Estágio supervisionado - relatório.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Fabio Xavier.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23430
Resumo: A partir de 1976, foi iniciado no Brasil um planejamento para construção de rodovia a baixo custo, e a um dos tipos de solo estabilizado com emulsão asfáltica, foi um dos tipos de pavimento estudado neste planejamento. Com a disposição dos materiais locais, a pesquisa aqui citada estudará essa mistura para estabilização de base para pavimentação urbana. As emulsões betuminosas são usadas amplamente na conservação a construção de pavimentos, desde de um volume grande de tráfego, por exemplo estrada rurais. Apesar de já existir em muitas rodovias construídas com este tipo de pavimento, pode ser sentida uma deficiência muito grande, principalmente no que diz respeito à metodologia empregada para estes trabalhos. Portanto, é importante um estudo de pesquisa mais intensificado sobre a mistura para estabilização do sistema solo-emulsão asfáltica a fim de se estabelecer uma metodologia mais racional tanto para o dimensionamento, como para os estudos de laboratório, procurando-se aproximá-los das condições reais a que as misturas estarão sujeitas durante sua vida útil. Como esta pesquisa investigaremos as propriedades de um solo estabilizado como emulsão asfáltica, é fundamental o conhecimento das propriedades deste solo no seu estado natural, bem como o conhecimento das características da emulsão empregada. São quatro os solos que serão estabilizados com a emulsão asfáltica, e e devido a ser materiais encontrado em abundância e nas proximidades, implicará num baixo custo, com as mesmas condições de execução de um outro sistemas de mistura qualquer.
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