Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, João Pedro Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255859
Resumo: O propósito deste trabalho é descrever as principais mudanças que vêm acontecendo no varejo nos últimos anos. A importância das marcas nativas digitais e verticais nesse cenário, com suas principais características conceituais e operacionais, busca-se identificar os motivos pelos quais essas marcas estão expandindo no mercado offline (O2O - online to offline), logo, a relação de benefícios adquiridos na atuação desses canais em conjunto. Nesse sentido, podemos elencar três principais motivos: a geração Z com preferência de compra no modelo híbrido, o avanço na tecnologia mais acessível e a importância na formação de conexão forte com os consumidores. Para isso, foi realizada a análise de estudos de casos de marcas pioneiras no mercado, assim como entrevista com marca nativa digital no segmento de vinhos em lata com a estratégia de expansão offline.
id UFRGS-2_2a1d25183292bb936f060c10216b6188
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255859
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, João Pedro RosaLuce, Fernando Bins2023-03-18T03:30:45Z2021http://hdl.handle.net/10183/255859001160438O propósito deste trabalho é descrever as principais mudanças que vêm acontecendo no varejo nos últimos anos. A importância das marcas nativas digitais e verticais nesse cenário, com suas principais características conceituais e operacionais, busca-se identificar os motivos pelos quais essas marcas estão expandindo no mercado offline (O2O - online to offline), logo, a relação de benefícios adquiridos na atuação desses canais em conjunto. Nesse sentido, podemos elencar três principais motivos: a geração Z com preferência de compra no modelo híbrido, o avanço na tecnologia mais acessível e a importância na formação de conexão forte com os consumidores. Para isso, foi realizada a análise de estudos de casos de marcas pioneiras no mercado, assim como entrevista com marca nativa digital no segmento de vinhos em lata com a estratégia de expansão offline.The purpose of this work is to describe the main changes that have been happening in retail in the last years. The importance of native digital and vertical brands in this scenario, with their main conceptual and operational characteristics, seeks to understand the reasons why these brands are expanding in the offline market (O2O - online to offline), therefore, the relationship of benefits acquired in the performance of these channels together. In this sense, we can list three main reasons: generation Z with a preference to buy in the hybrid model, the advance in more accessible technology and the importance of forming a strong connection with consumers. For this, case studies of pioneering brands in the market were analyzed, as well as an interview with a digital native brand in the canned wines segment with the offline expansion strategy.application/pdfporComércio eletrônicoEstratégia de vendaEstratégia de marketingVarejoEcommerceOnline retailOffline retailBusiness expansionMarket strategyExpansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160438.pdf.txt001160438.pdf.txtExtracted Texttext/plain70447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/2/001160438.pdf.txt5408762bd1752b682ec1d463490f9c24MD52ORIGINAL001160438.pdfTexto completoapplication/pdf1976786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/1/001160438.pdf6c1c32fba1c5aaec3dca34ed8cbe2c18MD5110183/2558592023-03-19 03:33:57.547431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
title Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
spellingShingle Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
Silveira, João Pedro Rosa
Comércio eletrônico
Estratégia de venda
Estratégia de marketing
Varejo
Ecommerce
Online retail
Offline retail
Business expansion
Market strategy
title_short Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
title_full Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
title_fullStr Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
title_full_unstemmed Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
title_sort Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
author Silveira, João Pedro Rosa
author_facet Silveira, João Pedro Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, João Pedro Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Estratégia de venda
Estratégia de marketing
Varejo
topic Comércio eletrônico
Estratégia de venda
Estratégia de marketing
Varejo
Ecommerce
Online retail
Offline retail
Business expansion
Market strategy
dc.subject.eng.fl_str_mv Ecommerce
Online retail
Offline retail
Business expansion
Market strategy
description O propósito deste trabalho é descrever as principais mudanças que vêm acontecendo no varejo nos últimos anos. A importância das marcas nativas digitais e verticais nesse cenário, com suas principais características conceituais e operacionais, busca-se identificar os motivos pelos quais essas marcas estão expandindo no mercado offline (O2O - online to offline), logo, a relação de benefícios adquiridos na atuação desses canais em conjunto. Nesse sentido, podemos elencar três principais motivos: a geração Z com preferência de compra no modelo híbrido, o avanço na tecnologia mais acessível e a importância na formação de conexão forte com os consumidores. Para isso, foi realizada a análise de estudos de casos de marcas pioneiras no mercado, assim como entrevista com marca nativa digital no segmento de vinhos em lata com a estratégia de expansão offline.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-18T03:30:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160438
url http://hdl.handle.net/10183/255859
identifier_str_mv 001160438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/2/001160438.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/1/001160438.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5408762bd1752b682ec1d463490f9c24
6c1c32fba1c5aaec3dca34ed8cbe2c18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447333756731392