Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Terezinha Lira de.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995
Resumo: O processo avaliativo tem como finalidade a melhoria da ação pedagógica visando a promoção moral e intelectual do aluno, e um processo continuo, dialógico e cooperativo, através da qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmo e desenvolvem suas potencialidades. Analisando o processo ensino-aprendizagem na Escola Estadual Jaime Meira Fontes, observa-se as dificuldades: falta de apoio e incentivo das famílias, condições financeiras dos educandos e falta de recursos que favoreça um equilíbrio entre o que a sociedade oferece e a escola. Embora haja grandes obstáculos e distorções entre teoria e prateia avaliativa, o desejo de se aprimorar leva o docente a participar de estudos, encontros treinamentos ou seminários a fim de propiciar o crescimento do sistema educacional.
id UFCG_bcdbd79b61c99b79a8a1e44c47016662
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12995
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.Theoretical reflections on learning assessment.Aprendizagem educacionalAvaliação educacionalAvaliação da aprendizagemEducational learningEducational assessmentLearning assessmentEducação.O processo avaliativo tem como finalidade a melhoria da ação pedagógica visando a promoção moral e intelectual do aluno, e um processo continuo, dialógico e cooperativo, através da qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmo e desenvolvem suas potencialidades. Analisando o processo ensino-aprendizagem na Escola Estadual Jaime Meira Fontes, observa-se as dificuldades: falta de apoio e incentivo das famílias, condições financeiras dos educandos e falta de recursos que favoreça um equilíbrio entre o que a sociedade oferece e a escola. Embora haja grandes obstáculos e distorções entre teoria e prateia avaliativa, o desejo de se aprimorar leva o docente a participar de estudos, encontros treinamentos ou seminários a fim de propiciar o crescimento do sistema educacional.The purpose of the evaluation process is to improve the pedagogical action aimed at moral and intellectual promotion of the student, and a continuous, dialogical and cooperative, through which students and educators learn about themselves and develop their potential. Analyzing the teaching-learning process at the State School Jaime Meira Fontes, difficulties are observed: lack of support and encouragement from families, financial conditions of students and lack of resources that favor a balance between what society offers and the school. Although there are major obstacles and distortions between theory and silver evaluative, the desire to improve takes the teacher to participate in studies, meetings training or seminars in order to foster the growth of the educational system.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SOUSA, Terezinha Lira de.20062020-06-25T19:34:54Z2020-06-252020-06-25T19:34:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995SOUSA, Terezinha Lira de. Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. 2006. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2006.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T17:54:54Zoai:localhost:riufcg/12995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T17:54:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
Theoretical reflections on learning assessment.
title Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
spellingShingle Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
SOUSA, Terezinha Lira de.
Aprendizagem educacional
Avaliação educacional
Avaliação da aprendizagem
Educational learning
Educational assessment
Learning assessment
Educação.
title_short Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
title_full Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
title_fullStr Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
title_full_unstemmed Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
title_sort Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem.
author SOUSA, Terezinha Lira de.
author_facet SOUSA, Terezinha Lira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Terezinha Lira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem educacional
Avaliação educacional
Avaliação da aprendizagem
Educational learning
Educational assessment
Learning assessment
Educação.
topic Aprendizagem educacional
Avaliação educacional
Avaliação da aprendizagem
Educational learning
Educational assessment
Learning assessment
Educação.
description O processo avaliativo tem como finalidade a melhoria da ação pedagógica visando a promoção moral e intelectual do aluno, e um processo continuo, dialógico e cooperativo, através da qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmo e desenvolvem suas potencialidades. Analisando o processo ensino-aprendizagem na Escola Estadual Jaime Meira Fontes, observa-se as dificuldades: falta de apoio e incentivo das famílias, condições financeiras dos educandos e falta de recursos que favoreça um equilíbrio entre o que a sociedade oferece e a escola. Embora haja grandes obstáculos e distorções entre teoria e prateia avaliativa, o desejo de se aprimorar leva o docente a participar de estudos, encontros treinamentos ou seminários a fim de propiciar o crescimento do sistema educacional.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2020-06-25T19:34:54Z
2020-06-25
2020-06-25T19:34:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995
SOUSA, Terezinha Lira de. Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. 2006. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2006.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12995
identifier_str_mv SOUSA, Terezinha Lira de. Reflexões teóricas sobre avaliação de aprendizagem. 2006. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2006.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445131718656