Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Joane Paloma de Souto.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505
Resumo: A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa que pode se apresentar clinicamente com quadros assintomáticos ou mesmo com sintomas respiratórios graves. Sua propagação em março de 2020 se elevou a nível global, sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde o estado de Pandemia. Com isso foram recomendadas medidas de isolamento social, fechamento de escolas, universidades e comércios não essenciais para evitar o surgimento de novos casos e o aumento do número de mortes. A comunidade acadêmica foi uma das populações que mais sofreram mudanças na sua rotina, em especial, os discentes, os quais foram mais expostos a situações geradoras de ansiedade. Objetivo: Investigar a prevalência de níveis de ansiedade em estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e as estratégias de enfrentamento e expectativas acadêmicas e profissionais para o período pós pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A coleta foi realizada no período de março a abril de 2021 através de um formulário eletrônico on-line viabilizado pelo aplicativo Google Forms, onde utilizou-se dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade Estado (IDATE-E). Participaram da pesquisa 36 estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade do interior da Paraíba, que estavam matriculados no respectivo período letivo de 2020.1. Foi utilizado o Microsft Excel 16 para a construção de um banco de dados e a disposição da estatística descritiva. Resultados: Todos os participantes da pesquisa apresentaram algum nível de estado de ansiedade. Para amenizar o impacto psicológico causado pela pandemia foi observado como principais estratégias de enfrentamento: conversar com amigos e/ou familiares virtualmente, utilizar redes sociais, realizar atividades domésticas e expectativas geradas foram retornar as atividades presenciais, fazer novos amigos na universidade e concluir o curso. Vale destacar que a maioria mencionou não se sentir completamente preparado emocionalmente para o retorno das aulas presenciais. Conclusão: Este estudo verificou que todos os alunos apresentaram algum nível de ansiedade, demonstrando que essa condição esteve altamente prevalente entre os participantes, no entanto, esses buscaram amenizar a ansiedade utilizando algumas estratégias como conversar com amigos, usar redes socias e realizar atividade doméstica. Também verbalizaram ter expectativas quanto o retorno das aulas presenciais. Por estes aspectos, recomenda-se que a IES estabeleça um plano de apoio emocional para o retorno presenciais das atividades.
id UFCG_ba26762f0a4c2fb3496c4b698628ccd0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21505
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).Anxiety, strategies and expectations of nursing students at a university in Paraíba in the pandemic (Covid-19).Ansiedad, estrategias y expectativas de los estudiantes de enfermería de una universidad de Paraíba en la pandemia (Covid-19).Saúde mentalAnsiedadeDoença infecciosa - covid-19Saúde mental - isolamento socialEnfermagem - estudante - ansiedadePandemia - saúde mentalEstudante de enfermagem - covid-19Mental healthAnxietyInfectious disease - covid-19Mental health - social isolationNursing - Student - AnxietyPandemic - mental healthNursing student - covid-19Salud mentalAnsiedadEnfermedad infecciosa - covid-19Salud mental - aislamiento socialEnfermería - Estudiante - AnsiedadPandemia - salud mentalEstudiante de enfermería - covid-19EnfermagemA Covid-19 é uma doença infectocontagiosa que pode se apresentar clinicamente com quadros assintomáticos ou mesmo com sintomas respiratórios graves. Sua propagação em março de 2020 se elevou a nível global, sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde o estado de Pandemia. Com isso foram recomendadas medidas de isolamento social, fechamento de escolas, universidades e comércios não essenciais para evitar o surgimento de novos casos e o aumento do número de mortes. A comunidade acadêmica foi uma das populações que mais sofreram mudanças na sua rotina, em especial, os discentes, os quais foram mais expostos a situações geradoras de ansiedade. Objetivo: Investigar a prevalência de níveis de ansiedade em estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e as estratégias de enfrentamento e expectativas acadêmicas e profissionais para o período pós pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A coleta foi realizada no período de março a abril de 2021 através de