A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.torres
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
Resumo: O presente trabalho traz uma visão sociológica acerca de alguns fatores que permeiam a decisão do estudante da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA ao terminar do ensino médio de cursar ou não o Ensino Superior. O objetivo principal é destacar alguns fatores que colaboram para a tomada de decisão do estudante acerca do ingresso ou não no ensino superior, a principal motivação ao trabalhar esse tema é a necessidade de se ter respostas sobre o porquê poucos estudantes da EJA ingressam e permanecem no ensino superior. A Pesquisa passa por uma fase de análise histórica dessa modalidade de ensino, trazendo fatos que por décadas estiverem presentes na educação de jovens e adultos no Brasil, depois passando pela história de oferta de ensino superior no país. A pesquisa de campo utiliza-se de questionários direcionados a estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio de três escolas estaduais do cariri paraibano, essas localizadas nas cidades de Monteiro, Sumé e Serra Branca, cidades essas que estão ligadas geograficamente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido CDSA, campus da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e também ao campus VI da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Consequentemente essas três cidades geram muitos ingressos para esses campus, esse também foi um dos critérios para a escolha do campo de pesquisa. Os resultados nos apontam para fatores de ordem social, econômica e cultural que interferem diretamente na opção dos estudantes em pleitearem uma vaga no ensino superior.
id UFCG_b9dbce9e8ea0ef4964dfbecf551759da
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4495
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.Youth and Adult Education and Higher Education: challenges of young and adult students entering the undergraduate program.Educação de jovens e adultos - EJAAcesso ao ensino superiorJustiça socialSocial justiceYouth and Adult EducationEducação.O presente trabalho traz uma visão sociológica acerca de alguns fatores que permeiam a decisão do estudante da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA ao terminar do ensino médio de cursar ou não o Ensino Superior. O objetivo principal é destacar alguns fatores que colaboram para a tomada de decisão do estudante acerca do ingresso ou não no ensino superior, a principal motivação ao trabalhar esse tema é a necessidade de se ter respostas sobre o porquê poucos estudantes da EJA ingressam e permanecem no ensino superior. A Pesquisa passa por uma fase de análise histórica dessa modalidade de ensino, trazendo fatos que por décadas estiverem presentes na educação de jovens e adultos no Brasil, depois passando pela história de oferta de ensino superior no país. A pesquisa de campo utiliza-se de questionários direcionados a estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio de três escolas estaduais do cariri paraibano, essas localizadas nas cidades de Monteiro, Sumé e Serra Branca, cidades essas que estão ligadas geograficamente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido CDSA, campus da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e também ao campus VI da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Consequentemente essas três cidades geram muitos ingressos para esses campus, esse também foi um dos critérios para a escolha do campo de pesquisa. Os resultados nos apontam para fatores de ordem social, econômica e cultural que interferem diretamente na opção dos estudantes em pleitearem uma vaga no ensino superior.This work brings a sociological view about some factors that permeate the student’s decision of the Young and Adults Education modality - EJA when finishing high school to attend or not Higher Education. The main objective is to highlight some of the factors that contribute to student decision-making about whether or not to enter higher education, the main motivation when working on this topic is the need to get answers about why few EJA students enter and remain higher education. The research goes through a phase of historical analysis of this teaching modality, bringing facts that for decades have been present in the education of young people and adults in Brazil, then going through the history of higher education offer in the country. The field research uses questionnaires aimed at students from three classes of the third grade high school in three public schools of the Cariri region of Paraíba, located in the cities of Monteiro, Sumé and Serra Branca, which are geographically linked to the Sustainable Development Center of the Semi-arid - CDSA, campus of the Federal University of Campina Grande - UFCG, and also to the campus VI of the State University of Paraíba - UEPB. Consequently, these three cities generate a lot of entrants for these campuses, this was also one of the criteria for choosing the research field. The results point to social, economic and cultural factors that directly interfere in the students' choice to apply for a vacancy in higher education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGTORRES, Denise Xavier.TORRES, D. X.http://lattes.cnpq.br/6913539254861756SOUZA, Wallace Ferreira Gomes de.SILVA, Isaac Alexandre da.TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra.2018-08-092019-06-22T13:37:28Z2019-06-222019-06-22T13:37:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.torreshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra. A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-16T22:35:12Zoai:localhost:riufcg/4495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-16T22:35:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
Youth and Adult Education and Higher Education: challenges of young and adult students entering the undergraduate program.
title A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
spellingShingle A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra.
Educação de jovens e adultos - EJA
Acesso ao ensino superior
Justiça social
Social justice
Youth and Adult Education
Educação.
title_short A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
title_full A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
title_fullStr A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
title_full_unstemmed A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
title_sort A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
author TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra.
author_facet TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Denise Xavier.
TORRES, D. X.
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756
SOUZA, Wallace Ferreira Gomes de.
SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.author.fl_str_mv TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos - EJA
Acesso ao ensino superior
Justiça social
Social justice
Youth and Adult Education
Educação.
topic Educação de jovens e adultos - EJA
Acesso ao ensino superior
Justiça social
Social justice
Youth and Adult Education
Educação.
description O presente trabalho traz uma visão sociológica acerca de alguns fatores que permeiam a decisão do estudante da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA ao terminar do ensino médio de cursar ou não o Ensino Superior. O objetivo principal é destacar alguns fatores que colaboram para a tomada de decisão do estudante acerca do ingresso ou não no ensino superior, a principal motivação ao trabalhar esse tema é a necessidade de se ter respostas sobre o porquê poucos estudantes da EJA ingressam e permanecem no ensino superior. A Pesquisa passa por uma fase de análise histórica dessa modalidade de ensino, trazendo fatos que por décadas estiverem presentes na educação de jovens e adultos no Brasil, depois passando pela história de oferta de ensino superior no país. A pesquisa de campo utiliza-se de questionários direcionados a estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio de três escolas estaduais do cariri paraibano, essas localizadas nas cidades de Monteiro, Sumé e Serra Branca, cidades essas que estão ligadas geograficamente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido CDSA, campus da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e também ao campus VI da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Consequentemente essas três cidades geram muitos ingressos para esses campus, esse também foi um dos critérios para a escolha do campo de pesquisa. Os resultados nos apontam para fatores de ordem social, econômica e cultural que interferem diretamente na opção dos estudantes em pleitearem uma vaga no ensino superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-09
2019-06-22T13:37:28Z
2019-06-22
2019-06-22T13:37:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.torres
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra. A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.torres
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
identifier_str_mv TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra. A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378139246592