Representações sociais da alimentação saudável de adolescentes de escolas públicas paraibanas: um estudo comparativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Mirelle de Alcântara.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19995
Resumo: O processo de transição nutricional, que se caracteriza por mudanças nos padrões alimentares, está se tomando cada vez mais evidente. Nesse contexto, encontra-se a fase da adolescência que merece uma atenção especial, principalmente no que diz respeito a três importantes: nutrição. mídia e o âmbito escolar. Dessa forma, a referida pesquisa teve como objetivo geral conhecer as Representações sociais acerca da alimentação de adolescentes de dois municípios do Estado da Paraíba. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo qualitativo com aplicação de questionário semi-dirigido do tipo aberto. Participaram da pesquisa 50 adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, de duas escolas públicas, das cidades de Pocinhos e Campina Grande, ambas do Estado da Paraíba. Nesse sentido, pôde-se observar que os adolescentes apresentam representações bem elaboradas sobre alimentação saudável, no entanto não a colocam em prática, por diversas barreiras, sejam eles os sabores dos alimentos saudáveis ou as tentações dos alimentos considerados, por eles, como "besteiras"'. o que pode ser evidenciado através na análise do consumo alimentar diário, descrito pelos mesmos em um dos questionamentos. Bem como, constatou-se que os principais meios de veiculação de informações onde os adolescentes obtêm conhecimentos sobre alimentação saudável são a TV e internet. A partir do exposto. constata-se a importância de ações educativas sobre alimentação saudável que vão além da informação. a qual faz parte de uma grande rede que abarca experiências vividas e anseios de mudanças futuras. Dessa maneira, é necessário prover de meios que forneçam ao adolescente segurança para adoção de uma alimentação saudável. No que diz respeito ao porte das cidades, não foram constatadas grandes diferenças, sendo assim apresentam representações semelhantes.
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Nesse contexto, encontra-se a fase da adolescência que merece uma atenção especial, principalmente no que diz respeito a três importantes: nutrição. mídia e o âmbito escolar. Dessa forma, a referida pesquisa teve como objetivo geral conhecer as Representações sociais acerca da alimentação de adolescentes de dois municípios do Estado da Paraíba. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo qualitativo com aplicação de questionário semi-dirigido do tipo aberto. Participaram da pesquisa 50 adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, de duas escolas públicas, das cidades de Pocinhos e Campina Grande, ambas do Estado da Paraíba. Nesse sentido, pôde-se observar que os adolescentes apresentam representações bem elaboradas sobre alimentação saudável, no entanto não a colocam em prática, por diversas barreiras, sejam eles os sabores dos alimentos saudáveis ou as tentações dos alimentos considerados, por eles, como "besteiras"'. o que pode ser evidenciado através na análise do consumo alimentar diário, descrito pelos mesmos em um dos questionamentos. Bem como, constatou-se que os principais meios de veiculação de informações onde os adolescentes obtêm conhecimentos sobre alimentação saudável são a TV e internet. A partir do exposto. constata-se a importância de ações educativas sobre alimentação saudável que vão além da informação. a qual faz parte de uma grande rede que abarca experiências vividas e anseios de mudanças futuras. Dessa maneira, é necessário prover de meios que forneçam ao adolescente segurança para adoção de uma alimentação saudável. No que diz respeito ao porte das cidades, não foram constatadas grandes diferenças, sendo assim apresentam representações semelhantes.The nutritional transition process, which is characterized by changes in eating patterns, it is becoming increasingly evident. ln this context, is the adolescent phase that deserves special attention, especially with regard to three important factors: nutrition, media and the school environment. Thereby, the said research bad. as general objective understand the social representations about the feeding of teenagers from two cities in Paraíba. For this, was developed a qualitative descriptive study with semi-structured questionnaire open type.Participated in the research 50 adolescents between 15 and 17 years old,from two public schools, in the cities of Pocinhos and Campina Grande. both of Paraíba.ln this sense, it could be observed that teenagers have elaborate representations about healthy eating,however not put into practice by various barriers, whether the flavors of healthy foods or the temptations of food considered by them as "crap", which can be evidenced through the analysis of daily food consumption, described by them in one of the questions.Furthermore, it was observed that the participants showed a self-critical view when evaluating their daily feed as not healthy.As well, it was verified that tbe principal means o f communication where teenagers get knowledge about healthy eating are the TV and intemet.Ftom the foregoing, observes the importance of educational actions about healthy eating that go beyond the information,which is part of a large network that includes lived experiences and aspirations of future changes.Therefore, it is necessary to provide means to supply security for adolescents adopt healthy eating.With regard to the size of cities, large differences were not found,therefore show similar representations.El proceso de transición nutricional, que se caracteriza por cambios en los patrones. comida, es cada vez más evidente. En este contexto, está la fase de la adolescencia que merece una atención especial, especialmente en lo que respecta a tres importantes: nutrición. los medios de comunicación y el entorno escolar. Por lo tanto, la investigación mencionada tenía como objetivo general conocer las representaciones sociales sobre la alimentación de adolescentes de dos municipios del Estado de Paraíba. Por esto, un estudio descriptivo cualitativo con aplicación de cuestionario abierto semidirigido. En la investigación participaron 50 adolescentes de entre 15 y 17 años de dos escuelas. de las ciudades de Pocinhos y Campina Grande, ambas en el Estado de Paraíba. En este sentido, se pudo observar que los adolescentes presentan buenas representaciones. elaborados sobre la alimentación saludable, sin embargo, no la ponen en práctica, por diferentes barreras, ya sean los sabores de los alimentos saludables o las tentaciones de alimentos considerados por ellos como "tonterías" ». lo que se puede evidenciar a través de en el análisis del consumo diario de alimentos, descrito por ellos en uno de los preguntas. Además, se constató que los principales medios de difusión información donde los adolescentes obtienen conocimientos sobre alimentación saludable son la televisión e internet. De lo anterior. se nota la importancia de las acciones educativas sobre alimentación saludable que van más allá de la información. que es parte de una gran red que engloba las experiencias vividas y las aspiraciones de cambios futuros. De esta manera, es necesario proporcionar los medios que brinden seguridad al adolescente para adoptar un alimentación saludable. En cuanto al tamaño de las ciudades, no grandes diferencias, por lo que presentan representaciones similares.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFEITOSA, Izayana Pereira.FEITOSA, I. P.http://lattes.cnpq.br/5365348809105212SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.FILHO, José Justino.JUSTINO FILHO, J.FILHO, JOSÉ JUSTINOhttp://lattes.cnpq.br/9425252130057715MARTINS, Mirelle de Alcântara.2015-02-252021-07-12T18:43:14Z2021-07-122021-07-12T18:43:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19995MARTINS, Mirelle de Alcântara. Representações Sociais da Alimentação Saudável de Adolescentes de Escolas Públicas Paraibanas: um estudo comparativo. 2015. 65fl. 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