O papel da enfermagem frente à prevenção e promoção à saúde de crianças que frequentam creches: uma revisão integrativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, Nadja Myrelly de Medeiros.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8584
Resumo: O cuidado para com a criança era de responsabilidade dos familiares, em especial as mães. Porém, com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, as famílias necessitaram buscar soluções para o cuidado infantil. Diante disto, os filhos passaram a frequentar creches e vivenciarem tempo integral, estando assim, susceptíveis ao adoecimento devido a aglomeração das crianças e a imaturidade do sistema imunológico própria do processo de crescimento das mesmas. Portanto, a inserção do enfermeiro na creche é de suma importância, pois além de cuidar das crianças holisticamente, realizam educação em saúde com os educadores e familiares, efetivando a promoção e prevenção da saúde deste público. Objetivo: Geral - Sumarizar o conhecimento científico produzido entre os anos de 2009 e 2015 acerca do papel da enfermagem frente à prevenção e promoção à saúde de crianças que frequentam creches. Específicos - Caracterizar os estudos revisados nas bases de dados quanto ao autor, o ano, o periódico, as bases de dado ou biblioteca eletrônica e o tipo de estudo; Identificar as ações de enfermagem na prevenção e promoção à saúde de crianças que frequentam creches. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de abril de 2015, a partir da Biblioteca Virtual em Saúde (bvs) nas bases de dados Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Foi utilizada como estratégia de busca: “Saúde da criança AND Enfermagem AND Creche” e “Saúde da criança AND Enfermagem”. Como critérios de inclusão, foram delimitados estudos que versasse sobre o papel da enfermagem frente à promoção e prevenção à saúde de crianças que frequentam creches; publicações nacionais e internacionais; idiomas português, inglês e espanhol, com tempo de publicação de 2009 a 2015; disponibilizados na íntegra e publicados em periódicos de Enfermagem. A amostra foi constituída por sete artigos. Resultados e Discussão: Os estudos apontam a importância da interação entre a saúde e educação, destacando a atuação do enfermeiro no cenário das creches. Alguns estudos mostram que os pais encontram dificuldades para conduzirem as crianças até os serviços de saúde para a consulta de puericultura, e havendo o enfermeiro na creche este acompanhamento não seria interrompido. Outros estudos revelaram que os educadores e familiares carregam consigo dúvidas e tabus a respeito do cuidado com a saúde das crianças. Além disso, muitos professores não possuem capacitação especifica em saúde para exercer a promoção e prevenção de doenças nas instituições. Conclusão: Percebe-se que as instituições de saúde precisam oferecer capacitação para os educadores das creches, assim como se inserirem neste ambiente, oferecendo as crianças melhores cuidados e qualidade de vida. Frente a essas comprovações, aponta-se a necessidade da realização de mais pesquisas acerca desta temática. Assim, acredita-se que este estudo venha contribuir para as ações de prevenção e promoção à saúde da criança pela enfermagem nas instituições de educação, de modo a fortalecer a parceria entre profissionais de saúde e educação.
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Portanto, a inserção do enfermeiro na creche é de suma importância, pois além de cuidar das crianças holisticamente, realizam educação em saúde com os educadores e familiares, efetivando a promoção e prevenção da saúde deste público. Objetivo: Geral - Sumarizar o conhecimento científico produzido entre os anos de 2009 e 2015 acerca do papel da enfermagem frente à prevenção e promoção à saúde de crianças que frequentam creches. Específicos - Caracterizar os estudos revisados nas bases de dados quanto ao autor, o ano, o periódico, as bases de dado ou biblioteca eletrônica e o tipo de estudo; Identificar as ações de enfermagem na prevenção e promoção à saúde de crianças que frequentam creches. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no mês de abril de 2015, a partir da Biblioteca Virtual em Saúde (bvs) nas bases de dados Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Foi utilizada como estratégia de busca: “Saúde da criança AND Enfermagem AND Creche” e “Saúde da criança AND Enfermagem”. Como critérios de inclusão, foram delimitados estudos que versasse sobre o papel da enfermagem frente à promoção e prevenção à saúde de crianças que frequentam creches; publicações nacionais e internacionais; idiomas português, inglês e espanhol, com tempo de publicação de 2009 a 2015; disponibilizados na íntegra e publicados em periódicos de Enfermagem. A amostra foi constituída por sete artigos. Resultados e Discussão: Os estudos apontam a importância da interação entre a saúde e educação, destacando a atuação do enfermeiro no cenário das creches. Alguns estudos mostram que os pais encontram dificuldades para conduzirem as crianças até os serviços de saúde para a consulta de puericultura, e havendo o enfermeiro na creche este acompanhamento não seria interrompido. Outros estudos revelaram que os educadores e familiares carregam consigo dúvidas e tabus a respeito do cuidado com a saúde das crianças. Além disso, muitos professores não possuem capacitação especifica em saúde para exercer a promoção e prevenção de doenças nas instituições. Conclusão: Percebe-se que as instituições de saúde precisam oferecer capacitação para os educadores das creches, assim como se inserirem neste ambiente, oferecendo as crianças melhores cuidados e qualidade de vida. Frente a essas comprovações, aponta-se a necessidade da realização de mais pesquisas acerca desta temática. Assim, acredita-se que este estudo venha contribuir para as ações de prevenção e promoção à saúde da criança pela enfermagem nas instituições de educação, de modo a fortalecer a parceria entre profissionais de saúde e educação.The care for the child was of family responsibilities, especially mothers. However, with the inclusion of women in the labor market, households needed to find solutions for child care. In view of this, the children began to attend kindergartens and to experience full-time and are therefore susceptible to illness due to overcrowding of children and the immaturity of the immune system itself of the growth process of the same. Therefore, the inclusion of nurses in kindergarten is very important because aside from taking care of children holistically, providing