Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505 |
Resumo: | A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa que pode se apresentar clinicamente com quadros assintomáticos ou mesmo com sintomas respiratórios graves. Sua propagação em março de 2020 se elevou a nível global, sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde o estado de Pandemia. Com isso foram recomendadas medidas de isolamento social, fechamento de escolas, universidades e comércios não essenciais para evitar o surgimento de novos casos e o aumento do número de mortes. A comunidade acadêmica foi uma das populações que mais sofreram mudanças na sua rotina, em especial, os discentes, os quais foram mais expostos a situações geradoras de ansiedade. Objetivo: Investigar a prevalência de níveis de ansiedade em estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e as estratégias de enfrentamento e expectativas acadêmicas e profissionais para o período pós pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A coleta foi realizada no período de março a abril de 2021 através de um formulário eletrônico on-line viabilizado pelo aplicativo Google Forms, onde utilizou-se dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade Estado (IDATE-E). Participaram da pesquisa 36 estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade do interior da Paraíba, que estavam matriculados no respectivo período letivo de 2020.1. Foi utilizado o Microsft Excel 16 para a construção de um banco de dados e a disposição da estatística descritiva. Resultados: Todos os participantes da pesquisa apresentaram algum nível de estado de ansiedade. Para amenizar o impacto psicológico causado pela pandemia foi observado como principais estratégias de enfrentamento: conversar com amigos e/ou familiares virtualmente, utilizar redes sociais, realizar atividades domésticas e expectativas geradas foram retornar as atividades presenciais, fazer novos amigos na universidade e concluir o curso. Vale destacar que a maioria mencionou não se sentir completamente preparado emocionalmente para o retorno das aulas presenciais. Conclusão: Este estudo verificou que todos os alunos apresentaram algum nível de ansiedade, demonstrando que essa condição esteve altamente prevalente entre os participantes, no entanto, esses buscaram amenizar a ansiedade utilizando algumas estratégias como conversar com amigos, usar redes socias e realizar atividade doméstica. Também verbalizaram ter expectativas quanto o retorno das aulas presenciais. Por estes aspectos, recomenda-se que a IES estabeleça um plano de apoio emocional para o retorno presenciais das atividades. |
id |
UFCG_ba26762f0a4c2fb3496c4b698628ccd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21505 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).Anxiety, strategies and expectations of nursing students at a university in Paraíba in the pandemic (Covid-19).Ansiedad, estrategias y expectativas de los estudiantes de enfermería de una universidad de Paraíba en la pandemia (Covid-19).Saúde mentalAnsiedadeDoença infecciosa - covid-19Saúde mental - isolamento socialEnfermagem - estudante - ansiedadePandemia - saúde mentalEstudante de enfermagem - covid-19Mental healthAnxietyInfectious disease - covid-19Mental health - social isolationNursing - Student - AnxietyPandemic - mental healthNursing student - covid-19Salud mentalAnsiedadEnfermedad infecciosa - covid-19Salud mental - aislamiento socialEnfermería - Estudiante - AnsiedadPandemia - salud mentalEstudiante de enfermería - covid-19EnfermagemA Covid-19 é uma doença infectocontagiosa que pode se apresentar clinicamente com quadros assintomáticos ou mesmo com sintomas respiratórios graves. Sua propagação em março de 2020 se elevou a nível global, sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde o estado de Pandemia. Com isso foram recomendadas medidas de isolamento social, fechamento de escolas, universidades e comércios não essenciais para evitar o surgimento de novos casos e o aumento do número de mortes. A comunidade acadêmica foi uma das populações que mais sofreram mudanças na sua rotina, em especial, os discentes, os quais foram mais expostos a situações geradoras de ansiedade. Objetivo: Investigar a prevalência de níveis de ansiedade em estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e as estratégias de enfrentamento e expectativas acadêmicas e profissionais para o período pós pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A coleta foi realizada no período de março a abril de 2021 através de um formulário eletrônico on-line viabilizado pelo aplicativo Google Forms, onde utilizou-se dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade Estado (IDATE-E). Participaram da pesquisa 36 estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade do interior da Paraíba, que estavam matriculados no respectivo período letivo de 2020.1. Foi utilizado o Microsft Excel 16 para a construção de um banco de dados e a disposição da estatística descritiva. Resultados: Todos os participantes da pesquisa apresentaram algum nível de estado de ansiedade. Para amenizar o impacto psicológico causado pela pandemia foi observado como principais estratégias de enfrentamento: conversar com amigos e/ou familiares virtualmente, utilizar redes sociais, realizar atividades domésticas e expectativas geradas foram retornar as atividades presenciais, fazer novos amigos na universidade e concluir o curso. Vale destacar que a maioria mencionou não se sentir completamente preparado emocionalmente para o retorno das aulas presenciais. Conclusão: Este estudo verificou que todos os alunos apresentaram algum nível de ansiedade, demonstrando que essa condição esteve altamente prevalente entre os participantes, no entanto, esses buscaram amenizar a ansiedade utilizando algumas estratégias como conversar com amigos, usar redes socias e realizar atividade doméstica. Também verbalizaram ter expectativas quanto o retorno das aulas presenciais. Por estes aspectos, recomenda-se que a IES estabeleça um plano de apoio emocional