um formulário eletrônico on-line viabilizado pelo aplicativo Google Forms, onde utilizou-se dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade Estado (IDATE-E). Participaram da pesquisa 36 estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade do interior da Paraíba, que estavam matriculados no respectivo período letivo de 2020.1. Foi utilizado o Microsft Excel 16 para a construção de um banco de dados e a disposição da estatística descritiva. Resultados: Todos os participantes da pesquisa apresentaram algum nível de estado de ansiedade. Para amenizar o impacto psicológico causado pela pandemia foi observado como principais estratégias de enfrentamento: conversar com amigos e/ou familiares virtualmente, utilizar redes sociais, realizar atividades domésticas e expectativas geradas foram retornar as atividades presenciais, fazer novos amigos na universidade e concluir o curso. Vale destacar que a maioria mencionou não se sentir completamente preparado emocionalmente para o retorno das aulas presenciais. Conclusão: Este estudo verificou que todos os alunos apresentaram algum nível de ansiedade, demonstrando que essa condição esteve altamente prevalente entre os participantes, no entanto, esses buscaram amenizar a ansiedade utilizando algumas estratégias como conversar com amigos, usar redes socias e realizar atividade doméstica. Também verbalizaram ter expectativas quanto o retorno das aulas presenciais. Por estes aspectos, recomenda-se que a IES estabeleça um plano de apoio emocional para o retorno presenciais das atividades.Covid-19 is an infectious disease that can present clinically with asymptomatic conditions or even with severe respiratory symptoms. Its spread in March 2020 has risen to the global level, being declared by the World Health Organization as the Pandemic state. Thus, measures of social isolation, closure were recommended. of schools, universities and non-essential businesses to prevent the emergence of new cases and the increase in the number of deaths. The academic community was one of the populations that most underwent changes in their routine, especially the students, who were more exposed to anxiety-producing situations. Objective: To investigate the prevalence of anxiety levels in nursing students during the Covid-19 pandemic and coping strategies and academic and professional expectations for the post-pandemic period. Methodology: It is of an exploratory-descriptive cross-sectional study with a quantitative approach. THE collection was carried out from March to April 2021 through an electronic form online made possible by the Google Forms application, where two instruments were used, one sociodemographic questionnaire and the State Anxiety Inventory (IDATE-E). participated of research 36 undergraduate nursing students from a University of interior of Paraíba, who were enrolled in the respective academic period of 2020.1. Was Microsft Excel 16 was used for the construction of a database and the layout of the Descriptive statistics. Results: All survey participants had some level of anxiety state. To alleviate the psychological impact caused by the pandemic, it was observed as main coping strategies: talking to friends and/or family virtually, using social networks, performing domestic activities and generated expectations were return to face-to-face activities, make new friends at the university and complete the course. Valley highlight that most mentioned not feeling completely prepared emotionally to the return of in-person classes. Conclusion: This study found that all students showed some level of anxiety, demonstrating that this condition was highly prevalent among the participants, however, they sought to alleviate anxiety using some strategies like talking to friends, using social networks and doing activities domestic. They also expressed expectations regarding the return of in-person classes. Per these aspects, it is recommended that the HEI establish an emotional support plan for the return in-person activities.Covid-19 es una enfermedad infecciosa que puede presentarse clínicamente con condiciones asintomáticas o incluso con síntomas respiratorios graves. Está extendido en Marzo de 2020 ha subido a nivel mundial, siendo declarado por la Organización Mundial de la Salud como el Estado pandémico. Por lo tanto, se recomendaron medidas de aislamiento social, cierre. de escuelas, universidades y empresas no imprescindibles para prevenir la aparición de nuevos casos y el aumento del número de muertes. La comunidad académica fue una de las poblaciones que más sufrieron cambios en su