Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255859 |
Resumo: | O propósito deste trabalho é descrever as principais mudanças que vêm acontecendo no varejo nos últimos anos. A importância das marcas nativas digitais e verticais nesse cenário, com suas principais características conceituais e operacionais, busca-se identificar os motivos pelos quais essas marcas estão expandindo no mercado offline (O2O - online to offline), logo, a relação de benefícios adquiridos na atuação desses canais em conjunto. Nesse sentido, podemos elencar três principais motivos: a geração Z com preferência de compra no modelo híbrido, o avanço na tecnologia mais acessível e a importância na formação de conexão forte com os consumidores. Para isso, foi realizada a análise de estudos de casos de marcas pioneiras no mercado, assim como entrevista com marca nativa digital no segmento de vinhos em lata com a estratégia de expansão offline. |
id |
UFRGS-2_2a1d25183292bb936f060c10216b6188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255859 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, João Pedro RosaLuce, Fernando Bins2023-03-18T03:30:45Z2021http://hdl.handle.net/10183/255859001160438O propósito deste trabalho é descrever as principais mudanças que vêm acontecendo no varejo nos últimos anos. A importância das marcas nativas digitais e verticais nesse cenário, com suas principais características conceituais e operacionais, busca-se identificar os motivos pelos quais essas marcas estão expandindo no mercado offline (O2O - online to offline), logo, a relação de benefícios adquiridos na atuação desses canais em conjunto. Nesse sentido, podemos elencar três principais motivos: a geração Z com preferência de compra no modelo híbrido, o avanço na tecnologia mais acessível e a importância na formação de conexão forte com os consumidores. Para isso, foi realizada a análise de estudos de casos de marcas pioneiras no mercado, assim como entrevista com marca nativa digital no segmento de vinhos em lata com a estratégia de expansão offline.The purpose of this work is to describe the main changes that have been happening in retail in the last years. The importance of native digital and vertical brands in this scenario, with their main conceptual and operational characteristics, seeks to understand the reasons why these brands are expanding in the offline market (O2O - online to offline), therefore, the relationship of benefits acquired in the performance of these channels together. In this sense, we can list three main reasons: generation Z with a preference to buy in the hybrid model, the advance in more accessible technology and the importance of forming a strong connection with consumers. For this, case studies of pioneering brands in the market were analyzed, as well as an interview with a digital native brand in the canned wines segment with the offline expansion strategy.application/pdfporComércio eletrônicoEstratégia de vendaEstratégia de marketingVarejoEcommerceOnline retailOffline retailBusiness expansionMarket strategyExpansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160438.pdf.txt001160438.pdf.txtExtracted Texttext/plain70447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/2/001160438.pdf.txt5408762bd1752b682ec1d463490f9c24MD52ORIGINAL001160438.pdfTexto completoapplication/pdf1976786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/1/001160438.pdf6c1c32fba1c5aaec3dca34ed8cbe2c18MD5110183/2558592023-03-19 03:33:57.547431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso |
title |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso |
spellingShingle |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso Silveira, João Pedro Rosa Comércio eletrônico Estratégia de venda Estratégia de marketing Varejo Ecommerce Online retail Offline retail Business expansion Market strategy |
title_short |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso |
title_full |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso |
title_fullStr |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso |
title_sort |
Expansão de marcas nativas, verticais e digitais no canal offline : um estudo de caso |
author |
Silveira, João Pedro Rosa |
author_facet |
Silveira, João Pedro Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, João Pedro Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Estratégia de venda Estratégia de marketing Varejo |
topic |
Comércio eletrônico Estratégia de venda Estratégia de marketing Varejo Ecommerce Online retail Offline retail Business expansion Market strategy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ecommerce Online retail Offline retail Business expansion Market strategy |
description |
O propósito deste trabalho é descrever as principais mudanças que vêm acontecendo no varejo nos últimos anos. A importância das marcas nativas digitais e verticais nesse cenário, com suas principais características conceituais e operacionais, busca-se identificar os motivos pelos quais essas marcas estão expandindo no mercado offline (O2O - online to offline), logo, a relação de benefícios adquiridos na atuação desses canais em conjunto. Nesse sentido, podemos elencar três principais motivos: a geração Z com preferência de compra no modelo híbrido, o avanço na tecnologia mais acessível e a importância na formação de conexão forte com os consumidores. Para isso, foi realizada a análise de estudos de casos de marcas pioneiras no mercado, assim como entrevista com marca nativa digital no segmento de vinhos em lata com a estratégia de expansão offline. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-18T03:30:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255859 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001160438 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255859 |
identifier_str_mv |
001160438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/2/001160438.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255859/1/001160438.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5408762bd1752b682ec1d463490f9c24 6c1c32fba1c5aaec3dca34ed8cbe2c18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447333756731392 |