uma série de modificações que buscam incorporar a dinâmica das Escolas de Tempo Integral na realidade dos alunos do Estado da Paraíba. Esse processo discute, além dos aspectos associados às mudanças estruturais das escolas, também questões relacionadas ao currículo e ao trabalho docente. Nesse cenário, e em especial, aquele associado ao Ensino de Física, buscamos analisar a influência das crenças de autoeficácia, de um grupo de professores de Física, em seu trabalho docente. Por meio de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, entrevistamos quatro professores que lecionam a respeito dos saberes físicos em Escolas de Tempo Integral no alto sertão paraibano. É importante destacar que todos os participantes da pesquisa, vivenciaram a mudança de realidade da modalidade de Ensino Regular para de Tempo Integral. O estudo demonstrou que as crenças de autoeficácia dos professores, em atuar na modalidade de Tempo Integral, têm ações sólidas no desempenho de atividades e na tomada de decisões de seus julgamentos, frente as adaptações e as diversas situações de adversidade na modalidade de Ensino de Tempo Integral. Além disso, a investigação expôs a importância da formação acadêmica, voltada às práticas docentes, a serem aplicadas nessa modalidade de ensino. Práticas que discutam a importância de métodos inovadores para formação dos discentes para que, assim, possam desenvolver as competências necessárias para os desafios do século XXI. Por fim, o estudo demonstrou a relevância das pesquisas de forma qualitativa, a partir das crenças de autoeficácia dos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
2022-02-25T13:57:30Z
2022-02-25
2022-02-25T13:57:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750
FERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23750
identifier_str_mv FERREIRA, Walison Arruda. Crenças de autoeficácia de professores de Física do Alto Sertão Paraibano: uma análise da transição do modelo regular de ensino para o modelo de tempo integral. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744527944056832