rutina, especialmente los estudiantes, que estaban más expuestos a situaciones que producen ansiedad. Objetivo: Investigar la prevalencia de niveles de ansiedad en estudiantes de enfermería durante la pandemia Covid-19 y estrategias de afrontamiento y expectativas académicas y profesionales para el período posterior a la pandemia. Metodología: es de un estudio transversal descriptivo-exploratorio con abordaje cuantitativo. LOS La recolección se realizó de marzo a abril de 2021 a través de un formulario electrónico. online hecho posible por la aplicación Google Forms, donde se utilizaron dos instrumentos, uno cuestionario sociodemográfico y el Inventario Estatal de Ansiedad (IDATE-E). participó de investigación 36 estudiantes de pregrado en enfermería de una Universidad de interior de Paraíba, quienes se inscribieron en el respectivo período académico de 2020. Era Microsft Excel 16 se utilizó para la construcción de una base de datos y el diseño de la Estadísticas descriptivas. Resultados: Todos los participantes de la encuesta tenían algún nivel de estado de ansiedad. Para paliar el impacto psicológico causado por la pandemia, se observadas como principales estrategias de afrontamiento: hablar con amigos y / o familiares virtualmente, el uso de las redes sociales, la realización de actividades domésticas y las expectativas generadas fueron Vuelve a las actividades presenciales, haz nuevos amigos en la universidad y completa el curso. Valle destacar que la mayoría mencionó no sentirse completamente preparado emocionalmente para el regreso de las clases presenciales. Conclusión: este estudio encontró que todos los estudiantes mostró cierto nivel de ansiedad, demostrando que esta condición era altamente prevalente entre los participantes, sin embargo, buscaron aliviar la ansiedad utilizando algunas estrategias como hablar con amigos, usar las redes sociales y realizar actividades Doméstico. También expresaron expectativas con respecto al regreso de las clases presenciales. Por estos aspectos, se recomienda que la IES establezca un plan de apoyo emocional para el regreso actividades en persona.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva.PASCOAL, F. F. S.FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOALPASCOAL, FFS.http://lattes.cnpq.br/5199220432380152FIGUEIRÊDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.OLIVEIRA, D. S. T. deOLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARESOLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T.http://lattes.cnpq.br/5852668941136839NAGASHIMA, Alynne Saraiva Mendonça.SARAIVA, Alynne MendonçaAlynne Mendonça SARAIVAAlynne Mendonça Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029ARAÚJO, Joane Paloma de Souto.2021-09-302021-10-18T14:07:10Z2021-10-182021-10-18T14:07:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). 2021. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T15:24:44Zoai:localhost:riufcg/21505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T15:24:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
Anxiety, strategies and expectations of nursing students at a university in Paraíba in the pandemic (Covid-19).
Ansiedad, estrategias y expectativas de los estudiantes de enfermería de una universidad de Paraíba en la pandemia (Covid-19).
title Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
spellingShingle Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto.
Saúde mental
Ansiedade
Doença infecciosa - covid-19
Saúde mental - isolamento social
Enfermagem - estudante - ansiedade
Pandemia - saúde mental
Estudante de enfermagem - covid-19
Mental health
Anxiety
Infectious disease - covid-19
Mental health - social isolation
Nursing - Student - Anxiety
Pandemic - mental health
Nursing student - covid-19
Salud mental
Ansiedad
Enfermedad infecciosa - covid-19
Salud mental - aislamiento social
Enfermería - Estudiante - Ansiedad
Pandemia - salud mental
Estudiante de enfermería - covid-19
Enfermagem
title_short Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
title_full Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
title_fullStr Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
title_full_unstemmed Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
title_sort Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19).
author ARAÚJO, Joane Paloma de Souto.
author_facet ARAÚJO, Joane Paloma de Souto.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva.
PASCOAL, F. F. S.
FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOAL
PASCOAL, FFS.
http://lattes.cnpq.br/5199220432380152
FIGUEIRÊDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.
