O corpo feminino nos jogos eletrônicos: os processos de subjetivação e relações de poder frente à cultura do movimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Priscilla Pinto Costa da., SANTOS, Patricia de Jesus Costa dos., FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35566
Resumo: A prática dos Jogos Eletrônicos inluenciam na produção de saberes criadores de subjetivação e conceitos de governabilidade, instaurando relações de poder, relacionadas ao conceito Foucaultiano do poder-saber, principalmente na reprodução de papeis sociais relacionados a classe social, gênero, religião e trabalho. O objetivo da pesquisa é identiicar e analisar de que modo os processos tecnocientíicos de virtualização corpórea feminina, vinculados aos jogos eletrônicos, vêm interferindo na constituição dos corpos e quais as suas implicações para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de campo, com participação de 25 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio de Recife - PE e Superior da Universidade de Pernambuco - UPE. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada e um questionário de hábitos de consumo midiático. A apreciação dos dados foi por Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a virtualização corporal é marcada pela reprodução espetacularizada do corpo feminino, conduzindo ao entendimento de uma representação corporal multifacetada que relete uma ideologia sexista nos jogos eletrônicos, que buscam atender aos anseios do público consumidor alvo desta industria do entretenimento.
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