health education with educators and family, making effective promotion and prevention of health of the public. Objective: General - summarize the scientific knowledge produced between the years 2009 and 2015 on the role of the nursing prevention and health promotion of children attending day care centers. Specific - To characterize the studies reviewed in the databases as the author, the year the journal, the data bases or electronic library and the type of study; Identifying nursing actions in prevention and health promotion of children attending day care centers. Methodology: This is an integrative literature review, carried out in April 2015, from the Virtual Health Library (bvs) in the database Medical Literature analysisand Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Nursing Database (BDENF) and electronic library Scientific Electronic Library Online (SciELO). It was used as a search strategy: "Health child AND Nursing AND Day Care" and "Health AND nursing child." The inclusion criteria were defined studies which would deal about the role of the nursing to health promotion and prevention of children who attend day care centers; national and international publications; Portuguese, English and Spanish, with the 2009 publication time 2015; available in full and published in journals of Nursing. The sample consisted of seven articles. Results and Discussion: The studies point to the importance of the interaction between health and education, highlighting the work of nurses in the scenario of day care centers. Some studies show that parents find it difficult to lead children to the health services for child care consultation, and having the nurse in the nursery this monitoring would not be interrupted. Other studies have found that educators and families carry with doubts and taboos regarding the care of children's health. In addition, many teachers do not have specific training in health to exercise promotion and disease prevention in the institutions. Conclusion: It can be seen that health institutions need to provide training for educators of day care centers, as well as insert this environment, offering children better care and quality of life. Faced with that evidence, it points up the need for more research on this subject. Thus, it is believed that this study will contribute to the prevention and promotion to children's health in the nursing education institutions in order to strengthen the partnership between health and education professionals.El cuidado del niño era responsabilidad de la familia, especialmente de las madres. Sin embargo, con la inserción de la mujer en el mercado laboral, las familias necesitaban buscar soluciones para el cuidado infantil. Ante esto, los niños pasaron a asistir a guarderías y a vivir a tiempo completo, siendo así susceptibles de enfermarse por el hacinamiento de los niños y la inmadurez del sistema inmunológico inherente a su proceso de crecimiento. Por ello, la inclusión de enfermeras en las guarderías es de suma importancia, ya que además de cuidar a los niños de manera integral, realizan educación en salud con educadores y familiares, promoviendo y previniendo eficazmente la salud de este público. Objetivo: General - Resumir el conocimiento científico producido entre 2009 y 2015 sobre el papel de la enfermería en la prevención y promoción de la salud de los niños que asisten a las guarderías. Específico - Caracterizar los estudios revisados ​​en las bases de datos por autor, año, revista, base de datos o biblioteca electrónica y tipo de estudio; Identificar acciones de enfermería en la prevención y promoción de la salud de los niños que asisten a las guarderías. Metodología: Se trata de una revisión integradora de la literatura, realizada en abril de 2015, de la Biblioteca Virtual en Salud (bvs) en el Sistema de Análisis y Recuperación de Literatura Médica en Línea (MEDLINE), bases de datos de Literatura Latinoamericana y Literatura Latinoamericana. Caribbean in Health Sciences ( LILACS), Base de datos de enfermería (BDENF) y Biblioteca electrónica científica en línea (SCIELO). Se utilizó la siguiente estrategia de búsqueda: “Child health AND Nursing AND Nursery” y “Child health AND Nursing”. Como criterios de inclusión se delimitaron los estudios que abordaron el papel de la enfermería en la promoción y prevención de la salud de los niños que asisten a las guarderías; publicaciones nacionales e internacionales; Idiomas portugués, inglés y español, con tiempo de publicación de 2009 a 2015; disponible en su totalidad y publicado en revistas de enfermería. La muestra estuvo formada por siete artículos. Resultados y Discusión: Los estudios señalan la importancia de la interacción entre la salud y la educación, destacando el papel de las enfermeras en el ámbito de la guardería. Algunos estudios muestran que los padres tienen dificultades para llevar a sus hijos a los servicios de salud para la consulta de cuidado infantil, y si hay una enfermera en la guardería, este seguimiento no se interrumpiría. Otros estudios revelaron que los educadores y los familiares cargan con dudas y tabúes sobre el cuidado de la salud de los niños. Además, muchos docentes no cuentan con una formación específica en salud para llevar a cabo la promoción y prevención de enfermedades en las instituciones. Conclusión: Se percibe que las instituciones de salud necesitan brindar capacitación a los educadores de la guardería, así como insertarse en este entorno, ofreciendo a los niños una mejor atención y calidad de vida. Ante estas evidencias, se señala la necesidad de profundizar en la investigación sobre este tema. Así, se cree que este estudio contribuirá a las acciones de prevención y promoción de la salud infantil por parte de la enfermería en las instituciones educativas, con el fin de fortalecer la alianza entre los profesionales de la salud y la educación.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926MEDEIROS, Heloisy Alves de.PINTO, Maria Benegelania.ALENCAR, Nadja Myrelly de Medeiros.20152019-10-29T11:07:07Z2019-10-292019-10-29T11:07:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8584ALENCAR, Nadja Myrelly de Medeiros. O papel da enfermagem frente à prevenção e promoção à saúde de crianças que frequentam creches: uma revisão integrativa. 2015. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-19T13:38:38Zoai:localhost:riufcg/8584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-19T13:38:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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