Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, José Carlielson da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420
Resumo: A segmentação de mercado é uma importante ferramenta de marketing, por meio dela é possível identificar consumidores com comportamentos homogêneos e assim ofertar produtos e serviços a fim de satisfazê-los. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar quais elementos da segmentação de mercado são utilizados por um supermercado localizado no município de Sousa, Sertão Paraibano. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir de um estudo no supermercado e de um levantamento bibliográfico, a coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que a empresa em estudo mesmo sem um conhecimento teórico bem fundamentado sobre a segmentação de mercado ela aplica de modo informal algumas estratégias da segmentação de mercado, como a segmentação geográfica e comportamental, além de identificar seu público – alvo e o perfil de seus clientes. Recomenda-se que em pesquisas futuras sejam utilizados casos múltiplos para gerar evidências mais abrangentes.
id UFCG_ba97080cf9c94b05eaabd3b40bda5b88
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25420
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.Market segmentation: Study in a supermarket in the city of Sousa - PB.MarketingEstratégicaMercado VarejistaMarketingStrategyRetail MarketArtigoA segmentação de mercado é uma importante ferramenta de marketing, por meio dela é possível identificar consumidores com comportamentos homogêneos e assim ofertar produtos e serviços a fim de satisfazê-los. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar quais elementos da segmentação de mercado são utilizados por um supermercado localizado no município de Sousa, Sertão Paraibano. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir de um estudo no supermercado e de um levantamento bibliográfico, a coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que a empresa em estudo mesmo sem um conhecimento teórico bem fundamentado sobre a segmentação de mercado ela aplica de modo informal algumas estratégias da segmentação de mercado, como a segmentação geográfica e comportamental, além de identificar seu público – alvo e o perfil de seus clientes. Recomenda-se que em pesquisas futuras sejam utilizados casos múltiplos para gerar evidências mais abrangentes.Market segmentation is an important marketing tool, through which is possible to identify consumers with homogeneous behaviors and, consequently, offer products and services in order to satisfy them. Thereby, the main goal of this article lies on analyzing the market segmentation in a supermarket located in Sousa, a county from Paraiba State west, Brazil. In order to achieve this goal, the methodological procedures were based on a case study and a bibliographic survey; the data collection was carried out through a semi-structured interview. Therefore, it is concluded that the company under study, even without a wellfounded theoretical knowledge about market segmentation, applies, informally, some market segmentation strategies, such as geographic and behavioral segmentation, as well as identify its target audience and customers’ profile. Nevertheless, a limitation of this research was due to the fact that it was provided, by the company, only one employee to be interviewed. Finally, it is recommended that, in a future research, a larger number of cases to be used in order to generate more comprehensive evidence.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGCOSTA, Rubenia de Oliveira.COSTA, R. O.http://lattes.cnpq.br/0790230556773806ROSADO, Érika Lira.ROSADO, E. L.BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.SILVA, José Carlielson da.2022-03-252022-06-01T18:48:01Z2022-06-012022-06-01T18:48:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420SILVA, José Carlielson da. Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB, 2022. 30fl. Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-01T18:48:02Zoai:localhost:riufcg/25420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-01T18:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
Market segmentation: Study in a supermarket in the city of Sousa - PB.
title Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
spellingShingle Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
SILVA, José Carlielson da.
Marketing
Estratégica
Mercado Varejista
Marketing
Strategy
Retail Market
Artigo
title_short Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
title_full Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
title_fullStr Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
title_full_unstemmed Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
title_sort Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.
author SILVA, José Carlielson da.
author_facet SILVA, José Carlielson da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Rubenia de Oliveira.
COSTA, R. O.
http://lattes.cnpq.br/0790230556773806
ROSADO, Érika Lira.
ROSADO, E. L.
BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
BARBOSA, M. F. N.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, José Carlielson da.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Estratégica
Mercado Varejista
Marketing
Strategy
Retail Market
Artigo
topic Marketing
Estratégica
Mercado Varejista
Marketing
Strategy
Retail Market
Artigo
description A segmentação de mercado é uma importante ferramenta de marketing, por meio dela é possível identificar consumidores com comportamentos homogêneos e assim ofertar produtos e serviços a fim de satisfazê-los. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar quais elementos da segmentação de mercado são utilizados por um supermercado localizado no município de Sousa, Sertão Paraibano. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir de um estudo no supermercado e de um levantamento bibliográfico, a coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que a empresa em estudo mesmo sem um conhecimento teórico bem fundamentado sobre a segmentação de mercado ela aplica de modo informal algumas estratégias da segmentação de mercado, como a segmentação geográfica e comportamental, além de identificar seu público – alvo e o perfil de seus clientes. Recomenda-se que em pesquisas futuras sejam utilizados casos múltiplos para gerar evidências mais abrangentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-25
2022-06-01T18:48:01Z
2022-06-01
2022-06-01T18:48:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420
SILVA, José Carlielson da. Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB, 2022. 30fl. Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420
identifier_str_mv SILVA, José Carlielson da. Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB, 2022. 30fl. Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744541575544832