Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Evidenciação Contábil & Finanças |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940 |
Resumo: | A influência da globalização nas economias locais, sobretudo de países emergentes, é evidente, por exemplo, nas leis nacionais como pré-requisito à desregulamentação, privatização e o incremento de padrões industriais e tecnológicos internacionais para vários setores da economia, entre eles a educação. O presente estudo teve como objetivo comparar a adequação das matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis em instituições de Santa Catarina com a matriz curricular proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR. Para tal, adotou-se uma pesquisa descritiva, com análise documental, a partir de dados provenientes das matrizes curriculares das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A abordagem utilizada no estudo referente ao problema foi qualitativa, sendo utilizado da análise de conteúdo para se ter os conteúdos presentes nas matrizes. Como resultados, constatou-se que das 16 instituições, 7 delas apresentaram um aumento nas áreas de conhecimentos contábeis, financeiros e assuntos afins. Sendo que as subáreas de políticas empresariais, de estruturas organizacionais básicas e comportamento estão sendo as mais abordadas. No entanto, em relação aos métodos quantitativos e estatísticos, estes são os que mais estão presentes nas matrizes curriculares das instituições. Pode-se concluir que as instituições do estudo estão mais próximas de uma congruência de seu currículo com o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, e que há um crescimento nas áreas de Conhecimentos Contábeis, Financeiros e assuntos afins e Conhecimento (avançado) em Contabilidade, Finanças e assuntos afins. Em relação a estudos futuros, é oportuno avaliar as ementas dessas disciplinas, para verificar se estas estão alinhadas com as disciplinas sugeridas pelo Currículo Mundial. |
id |
UFPB-5_c1ae1dae4fbcef30dea582cf34ca01c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/27940 |
network_acronym_str |
UFPB-5 |
network_name_str |
Revista Evidenciação Contábil & Finanças |
repository_id_str |
|
spelling |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONUCurrículo InternacionalCiências ContábeisEducação ContábilHarmonização ContábilA influência da globalização nas economias locais, sobretudo de países emergentes, é evidente, por exemplo, nas leis nacionais como pré-requisito à desregulamentação, privatização e o incremento de padrões industriais e tecnológicos internacionais para vários setores da economia, entre eles a educação. O presente estudo teve como objetivo comparar a adequação das matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis em instituições de Santa Catarina com a matriz curricular proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR. Para tal, adotou-se uma pesquisa descritiva, com análise documental, a partir de dados provenientes das matrizes curriculares das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A abordagem utilizada no estudo referente ao problema foi qualitativa, sendo utilizado da análise de conteúdo para se ter os conteúdos presentes nas matrizes. Como resultados, constatou-se que das 16 instituições, 7 delas apresentaram um aumento nas áreas de conhecimentos contábeis, financeiros e assuntos afins. Sendo que as subáreas de políticas empresariais, de estruturas organizacionais básicas e comportamento estão sendo as mais abordadas. No entanto, em relação aos métodos quantitativos e estatísticos, estes são os que mais estão presentes nas matrizes curriculares das instituições. Pode-se concluir que as instituições do estudo estão mais próximas de uma congruência de seu currículo com o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, e que há um crescimento nas áreas de Conhecimentos Contábeis, Financeiros e assuntos afins e Conhecimento (avançado) em Contabilidade, Finanças e assuntos afins. Em relação a estudos futuros, é oportuno avaliar as ementas dessas disciplinas, para verificar se estas estão alinhadas com as disciplinas sugeridas pelo Currículo Mundial.UFPB2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 4 n. 2 (2016): maio/ago.; 68-812318-1001reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finançasinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940/16070https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940/25511https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940/25927Copyright (c) 2016 Revista Evidenciação Contábil & Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLay, Luís AntonioBambino, Antonio CarlosSilva, Thiago Bruno de JesusKlann, Roberto Carlos2019-10-25T17:54:08Zoai:periodicos.ufpb.br:article/27940Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/PUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/oai||recfin@ccsa.ufpb.br2318-10012318-1001opendoar:2019-10-25T17:54:08Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU |
title |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU |
spellingShingle |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU Lay, Luís Antonio Currículo Internacional Ciências Contábeis Educação Contábil Harmonização Contábil |
title_short |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU |
title_full |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU |
title_fullStr |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU |
title_full_unstemmed |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU |
title_sort |
Nível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU |
author |
Lay, Luís Antonio |
author_facet |
Lay, Luís Antonio Bambino, Antonio Carlos Silva, Thiago Bruno de Jesus Klann, Roberto Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Bambino, Antonio Carlos Silva, Thiago Bruno de Jesus Klann, Roberto Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lay, Luís Antonio Bambino, Antonio Carlos Silva, Thiago Bruno de Jesus Klann, Roberto Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Internacional Ciências Contábeis Educação Contábil Harmonização Contábil |
topic |
Currículo Internacional Ciências Contábeis Educação Contábil Harmonização Contábil |
description |
A influência da globalização nas economias locais, sobretudo de países emergentes, é evidente, por exemplo, nas leis nacionais como pré-requisito à desregulamentação, privatização e o incremento de padrões industriais e tecnológicos internacionais para vários setores da economia, entre eles a educação. O presente estudo teve como objetivo comparar a adequação das matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis em instituições de Santa Catarina com a matriz curricular proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR. Para tal, adotou-se uma pesquisa descritiva, com análise documental, a partir de dados provenientes das matrizes curriculares das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A abordagem utilizada no estudo referente ao problema foi qualitativa, sendo utilizado da análise de conteúdo para se ter os conteúdos presentes nas matrizes. Como resultados, constatou-se que das 16 instituições, 7 delas apresentaram um aumento nas áreas de conhecimentos contábeis, financeiros e assuntos afins. Sendo que as subáreas de políticas empresariais, de estruturas organizacionais básicas e comportamento estão sendo as mais abordadas. No entanto, em relação aos métodos quantitativos e estatísticos, estes são os que mais estão presentes nas matrizes curriculares das instituições. Pode-se concluir que as instituições do estudo estão mais próximas de uma congruência de seu currículo com o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, e que há um crescimento nas áreas de Conhecimentos Contábeis, Financeiros e assuntos afins e Conhecimento (avançado) em Contabilidade, Finanças e assuntos afins. Em relação a estudos futuros, é oportuno avaliar as ementas dessas disciplinas, para verificar se estas estão alinhadas com as disciplinas sugeridas pelo Currículo Mundial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940/16070 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940/25511 https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940/25927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Evidenciação Contábil & Finanças info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Evidenciação Contábil & Finanças |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 4 n. 2 (2016): maio/ago.; 68-81 2318-1001 reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finanças instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Revista Evidenciação Contábil & Finanças |
collection |
Revista Evidenciação Contábil & Finanças |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||recfin@ccsa.ufpb.br |
_version_ |
1799711959030956032 |