O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566 |
Resumo: | A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber, principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho. O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento. |
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O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.Le corps fém dans le jeux électroniques: les processus de subjectivite et les relations de pouvoir dans la culture du mouvement.Corpo feminino - jogos eletrônicosCultura do movimentoJogos eletrônicosVirtualização do corpo femininoTecnologia da informação e comunicaçãoSubjetivaçãoFemale body - electronic gamesMovement cultureElectronic gamesVirtualization of the female bodyInformation and communication technologySubjectivationEducação Física.A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber, principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho. O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento.L’objectif de la recherche c´est d’identiier et d’analyser la façon dont les processus techno-scientiiques de la virtualisation du corps féminin, liés aux jeux vidéo, interfèrent dans la constitution du corps et quelles sont les implications pour l’Éducation Physique. La recherche apporte un caractère qualitatif, descriptif de champ, avec la participation de 25 étudiants, de 15 à 24 ans, du Lycée Public de Recife - PE et de l’Université de Pernambuco - UPE. Parmi les instruments de collecte de données on a employé des entrevues semistructurées et un questionnaire. L’évaluation des données a été soumise à l´analyse du contenu. Face aux résultats, il est souligné que la virtualisation du corps est marqué par spectacularisés du corps des femmes, conduisant à la compréhension d’une représentation du corps qui relète une idéologie sexiste.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-05-07T21:23:02Z2024-05-072024-05-07T21:23:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento e II Symposium International Franco-Brésilien Corps Education et Culture du Mouvement, 2015, Natal. Anais [...], Natal: UFRN/IFRN, 2015. v. 1. p. 319-325. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566porARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.SILVA, Priscilla Pinto Costa da.SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos.FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-07T21:23:38Zoai:localhost:riufcg/35566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-07T21:23:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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