O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Priscilla Pinto Costa da., SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos., FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566
Resumo: A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber, principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho. O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento.
id UFCG_b83d8ec32c81fa9ef0be95c171954eb7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35566
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber, principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho. O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento.L’objectif de la recherche c´est d’identiier et d’analyser la façon dont les processus techno-scientiiques de la virtualisation du corps féminin, liés aux jeux vidéo, interfèrent dans la constitution du corps et quelles sont les implications pour l’Éducation Physique. La recherche apporte un caractère qualitatif, descriptif de champ, avec la participation de 25 étudiants, de 15 à 24 ans, du Lycée Public de Recife - PE et de l’Université de Pernambuco - UPE. Parmi les instruments de collecte de données on a employé des entrevues semistructurées et un questionnaire. L’évaluation des données a été soumise à l´analyse du contenu. Face aux résultats, il est souligné que la virtualisation du corps est marqué par spectacularisés du corps des femmes, conduisant à la compréhension d’une représentation du corps qui relète une idéologie sexiste.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2024-05-07T21:23:02Z No. of bitstreams: 1 O CORPO FEMININO NOS JOGOS ELETRÔNICOS - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdf: 144137 bytes, checksum: e59ef0808740a83670c0062cedbe6764 (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-07T21:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O CORPO FEMININO NOS JOGOS ELETRÔNICOS - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdf: 144137 bytes, checksum: e59ef0808740a83670c0062cedbe6764 (MD5) Previous issue date: 2015Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEducação Física.Corpo feminino - jogos eletrônicosCultura do movimentoJogos eletrônicosVirtualização do corpo femininoTecnologia da informação e comunicaçãoSubjetivaçãoFemale body - electronic gamesMovement cultureElectronic gamesVirtualization of the female bodyInformation and communication technologySubjectivation4O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.Le corps fém dans le jeux électroniques: les processus de subjectivite et les relations de pouvoir dans la culture du mouvement.20152024-05-07T21:23:02Z2024-05-072024-05-07T21:23:02Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento e II Symposium International Franco-Brésilien Corps Education et Culture du Mouvement, 2015, Natal. Anais [...], Natal: UFRN/IFRN, 2015. v. 1. p. 319-325. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.SILVA, Priscilla Pinto Costa da.SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos.FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35566/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALO CORPO FEMININO NOS JOGOS ELETRÔNICOS - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdfO CORPO FEMININO NOS JOGOS ELETRÔNICOS - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdfapplication/pdf144137http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35566/1/O+CORPO+FEMININO+NOS+JOGOS+ELETR%C3%94NICOS+-+ARTIGO+DE+EVENTO+CDSA+2015.pdfe59ef0808740a83670c0062cedbe6764MD51riufcg/355662024-05-07 18:23:38.685oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:43:21.649428Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Le corps fém dans le jeux électroniques: les processus de subjectivite et les relations de pouvoir dans la culture du mouvement.
title O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
spellingShingle O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
Educação Física.
Corpo feminino - jogos eletrônicos
Cultura do movimento
Jogos eletrônicos
Virtualização do corpo feminino
Tecnologia da informação e comunicação
Subjetivação
Female body - electronic games
Movement culture
Electronic games
Virtualization of the female body
Information and communication technology
Subjectivation
title_short O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
title_full O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
title_fullStr O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
title_full_unstemmed O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
title_sort O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.
author ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
author_facet ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos.
FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
author_role author
author2 SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos.
FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
SILVA, Priscilla Pinto Costa da.
SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos.
FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física.
topic Educação Física.
Corpo feminino - jogos eletrônicos
Cultura do movimento
Jogos eletrônicos
Virtualização do corpo feminino
Tecnologia da informação e comunicação
Subjetivação
Female body - electronic games
Movement culture
Electronic games
Virtualization of the female body
Information and communication technology
Subjectivation
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo feminino - jogos eletrônicos
Cultura do movimento
Jogos eletrônicos
Virtualização do corpo feminino
Tecnologia da informação e comunicação
Subjetivação
Female body - electronic games
Movement culture
Electronic games
Virtualization of the female body
Information and communication technology
Subjectivation
description A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber, principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho. O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-07T21:23:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-07
2024-05-07T21:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento e II Symposium International Franco-Brésilien Corps Education et Culture du Mouvement, 2015, Natal. Anais [...], Natal: UFRN/IFRN, 2015. v. 1. p. 319-325. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566
identifier_str_mv ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de; SILVA, Priscilla Pinto Costa da; SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos; FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento. IV Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento e II Symposium International Franco-Brésilien Corps Education et Culture du Mouvement, 2015, Natal. Anais [...], Natal: UFRN/IFRN, 2015. v. 1. p. 319-325. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35566/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/35566/1/O+CORPO+FEMININO+NOS+JOGOS+ELETR%C3%94NICOS+-+ARTIGO+DE+EVENTO+CDSA+2015.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e59ef0808740a83670c0062cedbe6764
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396935898365952