Comportamento do sono em crianças de 0 a 3 anos que frequentam creche.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Drizia Skarlet Medeiros.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7628
Resumo: Introdução: O sono é essencial para o crescimento e desenvolvimento físico e psicomotor da criança. Investigações recentes tem demonstrado que os problemas de sono estão entre as queixas mais comuns ao longo de toda a infância, fazendo-se importante a realização da avaliação de alterações no comportamento do sono em crianças. Objetivo: Caracterizar o padrão de sono em crianças de 0 a 3 anos que frequentam uma creche modelo no interior da Paraíba. Metodologia: Trata-se de estudo epidemiológico de caráter transversal onde foram investigadas 47 crianças. Foi utilizado dois instrumentos para realização da coleta de dados, um para triagem de distúrbios do sono em lactentes e primeira infância (0-3 anos) - „„Breve Questionário sobre Sono na Infância (BQSI)‟‟, e um Formulário para Caracterização dos participantes. Resultados: A grande maioria 44 (93,6%) das crianças do estudo comparecem na creche os 5 dias da semana e 30 (63,8%) delas frequentam a mesma há mais de 6 meses. Quarenta e duas (89,4%) das crianças estudadas foram apontados pelos pais/cuidadores como não tendo um problema se sono. Os índices de co-leito e despertares noturnos foram de 44,7% (21) e 53,2% (25), respectivamente. Considerando os critérios adotados pelo BQSI para caracterizar problema de sono verificou-se que nenhuma criança estudada acorda mais de três vezes por noite, nem tampouco seus despertares duram mais que uma hora; por outro lado 2 4,3% delas possuem tempo total de sono inferior a nove horas. Conclusão: Devido à escassez de estudos sobre o tema, e a negligência dos profissionais sobre a investigação da qualidade do sono das crianças durante a assistência prestada, fica evidente a importância de pesquisar mais sobre o sono infantil, tendo em vista que esse pode ocasionar vários distúrbios que podem vir a prejudicar não só a criança como toda família envolvida.
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Foi utilizado dois instrumentos para realização da coleta de dados, um para triagem de distúrbios do sono em lactentes e primeira infância (0-3 anos) - „„Breve Questionário sobre Sono na Infância (BQSI)‟‟, e um Formulário para Caracterização dos participantes. Resultados: A grande maioria 44 (93,6%) das crianças do estudo comparecem na creche os 5 dias da semana e 30 (63,8%) delas frequentam a mesma há mais de 6 meses. Quarenta e duas (89,4%) das crianças estudadas foram apontados pelos pais/cuidadores como não tendo um problema se sono. Os índices de co-leito e despertares noturnos foram de 44,7% (21) e 53,2% (25), respectivamente. Considerando os critérios adotados pelo BQSI para caracterizar problema de sono verificou-se que nenhuma criança estudada acorda mais de três vezes por noite, nem tampouco seus despertares duram mais que uma hora; por outro lado 2 4,3% delas possuem tempo total de sono inferior a nove horas. Conclusão: Devido à escassez de estudos sobre o tema, e a negligência dos profissionais sobre a investigação da qualidade do sono das crianças durante a assistência prestada, fica evidente a importância de pesquisar mais sobre o sono infantil, tendo em vista que esse pode ocasionar vários distúrbios que podem vir a prejudicar não só a criança como toda família envolvida.Introduction: Sleep is essential for the child's physical and psychomotor growth and development. Recent research has shown that sleep problems are among the most common complaints throughout childhood, making it important to perform the assessment of changes in sleep behavior in children. Objective: To characterize the sleep pattern in children from 0 to 3 years who attend a model nursery in the interior of Paraíba. Methodology: This is a cross-sectional epidemiological study in which 47 children were investigated. Two instruments were used to perform data collection, one for screening for sleep disorders in infants and early childhood (0-3 years) - '' Brief Questionnaire on Sleep in Children (BQSI) '', and a Formulary for Characterization of Sleep participants. Results: A majority of the 44 children (93.6%) of the study attended the day care center on the 5th day of the week and 30 (63.8%) of them attended the daycare center for more than 6 months. Forty-two (89.4%) of the children studied were singled out by parents / caregivers as not having a problem if they slept. Co-bed and nocturnal arousal rates were 44.7% (21) and 53.2% (25), respectively. Considering the criteria adopted by the BQSI to characterize the sleep problem, it was verified that no studied child wakes more than three times a night, nor do their awakenings last longer than one hour; On the other hand 2, 4.3% of them have total sleep time less than nine hours. Conclusion: Because of the scarcity of studies on the subject and the neglect of professionals in investigating the quality of the children's sleep during care, it is clear that it is important to investigate more about infant sleep, since this can lead to several Disorders that may harm not only the child but also the whole family involved.Introducción: El sueño es fundamental para el crecimiento y desarrollo físico y psicomotor. niño. Investigaciones recientes han demostrado que los problemas del sueño se encuentran entre los quejas más comunes durante la infancia, por lo que es importante llevar a cabo evaluación de los cambios en el comportamiento del sueño en los niños. Objetivo: caracterizar el patrón de sueño en niños de 0 a 3 años que asisten a una guardería modelo dentro del Paraíba. Metodología: Se trata de un estudio epidemiológico transversal donde se Se investigó a 47 niños. Se utilizaron dos instrumentos para realizar la recolección de datos, uno para la detección de trastornos del sueño en bebés y la primera infancia (0-3 años) - „„ Breve Cuestionario de sueño infantil (BQSI) ‟‟ y un formulario para la caracterización de Participantes. Resultados: La gran mayoría 44 (93,6%) de los niños del estudio asisten en la guardería cada 5 días a la semana y 30 (63,8%) de ellos llevan más de 6 meses asistiendo. Cuarenta y dos (89,4%) de los niños estudiados fueron identificados por padres / cuidadores como no tener problemas para dormir. Las tasas de colecho y despertares nocturnos fueron del 44,7% (21) y 53,2% (25), respectivamente. Considerando los criterios adoptados por BQSI para para caracterizar un problema de sueño se encontró que ningún niño estudiado se despierta más de tres veces por noche, ni sus despertares duran más de una hora; por otro lado 2 El 4,3% de ellos tiene un tiempo total de sueño de menos de nueve horas. Conclusión: por escasez de estudios sobre el tema, y ​​la negligencia de los profesionales en la investigación de la calidad del sueño de los niños durante el cuidado brindado, la importancia de investigar más sobre el sueño infantil, considerando que puede causar diversos trastornos que pueden dañar no solo al niño sino a toda la familia involucrada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCERQUEIRA, Ana Carolina Dantas Rocha.ROCHA, A. C. D.http://lattes.cnpq.br/4750070753228132SOUSA, Carolina Pereira da Cunha.NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.DANTAS, Drizia Skarlet Medeiros.2017-08-232019-10-02T15:41:35Z2019-10-022019-10-02T15:41:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7628DANTAS, Drizia Skarlet Medeiros. Comportamento do sono em crianças de 0 a 3 anos que frequentam creche. 2017. 54 fl. 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