Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Taisa Alves Pereira da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685
Resumo: Evolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras.
id UFCG_b8368d212d38c91083e041024829ce76
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6685
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.Study on teaching conceptions and approach of ecological evolution theme: an analysis in public schools from Paraíba and Rio Grande do Norte.Estudio sobre conceptos de enseñanza y abordaje de la evolución ecológica: un análisis en escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte.Livro didáticoEnsino médioCurrículo escolarProcessos evolutivosTextbookHigh schoolSchool curriculumEvolutionary processesEvoluçãoConcepções docentesLibro de textoEscuela secundariaEvoluciónEnseñanza de concepcionesEvolutionTeaching conceptionsLibro de textoBachilleratoEnsino-AprendizagemEvolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras.Biological evolution is seen as a fundamental content within biological sciences, since their understanding is indispensable for understanding a series of other contents, such as Biodiversity, among many other biological themes and processes. The study of the Evolution theme is very relevant for students of all grades, especially those in high school, since this content is the basis for several others. Even so, this content does not receive due merit in the high school syllabus, which may lead the student to think that such a topic is not relevant to their formation, Which is a misconception. Scoring the principles inherent to biological evolution as indispensable for the understanding of biological sciences, as well as the difficulties found in the literature of the area, that surround their teaching and learning, The objective of this study is to investigate the difficulties of the, emphasize the relevance of the content theory of biological evolution and identify which personal conceptions of teachers on the subject, in the school curriculum of high school students in schools in Paraíba and Rio Grande do Norte, making a quantitative and qualitative analysis through the application of questionnaires with high school teachers. The results obtained evidenced the lack that the teachers present of this theme, since the textbook itself offered by the schools has limited content, thus, it is necessary to seek other didactic resources. The research, expose the deficit in the development of the subject Biological Evolution in high school and portrayed some strategies used by teachers to bypass the shortage of didactic resources. In this way, it is necessary to restructure the teaching material used by schools and the school curriculum in fullLa Evolución Biológica es considerada como un contenido fundamental dentro de las Ciencias Biológicas, ya que su comprensión es indispensable para la comprensión de una serie de otros contenidos. Aún así, este contenido no recibe el debido mérito en el currículo de la escuela secundaria. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar las dificultades del abordaje, resaltar la relevancia del contenido de la teoría de la Evolución Biológica e identificar las concepciones personales de los profesores sobre el tema, en las escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte, ya que a la escasez de estudios sobre este tema en las regiones mencionadas. Se realizó un análisis cuantitativo y cualitativo a través de la aplicación de un cuestionario con profesores de secundaria en escuelas públicas, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa- PB y Profesora Teresinha Carolino de Souza-RN. El público objetivo de la investigación fueron los docentes que enseñan Biología en la enseñanza media, totalizando 10 docentes. La recolección de datos se realizó con las escuelas entre el 25 de octubre y el 30 de noviembre de 2017. Los resultados evidenciaron la deficiencia en la enseñanza de la teoría evolutiva, donde los docentes no muestran dominio completo sobre el contenido y lo tratan de manera superficial, lo cual es alarmante, dada la relevancia del tema. Este trabajo espera servir como subvención para futuras investigaciones.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.http://lattes.cnpq.br/0756190207165922SILVA, Kiriaki Nurit.MEDEIROS, Maria Franco Trindade.COSTA, Taisa Alves Pereira da.2018-03-062019-09-04T17:52:47Z2019-09-042019-09-04T17:52:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:19:21Zoai:localhost:riufcg/6685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:19:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Study on teaching conceptions and approach of ecological evolution theme: an analysis in public schools from Paraíba and Rio Grande do Norte.
Estudio sobre conceptos de enseñanza y abordaje de la evolución ecológica: un análisis en escuelas públicas de Paraíba y Rio Grande do Norte.
title Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
spellingShingle Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
COSTA, Taisa Alves Pereira da.
Livro didático
Ensino médio
Currículo escolar
Processos evolutivos
Textbook
High school
School curriculum
Evolutionary processes
Evolução
Concepções docentes
Libro de texto
Escuela secundaria
Evolución
Enseñanza de concepciones
Evolution
Teaching conceptions
Libro de texto
Bachillerato
Ensino-Aprendizagem
title_short Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
title_full Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
title_fullStr Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
title_full_unstemmed Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
title_sort Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte.
author COSTA, Taisa Alves Pereira da.
author_facet COSTA, Taisa Alves Pereira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Marcus José Conceição.
LOPES, Marcus J.C.
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922
SILVA, Kiriaki Nurit.
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Taisa Alves Pereira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino médio
Currículo escolar
Processos evolutivos
Textbook
High school
School curriculum
Evolutionary processes
Evolução
Concepções docentes
Libro de texto
Escuela secundaria
Evolución
Enseñanza de concepciones
Evolution
Teaching conceptions
Libro de texto
Bachillerato
Ensino-Aprendizagem
topic Livro didático
Ensino médio
Currículo escolar
Processos evolutivos
Textbook
High school
School curriculum
Evolutionary processes
Evolução
Concepções docentes
Libro de texto
Escuela secundaria
Evolución
Enseñanza de concepciones
Evolution
Teaching conceptions
Libro de texto
Bachillerato
Ensino-Aprendizagem
description Evolução Biológica é considerado como um conteúdo fundamental dentro das Ciências Biológicas, visto que seu entendimento é indispensável para compreensão de uma série de outros conteúdos. Ainda assim, esse conteúdo não recebe o devido mérito no currículo escolar do ensino médio. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as dificuldades da abordagem, ressaltar a relevância do conteúdo teoria da Evolução Biológica e identificar quais as concepções pessoais dos docentes sobre o tema, em escolas estaduais da Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que à escassez de estudos sobre essa temática nas regiões já citadas. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionário com docentes do ensino médio nas escolas estaduais, Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB, José Roderick de Oliveira, Nova Floresta-PB, José Luiz Neto, Barra de Santa Rosa-PB e Professora Teresinha Carolino de Souza-RN. O público alvo da pesquisa foi professores que lecionassem Biologia no ensino médio, totalizando 10 docentes. A coleta de dados foi realizada junto as escolas entre os dias 25 de outubro a 30 de novembro de 2017. Os resultados mostraram a deficiência no ensino da teoria evolutiva, onde os docentes não mostram total domínio sobre o conteúdo e o tratam de maneira superficial, o que é alarmante, visto a relevância do tema. Este trabalho espera servir de subsídio para pesquisas futuras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
2019-09-04T17:52:47Z
2019-09-04
2019-09-04T17:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685
COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6685
identifier_str_mv COSTA, Taisa Alves Pereira da. Estudo sobre concepções docentes e abordagem do tema evolução ecológica: uma análise nas escolas públicas da Paraíba e Rio Grande do Norte. 2018. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392306556928