Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIAS, Andreza Paulo.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: LIMA, Sandra Barbosa Barros., GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
Resumo: A leitura, por muito tempo, era permitida a poucos: aos portugueses que tomaram posse das terras brasileiras; aos senhores de engenho e filhos; aos jesuítas catequizadores dos índios e ao clero. Ficava, portanto, excluída do direito de ler e escrever a grande massa brasileira. Hoje, uma grande parte dessa massa como os jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a escola, reiniciam seus estudos sem muito interesse pela leitura. Em decorrência disso, o professor precisa desenvolver um hábito perdido, o que só é possível a partir de uma mudança no trabalho com a leitura, passando esta de uma atividade obrigatória para uma que envolva os alunos, tornando-os leitores proficientes. Para isso, ele deve proporcionar-lhes atividades de leitura que acionem seus conhecimentos prévios, levando-os a refletir e interpretar o seu dia a dia com vistas a uma melhor interação. No intuito de estimular essa interação, tais professores utilizaram como recurso didático gêneros circuláveis em jornais sob a alegação de que tais textos poderiam acionar seus conhecimentos prévios. Para investigarmos como o professor punha em prática o ensino da leitura, realizamos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário aplicado aos professores A e B do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública de Boqueirão, As questões voltavam-se à identificação da concepção dos professores sobre a leitura e à metodologia adequada para viabilizá-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir as concepções dos professores sobre a leitura e a maneira como eles a estão pondo em prática com vistas a formação de leitores proficientes. Os dados mostraram que, mesmo fazendo uso dos gêneros jornalísticos voltado à realidade dos alunos, os docentes desencadeiam uma prática pedagógica impregnada de certo tradicionalismo que torna enfadonha a aula de leitura.
id UFCG_6274c1d342c3c8b1765010610c987beb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34278
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.Teaching reading in EJA classes: challenges and perspectives.Ensino de leitura - EJAEducação de Jovens e AdultosAtividades de leitura - EJALeitura na Educação de Jovens e AdultosBoqueirão - PB - Educação de Jovens e AdultosTeaching reading - EJAYouth and Adult EducationReading activities - EJAReading in Youth and Adult EducationBoqueirão - PB - Youth and Adult EducationHistória.Educação.A leitura, por muito tempo, era permitida a poucos: aos portugueses que tomaram posse das terras brasileiras; aos senhores de engenho e filhos; aos jesuítas catequizadores dos índios e ao clero. Ficava, portanto, excluída do direito de ler e escrever a grande massa brasileira. Hoje, uma grande parte dessa massa como os jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a escola, reiniciam seus estudos sem muito interesse pela leitura. Em decorrência disso, o professor precisa desenvolver um hábito perdido, o que só é possível a partir de uma mudança no trabalho com a leitura, passando esta de uma atividade obrigatória para uma que envolva os alunos, tornando-os leitores proficientes. Para isso, ele deve proporcionar-lhes atividades de leitura que acionem seus conhecimentos prévios, levando-os a refletir e interpretar o seu dia a dia com vistas a uma melhor interação. No intuito de estimular essa interação, tais professores utilizaram como recurso didático gêneros circuláveis em jornais sob a alegação de que tais textos poderiam acionar seus conhecimentos prévios. Para investigarmos como o professor punha em prática o ensino da leitura, realizamos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário aplicado aos professores A e B do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública de Boqueirão, As questões voltavam-se à identificação da concepção dos professores sobre a leitura e à metodologia adequada para viabilizá-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir as concepções dos professores sobre a leitura e a maneira como eles a estão pondo em prática com vistas a formação de leitores proficientes. Os dados mostraram que, mesmo fazendo uso dos gêneros jornalísticos voltado à realidade dos alunos, os docentes desencadeiam uma prática pedagógica impregnada de certo tradicionalismo que torna enfadonha a aula de leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T15:19:47Z2024-02-022024-02-02T15:19:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278MARIAS, Andreza Paulo; LIMA, Sandra Barbosa Barros; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. Santiago. Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2208-2215. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278porMARIAS, Andreza Paulo.LIMA, Sandra Barbosa Barros.GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T16:55:33Zoai:localhost:riufcg/34278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T16:55:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
Teaching reading in EJA classes: challenges and perspectives.
title Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
spellingShingle Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
MARIAS, Andreza Paulo.
