Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324 |
Resumo: | O presente estudo abordou o tema Educação Híbrida, tendo como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da Educação Híbrida e compreender como ela é aplicada na educação básica enfatizando a sua utilização por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com metodologia bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2010) tendo como coleta de dados a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no qual foi realizado um Estado de Conhecimento (MOROSINI, 2015), a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por pesquisas que abordaram a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica. O referencial teórico foi construído com base nos fundamentos apresentados pelos seguintes autores: Moran (2018), Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). Os estudos realizados apontam que a Educação Híbrida é uma possibilidade de reconfigurar a sala de aula por meio de modelos como, por exemplo: de Rotação, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de aula invertida, quem favorecem uma educação personalizada, se adequando às necessidades dos alunos, sendo importante ressaltar que a partir desses modelos os professores podem adaptá-los a sua realidade, considerando o contexto escolar no qual está inserido. Portanto, os achados principais apontam para Educação Híbrida como uma possibilidade de inovação na Educação Básica, que reformula o âmbito educacional, tornando a aprendizagem atrativa no qual o aluno consegue desenvolver habilidades e competências voltadas não só para a sua aprendizagem, mas para a sua formação integral, tendo como protagonista a atuação ativa do aluno. |
id |
UFCG_bd45a3912143cd71b9bf0b70746817ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6324 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.Hybrid education: a possibility of innovation in basic education.Inovação educacionalEducação híbridaTecnologia na educaçãoEducação básicaMetodologia da aprendizagemEducational innovationHybrid educationTechnology in educationBasic educationLearning MethodologyEducação.O presente estudo abordou o tema Educação Híbrida, tendo como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da Educação Híbrida e compreender como ela é aplicada na educação básica enfatizando a sua utilização por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com metodologia bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2010) tendo como coleta de dados a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no qual foi realizado um Estado de Conhecimento (MOROSINI, 2015), a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por pesquisas que abordaram a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica. O referencial teórico foi construído com base nos fundamentos apresentados pelos seguintes autores: Moran (2018), Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). Os estudos realizados apontam que a Educação Híbrida é uma possibilidade de reconfigurar a sala de aula por meio de modelos como, por exemplo: de Rotação, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de aula invertida, quem favorecem uma educação personalizada, se adequando às necessidades dos alunos, sendo importante ressaltar que a partir desses modelos os professores podem adaptá-los a sua realidade, considerando o contexto escolar no qual está inserido. Portanto, os achados principais apontam para Educação Híbrida como uma possibilidade de inovação na Educação Básica, que reformula o âmbito educacional, tornando a aprendizagem atrativa no qual o aluno consegue desenvolver habilidades e competências voltadas não só para a sua aprendizagem, mas para a sua formação integral, tendo como protagonista a atuação ativa do aluno.The present study focused on the theme Hybrid Education, with the general objective of analyzing the challenges and possibilities of Hybrid Education and understanding how it is applied in basic education emphasizing its use through a qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) with bibliographic methodology MARCONI and LAKATOS, 2010), having as data collection the documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) in which a Knowledge State (MOROSINI, 2015) was carried out, based on a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD ) by researches that approached the implementation of Hybrid Education in Basic Education. During the construction of the theoretical framework, he argues and discusses Hybrid Education authors Moran (2018), Horn and Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevizani (2015). The studies show that Hybrid Education is a possibility of reconfiguring the classroom through models such as Rotation, Rotation by Stations, Rotational Laboratory and Inverted Classroom, who favor a personalized education, adapting to the It is important to emphasize that from these models the teacher can adapt them to their reality, considering the school context in which they are inserted. Therefore, the main findings point to Hybrid Education as a possibility of innovation in Basic Education, which reformulates the educational scope, making the learning attractive in which the student can develop skills and competences geared not only for their learning, but for their formation integral, taking as protagonist the active action of the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577PIRES, Aparecida, Carneiro.PEREIRA, HÈRICA PAIVA.SOUSA, Elaine Sarmento de.2018-12-132019-08-29T10:56:03Z2019-08-292019-08-29T10:56:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:14:56Zoai:localhost:riufcg/6324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:14:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. Hybrid education: a possibility of innovation in basic education. |
title |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. |
spellingShingle |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. SOUSA, Elaine Sarmento de. Inovação educacional Educação híbrida Tecnologia na educação Educação básica Metodologia da aprendizagem Educational innovation Hybrid education Technology in education Basic education Learning Methodology Educação. |
title_short |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. |
title_full |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. |
title_fullStr |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. |
title_full_unstemmed |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. |
title_sort |
Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. |
author |
SOUSA, Elaine Sarmento de. |
author_facet |
SOUSA, Elaine Sarmento de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MACHADO, Viviane Guidotti. GUIDOTTI, Viviane. http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 PIRES, Aparecida, Carneiro. PEREIRA, HÈRICA PAIVA. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Elaine Sarmento de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação educacional Educação híbrida Tecnologia na educação Educação básica Metodologia da aprendizagem Educational innovation Hybrid education Technology in education Basic education Learning Methodology Educação. |
topic |
Inovação educacional Educação híbrida Tecnologia na educação Educação básica Metodologia da aprendizagem Educational innovation Hybrid education Technology in education Basic education Learning Methodology Educação. |
description |
O presente estudo abordou o tema Educação Híbrida, tendo como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da Educação Híbrida e compreender como ela é aplicada na educação básica enfatizando a sua utilização por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com metodologia bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2010) tendo como coleta de dados a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no qual foi realizado um Estado de Conhecimento (MOROSINI, 2015), a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por pesquisas que abordaram a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica. O referencial teórico foi construído com base nos fundamentos apresentados pelos seguintes autores: Moran (2018), Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). Os estudos realizados apontam que a Educação Híbrida é uma possibilidade de reconfigurar a sala de aula por meio de modelos como, por exemplo: de Rotação, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de aula invertida, quem favorecem uma educação personalizada, se adequando às necessidades dos alunos, sendo importante ressaltar que a partir desses modelos os professores podem adaptá-los a sua realidade, considerando o contexto escolar no qual está inserido. Portanto, os achados principais apontam para Educação Híbrida como uma possibilidade de inovação na Educação Básica, que reformula o âmbito educacional, tornando a aprendizagem atrativa no qual o aluno consegue desenvolver habilidades e competências voltadas não só para a sua aprendizagem, mas para a sua formação integral, tendo como protagonista a atuação ativa do aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 2019-08-29T10:56:03Z 2019-08-29 2019-08-29T10:56:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324 SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744389627445248 |