para o retorno presenciais das atividades.Covid-19 is an infectious disease that can present clinically with asymptomatic conditions or even with severe respiratory symptoms. Its spread in March 2020 has risen to the global level, being declared by the World Health Organization as the Pandemic state. Thus, measures of social isolation, closure were recommended. of schools, universities and non-essential businesses to prevent the emergence of new cases and the increase in the number of deaths. The academic community was one of the populations that most underwent changes in their routine, especially the students, who were more exposed to anxiety-producing situations. Objective: To investigate the prevalence of anxiety levels in nursing students during the Covid-19 pandemic and coping strategies and academic and professional expectations for the post-pandemic period. Methodology: It is of an exploratory-descriptive cross-sectional study with a quantitative approach. THE collection was carried out from March to April 2021 through an electronic form online made possible by the Google Forms application, where two instruments were used, one sociodemographic questionnaire and the State Anxiety Inventory (IDATE-E). participated of research 36 undergraduate nursing students from a University of interior of Paraíba, who were enrolled in the respective academic period of 2020.1. Was Microsft Excel 16 was used for the construction of a database and the layout of the Descriptive statistics. Results: All survey participants had some level of anxiety state. To alleviate the psychological impact caused by the pandemic, it was observed as main coping strategies: talking to friends and/or family virtually, using social networks, performing domestic activities and generated expectations were return to face-to-face activities, make new friends at the university and complete the course. Valley highlight that most mentioned not feeling completely prepared emotionally to the return of in-person classes. Conclusion: This study found that all students showed some level of anxiety, demonstrating that this condition was highly prevalent among the participants, however, they sought to alleviate anxiety using some strategies like talking to friends, using social networks and doing activities domestic. They also expressed expectations regarding the return of in-person classes. Per these aspects, it is recommended that the HEI establish an emotional support plan for the return in-person activities.Covid-19 es una enfermedad infecciosa que puede presentarse clínicamente con condiciones asintomáticas o incluso con síntomas respiratorios graves. Está extendido en Marzo de 2020 ha subido a nivel mundial, siendo declarado por la Organización Mundial de la Salud como el Estado pandémico. Por lo tanto, se recomendaron medidas de aislamiento social, cierre. de escuelas, universidades y empresas no imprescindibles para prevenir la aparición de nuevos casos y el aumento del número de muertes. La comunidad académica fue una de las poblaciones que más sufrieron cambios en su rutina, especialmente los estudiantes, que estaban más expuestos a situaciones que producen ansiedad. Objetivo: Investigar la prevalencia de niveles de ansiedad en estudiantes de enfermería durante la pandemia Covid-19 y estrategias de afrontamiento y expectativas académicas y profesionales para el período posterior a la pandemia. Metodología: es de un estudio transversal descriptivo-exploratorio con abordaje cuantitativo. LOS La recolección se realizó de marzo a abril de 2021 a través de un formulario electrónico. online hecho posible por la aplicación Google Forms, donde se utilizaron dos instrumentos, uno cuestionario sociodemográfico y el Inventario Estatal de Ansiedad (IDATE-E). participó de investigación 36 estudiantes de pregrado en enfermería de una Universidad de interior de Paraíba, quienes se inscribieron en el respectivo período académico de 2020. Era Microsft Excel 16 se utilizó para la construcción de una base de datos y el diseño de la Estadísticas descriptivas. Resultados: Todos los participantes de la encuesta tenían algún nivel de estado de ansiedad. Para paliar el impacto psicológico causado por la pandemia, se observadas como principales estrategias de afrontamiento: hablar con amigos y / o familiares virtualmente, el uso de las redes sociales, la realización de actividades domésticas y las expectativas generadas fueron Vuelve a las actividades presenciales, haz nuevos amigos en la universidad y completa el curso. Valle destacar que la mayoría mencionó no sentirse completamente preparado emocionalmente para el regreso de las clases presenciales. Conclusión: este estudio encontró que todos los estudiantes mostró cierto nivel de ansiedad, demostrando que esta condición era altamente prevalente entre los participantes, sin embargo, buscaron aliviar la ansiedad utilizando algunas estrategias como hablar con amigos, usar las redes sociales y realizar actividades Doméstico. También expresaron expectativas con respecto al regreso de las clases presenciales. Por estos aspectos, se recomienda que la IES establezca un plan de apoyo emocional para el regreso actividades en persona.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva.PASCOAL, F. F. S.FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOALPASCOAL, FFS.http://lattes.cnpq.br/5199220432380152FIGUEIRÊDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.OLIVEIRA, D. S. T. deOLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARESOLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T.http://lattes.cnpq.br/5852668941136839NAGASHIMA, Alynne Saraiva Mendonça.SARAIVA, Alynne MendonçaAlynne Mendonça SARAIVAAlynne Mendonça Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029ARAÚJO, Joane Paloma de Souto.2021-09-302021-10-18T14:07:10Z2021-10-182021-10-18T14:07:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). 2021. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T15:24:44Zoai:localhost:riufcg/21505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T15:24:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). Anxiety, strategies and expectations of nursing students at a university in Paraíba in the pandemic (Covid-19). Ansiedad, estrategias y expectativas de los estudiantes de enfermería de una universidad de Paraíba en la pandemia (Covid-19). |
