As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815
Resumo: A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora.
id UFCG_baae389555b3201e003e90ec1fd0b341
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23815
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Information and Communication Technologies in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School.Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEnsinoAprendizagemAnos IniciaisEnsino FundamentalInformation and Communication TechnologiesTeachingLearningInitial YearsElementary SchoolEducação.A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora.The research focuses on the use of Information and Communication Technologies in the classroom. From this theme arose the problem: how are Information and Communication Technologies used as a pedagogical practice in the Early Years? And the general objective of the research was: To analyze how teachers use Information and Communication Technologies in the teaching and learning process in the early years of the Initial Years of Elementary School in a public school in the city of Sousa-PB. The research methodology had a qualitative approach, two questionnaires were prepared in Google Form, one for teachers and another for school management. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis (2016). From the data analysis it was possible to understand that the few resources available in the school the teachers used as teaching methods, even in an interdisciplinary way, since some equipment needed maintenance, and that had not been made for a while, this harmed the use, since they wasted a lot of time trying to fix them. About the organization of pedagogical literacy practices with the use of Information and Communication Technologies at school, the interviewees spoke in a more superficial way, explained that planning takes place weekly, and use technological support tools following the supervisor's guidelines.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577PIRIS, Aparecida Carneiro.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.2020-12-182022-03-10T17:59:24Z2022-03-102022-03-10T17:59:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T13:42:47Zoai:localhost:riufcg/23815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T13:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Information and Communication Technologies in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School.
title As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
spellingShingle As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino
Aprendizagem
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Information and Communication Technologies
Teaching
Learning
Initial Years
Elementary School
Educação.
title_short As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_full As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_fullStr As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_sort As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
author SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.
author_facet SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
PIRIS, Aparecida Carneiro.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino
Aprendizagem
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Information and Communication Technologies
Teaching
Learning
Initial Years
Elementary School
Educação.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino
Aprendizagem
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Information and Communication Technologies
Teaching
Learning
Initial Years
Elementary School
Educação.
description A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2022-03-10T17:59:24Z
2022-03-10
2022-03-10T17:59:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815
SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815
identifier_str_mv SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528154820608