Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENCESLAU, Marcília do Nascimento.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15934
Resumo: A pesquisa teve como objetivo principal verificar a similaridade entre as disciplinas ofertadas nos currículos do Curso de Ciências Contábeis na Paraíba e a estrutura curricular mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos e bibliografias sobre o assunto em estudo. Foram selecionados os Projetos Pedagógicos Curriculares das cinco instituições de ensino superior públicas da Paraíba. Para alcançar o resultado, utilizou-se como metodologia a pesquisa de levantamento de dados, onde se obteve junto aos profissionais de ensino superior das IES’s os currículos disposto nos PPC’s (Projeto Pedagógico Curricular) de cada instituição relacionada. Deste modo, efetuou-se uma comparação entre os PPC’s e analisou-se a similaridade com o currículo proposto pela ONU para Instituições de Ensino Superior no Curso de Ciências Contábeis. As Instituições apresentaram, em média, cerca de 63 disciplinas compondo suas estruturas curriculares. No estado da Paraíba quem apresentou maior similaridade ao Currículo Mundial, foi a UFPB Campus João Pessoa com 83% e a que menos apresentou similaridade foi a UEPB Campus Monteiro com 51%. Observou-se que, por outro lado, a UFPB Campus Mamanguape possui a maior quantidade de disciplinas associadas ao Conhecimento Prático sendo relacionadas a área de Contabilidade de Estágio. Observa-se que algumas disciplinas encontradas nas Estruturas Curriculares das IES’s não são disponibilizadas na estrutura do Currículo Mundial. Por fim, a média do nível de similaridade obtida na comparação das Estruturas Curriculares das IES’s e o Currículo Mundial foram de 74%. Diante do pressuposto, as Instituições pesquisadas apresentam um nível considerável de oferta de disciplinas similares ao Currículo Mundial, tendo em vista que os resultados atingiram um alto nível de consonância entre as disciplinas.
id UFCG_bb99a374e75adad988912c789aeee88e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15934
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.Curricula for Accounting Sciences courses at Paraíba Public IES: comparative analysis with the global curriculum structure proposed by the ONU..Currículo MundialInstituições de Ensino SuperiorDiretrizes CurricularesProfissional ContábilProcesso de HarmonizaçãoNormas ContábeisWorld CurriculumHigher education institutionsCurricular GuidelinesAccounting ProfessionalHarmonization ProcessAccounting StandardsContabilidadeA pesquisa teve como objetivo principal verificar a similaridade entre as disciplinas ofertadas nos currículos do Curso de Ciências Contábeis na Paraíba e a estrutura curricular mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos e bibliografias sobre o assunto em estudo. Foram selecionados os Projetos Pedagógicos Curriculares das cinco instituições de ensino superior públicas da Paraíba. Para alcançar o resultado, utilizou-se como metodologia a pesquisa de levantamento de dados, onde se obteve junto aos profissionais de ensino superior das IES’s os currículos disposto nos PPC’s (Projeto Pedagógico Curricular) de cada instituição relacionada. Deste modo, efetuou-se uma comparação entre os PPC’s e analisou-se a similaridade com o currículo proposto pela ONU para Instituições de Ensino Superior no Curso de Ciências Contábeis. As Instituições apresentaram, em média, cerca de 63 disciplinas compondo suas estruturas curriculares. No estado da Paraíba quem apresentou maior similaridade ao Currículo Mundial, foi a UFPB Campus João Pessoa com 83% e a que menos apresentou similaridade foi a UEPB Campus Monteiro com 51%. Observou-se que, por outro lado, a UFPB Campus Mamanguape possui a maior quantidade de disciplinas associadas ao Conhecimento Prático sendo relacionadas a área de Contabilidade de Estágio. Observa-se que algumas disciplinas encontradas nas Estruturas Curriculares das IES’s não são disponibilizadas na estrutura do Currículo Mundial. Por fim, a média do nível de similaridade obtida na comparação das Estruturas Curriculares das IES’s e o Currículo Mundial foram de 74%. Diante do pressuposto, as Instituições pesquisadas apresentam um nível considerável de oferta de disciplinas similares ao Currículo Mundial, tendo em vista que os resultados atingiram um alto nível de consonância entre as disciplinas.The research has as main objective to verify the similarity between the disciplines offered in the curricula of Public Higher Education Institutions of Accounting Course of Paraíba and the World Curriculum proposed by the UN / UNCTAD / ISAR. We performed a literature search, based on documents and bibliographies on the subject under study. The pedagogical projects Curriculum of Accounting Courses of IES's Public Paraíba, precisely the current 05 institutions were selected. To achieve the result, it was used as a methodology to data collection research, which revealed with professionals of higher education of the IES's willing curricula in PPC's (Education Program Curriculum) of each related institution. Thus, we performed a comparison between PPC's and analyzed the similarity to the curriculum proposed by the UN for Higher Education Institutions of the Accounting Course. The institutions had, on average, about 63 disciplines composing their curriculum structures. In the state of Paraíba who showed a greater similarity to the World Curriculum, was UFPB Campus João Pessoa with 83% and the least similarity was presented to UEPB Campus Monteiro with 51%. It was observed that, moreover, UFPB Campus Mamanguape has the largest number of subjects associated with Practical Knowledge related to accounting stage area. It is observed that some subjects found in the Curriculum Frameworks of HEI 's are not available on the World Curriculum structure. Finally, the average level of similarity obtained by the comparison of the structures of the Course and IES 's World CV was 74%. Given the assumption, the surveyed institutions have a considerable level of supply of similar disciplines the World Curriculum, given that the results achieved a high level of similarity. Key Words:Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGCIRNE, Gianinni Martins Pereira.CIRNE, G. M. P.http://lattes.cnpq.br/3631912160699084SAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Souza.SAMPAIO, F. J. C. S.PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.PEREIRA, A. W. R.VENCESLAU, Marcília do Nascimento.20152020-10-06T21:13:40Z2020-10-062020-10-06T21:13:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15934VENCESLAU, Marcília do Nascimento. Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU. 2015. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-10T18:22:48Zoai:localhost:riufcg/15934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-10T18:22:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
Curricula for Accounting Sciences courses at Paraíba Public IES: comparative analysis with the global curriculum structure proposed by the ONU..
title Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
spellingShingle Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
VENCESLAU, Marcília do Nascimento.
Currículo Mundial
Instituições de Ensino Superior
Diretrizes Curriculares
Profissional Contábil
Processo de Harmonização
Normas Contábeis
World Curriculum
Higher education institutions
Curricular Guidelines
Accounting Professional
Harmonization Process
Accounting Standards
Contabilidade
title_short Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
title_full Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
title_fullStr Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
title_full_unstemmed Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
title_sort Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU.
author VENCESLAU, Marcília do Nascimento.
author_facet VENCESLAU, Marcília do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
CIRNE, G. M. P.
http://lattes.cnpq.br/3631912160699084
SAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Souza.
SAMPAIO, F. J. C. S.
PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
PEREIRA, A. W. R.
dc.contributor.author.fl_str_mv VENCESLAU, Marcília do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Mundial
Instituições de Ensino Superior
Diretrizes Curriculares
Profissional Contábil
Processo de Harmonização
Normas Contábeis
World Curriculum
Higher education institutions
Curricular Guidelines
Accounting Professional
Harmonization Process
Accounting Standards
Contabilidade
topic Currículo Mundial
Instituições de Ensino Superior
Diretrizes Curriculares
Profissional Contábil
Processo de Harmonização
Normas Contábeis
World Curriculum
Higher education institutions
Curricular Guidelines
Accounting Professional
Harmonization Process
Accounting Standards
Contabilidade
description A pesquisa teve como objetivo principal verificar a similaridade entre as disciplinas ofertadas nos currículos do Curso de Ciências Contábeis na Paraíba e a estrutura curricular mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em documentos e bibliografias sobre o assunto em estudo. Foram selecionados os Projetos Pedagógicos Curriculares das cinco instituições de ensino superior públicas da Paraíba. Para alcançar o resultado, utilizou-se como metodologia a pesquisa de levantamento de dados, onde se obteve junto aos profissionais de ensino superior das IES’s os currículos disposto nos PPC’s (Projeto Pedagógico Curricular) de cada instituição relacionada. Deste modo, efetuou-se uma comparação entre os PPC’s e analisou-se a similaridade com o currículo proposto pela ONU para Instituições de Ensino Superior no Curso de Ciências Contábeis. As Instituições apresentaram, em média, cerca de 63 disciplinas compondo suas estruturas curriculares. No estado da Paraíba quem apresentou maior similaridade ao Currículo Mundial, foi a UFPB Campus João Pessoa com 83% e a que menos apresentou similaridade foi a UEPB Campus Monteiro com 51%. Observou-se que, por outro lado, a UFPB Campus Mamanguape possui a maior quantidade de disciplinas associadas ao Conhecimento Prático sendo relacionadas a área de Contabilidade de Estágio. Observa-se que algumas disciplinas encontradas nas Estruturas Curriculares das IES’s não são disponibilizadas na estrutura do Currículo Mundial. Por fim, a média do nível de similaridade obtida na comparação das Estruturas Curriculares das IES’s e o Currículo Mundial foram de 74%. Diante do pressuposto, as Instituições pesquisadas apresentam um nível considerável de oferta de disciplinas similares ao Currículo Mundial, tendo em vista que os resultados atingiram um alto nível de consonância entre as disciplinas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-10-06T21:13:40Z
2020-10-06
2020-10-06T21:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15934
VENCESLAU, Marcília do Nascimento. Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU. 2015. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15934
identifier_str_mv VENCESLAU, Marcília do Nascimento. Curriculos dos cursos de Ciências Contábeis das IES Públicas da Paraíba: análise comparativa com a estrutura curricular mundial proposta pela ONU. 2015. 41fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744468292665344