Ensino de leitura - EJA
Educação de Jovens e Adultos
Atividades de leitura - EJA
Leitura na Educação de Jovens e Adultos
Boqueirão - PB - Educação de Jovens e Adultos
Teaching reading - EJA
Youth and Adult Education
Reading activities - EJA
Reading in Youth and Adult Education
Boqueirão - PB - Youth and Adult Education
História.
Educação.
title_short Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
title_full Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
title_fullStr Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
title_full_unstemmed Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
title_sort Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas.
author MARIAS, Andreza Paulo.
author_facet MARIAS, Andreza Paulo.
LIMA, Sandra Barbosa Barros.
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.
author_role author
author2 LIMA, Sandra Barbosa Barros.
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIAS, Andreza Paulo.
LIMA, Sandra Barbosa Barros.
GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura - EJA
Educação de Jovens e Adultos
Atividades de leitura - EJA
Leitura na Educação de Jovens e Adultos
Boqueirão - PB - Educação de Jovens e Adultos
Teaching reading - EJA
Youth and Adult Education
Reading activities - EJA
Reading in Youth and Adult Education
Boqueirão - PB - Youth and Adult Education
História.
Educação.
topic Ensino de leitura - EJA
Educação de Jovens e Adultos
Atividades de leitura - EJA
Leitura na Educação de Jovens e Adultos
Boqueirão - PB - Educação de Jovens e Adultos
Teaching reading - EJA
Youth and Adult Education
Reading activities - EJA
Reading in Youth and Adult Education
Boqueirão - PB - Youth and Adult Education
História.
Educação.
description A leitura, por muito tempo, era permitida a poucos: aos portugueses que tomaram posse das terras brasileiras; aos senhores de engenho e filhos; aos jesuítas catequizadores dos índios e ao clero. Ficava, portanto, excluída do direito de ler e escrever a grande massa brasileira. Hoje, uma grande parte dessa massa como os jovens e adultos que por algum motivo abandonaram a escola, reiniciam seus estudos sem muito interesse pela leitura. Em decorrência disso, o professor precisa desenvolver um hábito perdido, o que só é possível a partir de uma mudança no trabalho com a leitura, passando esta de uma atividade obrigatória para uma que envolva os alunos, tornando-os leitores proficientes. Para isso, ele deve proporcionar-lhes atividades de leitura que acionem seus conhecimentos prévios, levando-os a refletir e interpretar o seu dia a dia com vistas a uma melhor interação. No intuito de estimular essa interação, tais professores utilizaram como recurso didático gêneros circuláveis em jornais sob a alegação de que tais textos poderiam acionar seus conhecimentos prévios. Para investigarmos como o professor punha em prática o ensino da leitura, realizamos uma pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionário aplicado aos professores A e B do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública de Boqueirão, As questões voltavam-se à identificação da concepção dos professores sobre a leitura e à metodologia adequada para viabilizá-la. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo discutir as concepções dos professores sobre a leitura e a maneira como eles a estão pondo em prática com vistas a formação de leitores proficientes. Os dados mostraram que, mesmo fazendo uso dos gêneros jornalísticos voltado à realidade dos alunos, os docentes desencadeiam uma prática pedagógica impregnada de certo tradicionalismo que torna enfadonha a aula de leitura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-02-02T15:19:47Z
2024-02-02
2024-02-02T15:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
MARIAS, Andreza Paulo; LIMA, Sandra Barbosa Barros; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. Santiago. Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2208-2215. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
identifier_str_mv MARIAS, Andreza Paulo; LIMA, Sandra Barbosa Barros; GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda. Santiago. Ensino de leitura em turmas de EJA: desafios e perspectivas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2208-2215. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744611391832064