As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815 |
Resumo: | A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora. |
id |
UFCG_baae389555b3201e003e90ec1fd0b341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23815 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Information and Communication Technologies in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School.Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEnsinoAprendizagemAnos IniciaisEnsino FundamentalInformation and Communication TechnologiesTeachingLearningInitial YearsElementary SchoolEducação.A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora.The research focuses on the use of Information and Communication Technologies in the classroom. From this theme arose the problem: how are Information and Communication Technologies used as a pedagogical practice in the Early Years? And the general objective of the research was: To analyze how teachers use Information and Communication Technologies in the teaching and learning process in the early years of the Initial Years of Elementary School in a public school in the city of Sousa-PB. The research methodology had a qualitative approach, two questionnaires were prepared in Google Form, one for teachers and another for school management. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis (2016). From the data analysis it was possible to understand that the few resources available in the school the teachers used as teaching methods, even in an interdisciplinary way, since some equipment needed maintenance, and that had not been made for a while, this harmed the use, since they wasted a lot of time trying to fix them. About the organization of pedagogical literacy practices with the use of Information and Communication Technologies at school, the interviewees spoke in a more superficial way, explained that planning takes place weekly, and use technological support tools following the supervisor's guidelines.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577PIRIS, Aparecida Carneiro.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.2020-12-182022-03-10T17:59:24Z2022-03-102022-03-10T17:59:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T13:42:47Zoai:localhost:riufcg/23815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T13:42:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Information and Communication Technologies in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School. |
title |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
spellingShingle |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Aprendizagem Anos Iniciais Ensino Fundamental Information and Communication Technologies Teaching Learning Initial Years Elementary School Educação. |
title_short |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
title_full |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
title_fullStr |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
title_full_unstemmed |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
title_sort |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
author |
SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. |
author_facet |
SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MACHADO, Viviane Guidotti. GUIDOTTI, Viviane. http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 PIRIS, Aparecida Carneiro. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Aprendizagem Anos Iniciais Ensino Fundamental Information and Communication Technologies Teaching Learning Initial Years Elementary School Educação. |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Aprendizagem Anos Iniciais Ensino Fundamental Information and Communication Technologies Teaching Learning Initial Years Elementary School Educação. |
description |
A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 2022-03-10T17:59:24Z 2022-03-10 2022-03-10T17:59:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815 SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744528154820608 |