Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685 |
Resumo: | Evolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras. |
id |
UFCG_b8368d212d38c91083e041024829ce76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6685 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.Study on teaching conceptions and approach of ecological evolution theme: an analysis in public schools from Paraíba and Rio Grande do Norte.Estudio sobre conceptos de enseñanza y abordaje de la evolución ecológica: un análisis en escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte.Livro didáticoEnsino médioCurrículo escolarProcessos evolutivosTextbookHigh schoolSchool curriculumEvolutionary processesEvoluçãoConcepções docentesLibro de textoEscuela secundariaEvoluciónEnseñanza de concepcionesEvolutionTeaching conceptionsLibro de textoBachilleratoEnsino-AprendizagemEvolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras.Biological evolution is seen as a fundamental content within biological sciences, since their understanding is indispensable for understanding a series of other contents, such as Biodiversity, among many other biological themes and processes. The study of the Evolution theme is very relevant for students of all grades, especially those in high school, since this content is the basis for several others. Even so, this content does not receive due merit in the high school syllabus, which may lead the student to think that such a topic is not relevant to their formation, Which is a misconception. Scoring the principles inherent to biological evolution as indispensable for the understanding of biological sciences, as well as the difficulties found in the literature of the area, that surround their teaching and learning, The objective of this study is to investigate the difficulties of the, emphasize the relevance of the content theory of biological evolution and identify which personal conceptions of teachers on the subject, in the school curriculum of high school students in schools in Paraíba and Rio Grande do Norte, making a quantitative and qualitative analysis through the application of questionnaires with high school teachers. The results obtained evidenced the lack that the teachers present of this theme, since the textbook itself offered by the schools has limited content, thus, it is necessary to seek other didactic resources. The research, expose the deficit in the development of the subject Biological Evolution in high school and portrayed some strategies used by teachers to bypass the shortage of didactic resources. In this way, it is necessary to restructure the teaching material used by schools and the school curriculum in fullLa Evolución Biológica es considerada como un contenido fundamental dentro de las Ciencias Biológicas, ya que su comprensión es indispensable para la comprensión de una serie de otros contenidos. Aún así, este contenido no recibe el debido mérito en el currículo de la escuela secundaria. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar las dificultades del abordaje, resaltar la relevancia del contenido de la teoría de la Evolución Biológica e identificar las concepciones personales de los profesores sobre el tema, en las escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte, ya que a la escasez de estudios sobre este tema en las regiones mencionadas. Se realizó un análisis cuantitativo y cualitativo a través de la aplicación de un cuestionario con profesores de secundaria en escuelas públicas, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa- PB y Profesora Teresinha Carolino de Souza-RN. El público objetivo de la investigación fueron los docentes que enseñan Biología en la enseñanza media, totalizando 10 docentes. La recolección de datos se realizó con las escuelas entre el 25 de octubre y el 30 de noviembre de 2017. Los resultados evidenciaron la deficiencia en la enseñanza de la teoría evolutiva, donde los docentes no muestran dominio completo sobre el contenido y lo tratan de manera superficial, lo cual es alarmante, dada la relevancia del tema. Este trabajo espera servir como subvención para futuras investigaciones.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.http://lattes.cnpq.br/0756190207165922SILVA, Kiriaki Nurit.MEDEIROS, Maria Franco Trindade.COSTA, Taisa Alves Pereira da.2018-03-062019-09-04T17:52:47Z2019-09-042019-09-04T17:52:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:19:21Zoai:localhost:riufcg/6685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:19:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. Study on teaching conceptions and approach of ecological evolution theme: an analysis in public schools from Paraíba and Rio Grande do Norte. Estudio sobre conceptos de enseñanza y abordaje de la evolución ecológica: un análisis en escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte. |
title |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. |
spellingShingle |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. COSTA, Taisa Alves Pereira da. Livro didático Ensino médio Currículo escolar Processos evolutivos Textbook High school School curriculum Evolutionary processes Evolução Concepções docentes Libro de texto Escuela secundaria Evolución Enseñanza de concepciones Evolution Teaching conceptions Libro de texto Bachillerato Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. |
title_full |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. |
title_fullStr |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. |
title_sort |
Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. |
author |
COSTA, Taisa Alves Pereira da. |
author_facet |
COSTA, Taisa Alves Pereira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LOPES, Marcus José Conceição. LOPES, Marcus J.C. http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 SILVA, Kiriaki Nurit. MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Taisa Alves Pereira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino médio Currículo escolar Processos evolutivos Textbook High school School curriculum Evolutionary processes Evolução Concepções docentes Libro de texto Escuela secundaria Evolución Enseñanza de concepciones Evolution Teaching conceptions Libro de texto Bachillerato Ensino-Aprendizagem |
topic |
Livro didático Ensino médio Currículo escolar Processos evolutivos Textbook High school School curriculum Evolutionary processes Evolução Concepções docentes Libro de texto Escuela secundaria Evolución Enseñanza de concepciones Evolution Teaching conceptions Libro de texto Bachillerato Ensino-Aprendizagem |
description |
Evolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 2019-09-04T17:52:47Z 2019-09-04 2019-09-04T17:52:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685 COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685 |
identifier_str_mv |
COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744392306556928 |