OLIVEIRA, D. S. T. de
OLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARES
OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T.
http://lattes.cnpq.br/5852668941136839
NAGASHIMA, Alynne Saraiva Mendonça.
SARAIVA, Alynne Mendonça
Alynne Mendonça SARAIVA
Alynne Mendonça Saraiva
http://lattes.cnpq.br/8869678305441029
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Joane Paloma de Souto.
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Ansiedade
Doença infecciosa - covid-19
Saúde mental - isolamento social
Enfermagem - estudante - ansiedade
Pandemia - saúde mental
Estudante de enfermagem - covid-19
Mental health
Anxiety
Infectious disease - covid-19
Mental health - social isolation
Nursing - Student - Anxiety
Pandemic - mental health
Nursing student - covid-19
Salud mental
Ansiedad
Enfermedad infecciosa - covid-19
Salud mental - aislamiento social
Enfermería - Estudiante - Ansiedad
Pandemia - salud mental
Estudiante de enfermería - covid-19
Enfermagem
topic Saúde mental
Ansiedade
Doença infecciosa - covid-19
Saúde mental - isolamento social
Enfermagem - estudante - ansiedade
Pandemia - saúde mental
Estudante de enfermagem - covid-19
Mental health
Anxiety
Infectious disease - covid-19
Mental health - social isolation
Nursing - Student - Anxiety
Pandemic - mental health
Nursing student - covid-19
Salud mental
Ansiedad
Enfermedad infecciosa - covid-19
Salud mental - aislamiento social
Enfermería - Estudiante - Ansiedad
Pandemia - salud mental
Estudiante de enfermería - covid-19
Enfermagem
description A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa que pode se apresentar clinicamente com quadros assintomáticos ou mesmo com sintomas respiratórios graves. Sua propagação em março de 2020 se elevou a nível global, sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde o estado de Pandemia. Com isso foram recomendadas medidas de isolamento social, fechamento de escolas, universidades e comércios não essenciais para evitar o surgimento de novos casos e o aumento do número de mortes. A comunidade acadêmica foi uma das populações que mais sofreram mudanças na sua rotina, em especial, os discentes, os quais foram mais expostos a situações geradoras de ansiedade. Objetivo: Investigar a prevalência de níveis de ansiedade em estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e as estratégias de enfrentamento e expectativas acadêmicas e profissionais para o período pós pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A coleta foi realizada no período de março a abril de 2021 através de um formulário eletrônico on-line viabilizado pelo aplicativo Google Forms, onde utilizou-se dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade Estado (IDATE-E). Participaram da pesquisa 36 estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade do interior da Paraíba, que estavam matriculados no respectivo período letivo de 2020.1. Foi utilizado o Microsft Excel 16 para a construção de um banco de dados e a disposição da estatística descritiva. Resultados: Todos os participantes da pesquisa apresentaram algum nível de estado de ansiedade. Para amenizar o impacto psicológico causado pela pandemia foi observado como principais estratégias de enfrentamento: conversar com amigos e/ou familiares virtualmente, utilizar redes sociais, realizar atividades domésticas e expectativas geradas foram retornar as atividades presenciais, fazer novos amigos na universidade e concluir o curso. Vale destacar que a maioria mencionou não se sentir completamente preparado emocionalmente para o retorno das aulas presenciais. Conclusão: Este estudo verificou que todos os alunos apresentaram algum nível de ansiedade, demonstrando que essa condição esteve altamente prevalente entre os participantes, no entanto, esses buscaram amenizar a ansiedade utilizando algumas estratégias como conversar com amigos, usar redes socias e realizar atividade doméstica. Também verbalizaram ter expectativas quanto o retorno das aulas presenciais. Por estes aspectos, recomenda-se que a IES estabeleça um plano de apoio emocional para o retorno presenciais das atividades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
2021-10-18T14:07:10Z
2021-10-18
2021-10-18T14:07:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). 2021. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505
identifier_str_mv ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). 2021. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744511627165696