Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995 |
Resumo: | O processo avaliativo tem como finalidade a melhoria da ação pedagógica visando a promoção moral e intelectual do aluno, e um processo continuo, dialógico e cooperativo, através da qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmo e desenvolvem suas potencialidades. Analisando o processo ensino-aprendizagem na Escola Estadual Jaime Meira Fontes, observa-se as dificuldades: falta de apoio e incentivo das famílias, condições financeiras dos educandos e falta de recursos que favoreça um equilíbrio entre o que a sociedade oferece e a escola. Embora haja grandes obstáculos e distorções entre teoria e prateia avaliativa, o desejo de se aprimorar leva o docente a participar de estudos, encontros treinamentos ou seminários a fim de propiciar o crescimento do sistema educacional. |
id |
UFCG_bcdbd79b61c99b79a8a1e44c47016662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12995 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.Theoretical reflections on learning assessment.Aprendizagem educacionalAvaliação educacionalAvaliação da aprendizagemEducational learningEducational assessmentLearning assessmentEducação.O processo avaliativo tem como finalidade a melhoria da ação pedagógica visando a promoção moral e intelectual do aluno, e um processo continuo, dialógico e cooperativo, através da qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmo e desenvolvem suas potencialidades. Analisando o processo ensino-aprendizagem na Escola Estadual Jaime Meira Fontes, observa-se as dificuldades: falta de apoio e incentivo das famílias, condições financeiras dos educandos e falta de recursos que favoreça um equilíbrio entre o que a sociedade oferece e a escola. Embora haja grandes obstáculos e distorções entre teoria e prateia avaliativa, o desejo de se aprimorar leva o docente a participar de estudos, encontros treinamentos ou seminários a fim de propiciar o crescimento do sistema educacional.The purpose of the evaluation process is to improve the pedagogical action aimed at moral and intellectual promotion of the student, and a continuous, dialogical and cooperative, through which students and educators learn about themselves and develop their potential. Analyzing the teaching-learning process at the State School Jaime Meira Fontes, difficulties are observed: lack of support and encouragement from families, financial conditions of students and lack of resources that favor a balance between what society offers and the school. Although there are major obstacles and distortions between theory and silver evaluative, the desire to improve takes the teacher to participate in studies, meetings training or seminars in order to foster the growth of the educational system.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SOUSA, Terezinha Lira de.20062020-06-25T19:34:54Z2020-06-252020-06-25T19:34:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995SOUSA, Terezinha Lira de. Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. 2006. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2006.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T17:54:54Zoai:localhost:riufcg/12995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T17:54:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. Theoretical reflections on learning assessment. |
title |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. |
spellingShingle |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. SOUSA, Terezinha Lira de. Aprendizagem educacional Avaliação educacional Avaliação da aprendizagem Educational learning Educational assessment Learning assessment Educação. |
title_short |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. |
title_full |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. |
title_fullStr |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. |
title_sort |
Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. |
author |
SOUSA, Terezinha Lira de. |
author_facet |
SOUSA, Terezinha Lira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Maria de Lourdes. CAMPOS, M. L. http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Terezinha Lira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem educacional Avaliação educacional Avaliação da aprendizagem Educational learning Educational assessment Learning assessment Educação. |
topic |
Aprendizagem educacional Avaliação educacional Avaliação da aprendizagem Educational learning Educational assessment Learning assessment Educação. |
description |
O processo avaliativo tem como finalidade a melhoria da ação pedagógica visando a promoção moral e intelectual do aluno, e um processo continuo, dialógico e cooperativo, através da qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmo e desenvolvem suas potencialidades. Analisando o processo ensino-aprendizagem na Escola Estadual Jaime Meira Fontes, observa-se as dificuldades: falta de apoio e incentivo das famílias, condições financeiras dos educandos e falta de recursos que favoreça um equilíbrio entre o que a sociedade oferece e a escola. Embora haja grandes obstáculos e distorções entre teoria e prateia avaliativa, o desejo de se aprimorar leva o docente a participar de estudos, encontros treinamentos ou seminários a fim de propiciar o crescimento do sistema educacional. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2020-06-25T19:34:54Z 2020-06-25 2020-06-25T19:34:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995 SOUSA, Terezinha Lira de. Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. 2006. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2006. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Terezinha Lira de. Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. 2006. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2006. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445131718656 |