Pelo lado de dentro: razão e sensibilidade na arte visionária Ayahuasqueira.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33928 |
Resumo: | A arte esotérica visionária revela um imaginário da religiosidade contemporânea, expondo representações do sagrado em imagens que traduzem uma estética do numinoso, marcada pela intersemiose. A imagética pós-moderna explora níveis de realidade unindo razão e sensibilidade em novo sensorium, percebido entre hibridismos, anamorfoses e processamentos gestálticos, descortinando elementos e sistemas do imaginário humano constituintes de uma arqué que se traduz em arte. Se, para Durand, as imagens nascem no imaginário a partir da sensação, as imagens místicas nascem do contato sensorial com o numinoso. A análise recai sobre a obra do artista plástico peruano Pablo Amaringo (1938-2009), autor de numerosos quadros retratando mirações da ayahuasca, seguido por outros artistas menos conhecidos que trabalham com a mesma temática. Ayahuasca, também denominada yagé, caapi, huasca, é um termo de origem quéchua, significando “bebida dos espíritos”. Como bebida ritual ou enteógeno, faz parte da cultura de muitos povos tradicionais na abrangência da floresta amazônica, sendo milenarmente utilizada em artes de cura e outras práticas xamânicas, remetendo a experiência do sagrado, a uma hierofania. Símbolos, arquétipos e mitos são traduzidos em obras de arte, expondo um universo de seres habitantes de um imaginário amazônida e revelando segredos de experiências subjetivas. As imagens que constituem as obras analisadas ilustram não apenas uma visão pessoal, mas representam vivências diversas conectadas por regularidades e padrões comuns ao imaginário ayahuasqueiro. |
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Pelo lado de dentro: razão e sensibilidade na arte visionária Ayahuasqueira.From the inside: reason and sensitivity in the visionary art of Ayahuasqueira.Antropologia visualAyahuasqueira - arteArte peruanaPablo Amaringo - artista plástico peruanoArte esotéricaYagé - arteCaapi - arteHuasca - arteImaginário ayahuasqueiroArte dos povos amazônicosVisual anthropologyAyahuasca - artPeruvian artPablo Amaringo - Peruvian plastic artistEsoteric artYagé - artCaapi - artHuasca - artImaginary ayahuascaArt of the Amazonian peoplesAntropologia.Artes.A arte esotérica visionária revela um imaginário da religiosidade contemporânea, expondo representações do sagrado em imagens que traduzem uma estética do numinoso, marcada pela intersemiose. A imagética pós-moderna explora níveis de realidade unindo razão e sensibilidade em novo sensorium, percebido entre hibridismos, anamorfoses e processamentos gestálticos, descortinando elementos e sistemas do imaginário humano constituintes de uma arqué que se traduz em arte. Se, para Durand, as imagens nascem no imaginário a partir da sensação, as imagens místicas nascem do contato sensorial com o numinoso. A análise recai sobre a obra do artista plástico peruano Pablo Amaringo (1938-2009), autor de numerosos quadros retratando mirações da ayahuasca, seguido por outros artistas menos conhecidos que trabalham com a mesma temática. Ayahuasca, também denominada yagé, caapi, huasca, é um termo de origem quéchua, significando “bebida dos espíritos”. Como bebida ritual ou enteógeno, faz parte da cultura de muitos povos tradicionais na abrangência da floresta amazônica, sendo milenarmente utilizada em artes de cura e outras práticas xamânicas, remetendo a experiência do sagrado, a uma hierofania. Símbolos, arquétipos e mitos são traduzidos em obras de arte, expondo um universo de seres habitantes de um imaginário amazônida e revelando segredos de experiências subjetivas. As imagens que constituem as obras analisadas ilustram não apenas uma visão pessoal, mas representam vivências diversas conectadas por regularidades e padrões comuns ao imaginário ayahuasqueiro.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-01-08T18:49:04Z2024-01-082024-01-08T18:49:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33928ACCIOLLY, Sheila; SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de; NASCIMENTO, Dávila Mariana C. Andrade. Pelo lado de dentro: razão e sensibilidade na arte visionária ayahuasqueira. In: V Reunião Equatorial de Antropologia-REA, 2015, Maceió. V Reunião Equatorial de Antropologia/XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste: direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimento. Maceió: ADUFAL, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33928porACCIOLY, Sheila Mendes.SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.NASCIMENTO, Dávila Maria C. Andrade.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-15T17:11:07Zoai:localhost:riufcg/33928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-15T17:11:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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