title |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). |
spellingShingle |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Saúde mental Ansiedade Doença infecciosa - covid-19 Saúde mental - isolamento social Enfermagem - estudante - ansiedade Pandemia - saúde mental Estudante de enfermagem - covid-19 Mental health Anxiety Infectious disease - covid-19 Mental health - social isolation Nursing - Student - Anxiety Pandemic - mental health Nursing student - covid-19 Salud mental Ansiedad Enfermedad infecciosa - covid-19 Salud mental - aislamiento social Enfermería - Estudiante - Ansiedad Pandemia - salud mental Estudiante de enfermería - covid-19 Enfermagem |
title_short |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). |
title_full |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). |
title_fullStr |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). |
title_full_unstemmed |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). |
title_sort |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). |
author |
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. |
author_facet |
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva. PASCOAL, F. F. S. FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOAL PASCOAL, FFS. http://lattes.cnpq.br/5199220432380152 FIGUEIRÊDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira. OLIVEIRA, D. S. T. de OLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARES OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T. http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 NAGASHIMA, Alynne Saraiva Mendonça. SARAIVA, Alynne Mendonça Alynne Mendonça SARAIVA Alynne Mendonça Saraiva http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Ansiedade Doença infecciosa - covid-19 Saúde mental - isolamento social Enfermagem - estudante - ansiedade Pandemia - saúde mental Estudante de enfermagem - covid-19 Mental health Anxiety Infectious disease - covid-19 Mental health - social isolation Nursing - Student - Anxiety Pandemic - mental health Nursing student - covid-19 Salud mental Ansiedad Enfermedad infecciosa - covid-19 Salud mental - aislamiento social Enfermería - Estudiante - Ansiedad Pandemia - salud mental Estudiante de enfermería - covid-19 Enfermagem |
topic |
Saúde mental Ansiedade Doença infecciosa - covid-19 Saúde mental - isolamento social Enfermagem - estudante - ansiedade Pandemia - saúde mental Estudante de enfermagem - covid-19 Mental health Anxiety Infectious disease - covid-19 Mental health - social isolation Nursing - Student - Anxiety Pandemic - mental health Nursing student - covid-19 Salud mental Ansiedad Enfermedad infecciosa - covid-19 Salud mental - aislamiento social Enfermería - Estudiante - Ansiedad Pandemia - salud mental Estudiante de enfermería - covid-19 Enfermagem |
description |
A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa que pode se apresentar clinicamente com quadros assintomáticos ou mesmo com sintomas respiratórios graves. Sua propagação em março de 2020 se elevou a nível global, sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde o estado de Pandemia. Com isso foram recomendadas medidas de isolamento social, fechamento de escolas, universidades e comércios não essenciais para evitar o surgimento de novos casos e o aumento do número de mortes. A comunidade acadêmica foi uma das populações que mais sofreram mudanças na sua rotina, em especial, os discentes, os quais foram mais expostos a situações geradoras de ansiedade. Objetivo: Investigar a prevalência de níveis de ansiedade em estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e as estratégias de enfrentamento e expectativas acadêmicas e profissionais para o período pós pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A coleta foi realizada no período de março a abril de 2021 através de um formulário eletrônico on-line viabilizado pelo aplicativo Google Forms, onde utilizou-se dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade Estado (IDATE-E). Participaram da pesquisa 36 estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade do interior da Paraíba, que estavam matriculados no respectivo período letivo de 2020.1. Foi utilizado o Microsft Excel 16 para a construção de um banco de dados e a disposição da estatística descritiva. Resultados: Todos os participantes da pesquisa apresentaram algum nível de estado de ansiedade. Para amenizar o impacto psicológico causado pela pandemia foi observado como principais estratégias de enfrentamento: conversar com amigos e/ou familiares virtualmente, utilizar redes sociais, realizar atividades domésticas e expectativas geradas foram retornar as atividades presenciais, fazer novos amigos na universidade e concluir o curso. Vale destacar que a maioria mencionou não se sentir completamente preparado emocionalmente para o retorno das aulas presenciais. Conclusão: Este estudo verificou que todos os alunos apresentaram algum nível de ansiedade, demonstrando que essa condição esteve altamente prevalente entre os participantes, no entanto, esses buscaram amenizar a ansiedade utilizando algumas estratégias como conversar com amigos, usar redes socias e realizar atividade doméstica. Também verbalizaram ter expectativas quanto o retorno das aulas presenciais. Por estes aspectos, recomenda-se que a IES estabeleça um plano de apoio emocional para o retorno presenciais das atividades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 2021-10-18T14:07:10Z 2021-10-18 2021-10-18T14:07:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505 ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). 2021. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). 2021. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744511627165696 |