Reequilíbrio econômico-fincanceiro em contratos administrativos de obras públicas no período de pandemia: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21812 |
Resumo: | As contratações de obras públicas no Brasil sempre foram temas de grandes debates, tanto em função do formalismo que carregam, como nos valores aportados para sua realização, sendo de grande interesse social a materialização das mesmas. Com o advento da pandemia de Covid-19 no ano de 2020, esse debate se tornou ainda mais necessário. Através das medidas restritivas adotadas pelas diferentes esferas governamentais do Brasil, foram restringidas a circulação de pessoas e paralisados diversos setores da economia, exceto aqueles considerados essenciais. Diversas áreas sofreram consequências, não sendo diferente no setor da construção civil, em que devido às interrupções de produção, dificuldade de adquirir insumos, entre outros problemas, foram constatadas altas acima da média dos preços em diversos materiais, o que prejudicou os contratos de obras públicas que já estavam em andamento. Fato esse que motivou diversos pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro por parte das empresas contratadas, alegando onerosidade excessiva. Deste modo, sabendo-se da complexidade deste tema, o presente estudo se propôs a analisar um pleito de reequilíbrio realizado por uma empresa, numa obra pública localizada na cidade de Pombal-PB, de modo que esta análise sirva de parâmetro para outros processos da mesma natureza que venham a surgir. A partir do que os órgãos e as autoridades propõem a respeito do tema, foi realizado um novo reequilíbrio (denominado de “reequilíbrio proposto”), com o objetivo de comparar com o reequilíbrio solicitado e concedido à contratada. A partir disso, foram identificados pontos convergentes e divergentes entre as duas propostas. O reequilíbrio que foi concedido à contratada totalizou um acréscimo de 8,59% em relação ao valor contratado da obra, enquanto o percentual a ser acrescido encontrado pelo reequilíbrio proposto foi de 2,40%. |
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Reequilíbrio econômico-fincanceiro em contratos administrativos de obras públicas no período de pandemia: um estudo de caso.Economic-financial rebalancing in public works administrative contracts during the pandemic period: a case study.Obra públicaPublic workRevisão contratualContract reviewÁlea extraordináriaExtraordinary aleaCurva ABCABC curveEngenharia Civil.As contratações de obras públicas no Brasil sempre foram temas de grandes debates, tanto em função do formalismo que carregam, como nos valores aportados para sua realização, sendo de grande interesse social a materialização das mesmas. Com o advento da pandemia de Covid-19 no ano de 2020, esse debate se tornou ainda mais necessário. Através das medidas restritivas adotadas pelas diferentes esferas governamentais do Brasil, foram restringidas a circulação de pessoas e paralisados diversos setores da economia, exceto aqueles considerados essenciais. Diversas áreas sofreram consequências, não sendo diferente no setor da construção civil, em que devido às interrupções de produção, dificuldade de adquirir insumos, entre outros problemas, foram constatadas altas acima da média dos preços em diversos materiais, o que prejudicou os contratos de obras públicas que já estavam em andamento. Fato esse que motivou diversos pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro por parte das empresas contratadas, alegando onerosidade excessiva. Deste modo, sabendo-se da complexidade deste tema, o presente estudo se propôs a analisar um pleito de reequilíbrio realizado por uma empresa, numa obra pública localizada na cidade de Pombal-PB, de modo que esta análise sirva de parâmetro para outros processos da mesma natureza que venham a surgir. A partir do que os órgãos e as autoridades propõem a respeito do tema, foi realizado um novo reequilíbrio (denominado de “reequilíbrio proposto”), com o objetivo de comparar com o reequilíbrio solicitado e concedido à contratada. A partir disso, foram identificados pontos convergentes e divergentes entre as duas propostas. O reequilíbrio que foi concedido à contratada totalizou um acréscimo de 8,59% em relação ao valor contratado da obra, enquanto o percentual a ser acrescido encontrado pelo reequilíbrio proposto foi de 2,40%.The contracting of public works in Brazil has always been the subject of great debate, both because of the formalism they carry, and the values contributed to their realization, and their materialization is of great social interest. With the advent of the Covid-19 pandemic in the year 2020, this debate has become even more necessary. Through the restrictive measures adopted by the different governmental spheres in Brazil, the movement of people was restricted and several sectors of the economy, except those considered essential, were paralyzed. Several areas suffered consequences, not being different in the civil construction sector, where due to production interruptions, difficulty in acquiring inputs, among other problems, high above-average prices in various materials were found, which harmed construction contracts public services that were already in progress. This fact motivated several requests for economic and financial rebalancing by the contracted companies, alleging excessive burden. Thus, knowing the complexity of this theme, this study proposed to analyze a claim for rebalancing carried out by a company, in a public work located in the city of Pombal-PB, so that this analysis serves as a parameter for other processes of same nature that may arise. Based on what the bodies and authorities propose regarding the issue, a new rebalancing was carried out (called “proposed rebalancing”), with the objective of comparing it with the rebalancing requested and granted to the contractor. From this, converging and divergent points were identified between the two proposals. The rebalancing that was granted to the contractor totaled an increase of 8.59% in relation to the contracted value of the work, while the percentage to be increased found by the proposed rebalancing was 2.40%.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAUFCGROCHA, Elis Gean.ROCHA, E. G.http://lattes.cnpq.br/8907606848982197SOARES, Antonio Leomar Ferreira.SOARES, A. L. F.http://lattes.cnpq.br/6308383587937336MEDEIROS, Fernanda Karolline de.MEDEIROS, F. K.http://lattes.cnpq.br/2047600650752233SILVA, Jefferson Pedro da.SILVA, J. 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Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-11-03T17:06:21Zoai:localhost:riufcg/21812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-11-03T17:06:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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