Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Elaine Sarmento de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324
Resumo: O presente estudo abordou o tema Educação Híbrida, tendo como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da Educação Híbrida e compreender como ela é aplicada na educação básica enfatizando a sua utilização por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com metodologia bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2010) tendo como coleta de dados a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no qual foi realizado um Estado de Conhecimento (MOROSINI, 2015), a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por pesquisas que abordaram a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica. O referencial teórico foi construído com base nos fundamentos apresentados pelos seguintes autores: Moran (2018), Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). Os estudos realizados apontam que a Educação Híbrida é uma possibilidade de reconfigurar a sala de aula por meio de modelos como, por exemplo: de Rotação, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de aula invertida, quem favorecem uma educação personalizada, se adequando às necessidades dos alunos, sendo importante ressaltar que a partir desses modelos os professores podem adaptá-los a sua realidade, considerando o contexto escolar no qual está inserido. Portanto, os achados principais apontam para Educação Híbrida como uma possibilidade de inovação na Educação Básica, que reformula o âmbito educacional, tornando a aprendizagem atrativa no qual o aluno consegue desenvolver habilidades e competências voltadas não só para a sua aprendizagem, mas para a sua formação integral, tendo como protagonista a atuação ativa do aluno.
id UFCG_bd45a3912143cd71b9bf0b70746817ea
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6324
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.Hybrid education: a possibility of innovation in basic education.Inovação educacionalEducação híbridaTecnologia na educaçãoEducação básicaMetodologia da aprendizagemEducational innovationHybrid educationTechnology in educationBasic educationLearning MethodologyEducação.O presente estudo abordou o tema Educação Híbrida, tendo como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da Educação Híbrida e compreender como ela é aplicada na educação básica enfatizando a sua utilização por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com metodologia bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2010) tendo como coleta de dados a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no qual foi realizado um Estado de Conhecimento (MOROSINI, 2015), a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por pesquisas que abordaram a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica. O referencial teórico foi construído com base nos fundamentos apresentados pelos seguintes autores: Moran (2018), Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). Os estudos realizados apontam que a Educação Híbrida é uma possibilidade de reconfigurar a sala de aula por meio de modelos como, por exemplo: de Rotação, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de aula invertida, quem favorecem uma educação personalizada, se adequando às necessidades dos alunos, sendo importante ressaltar que a partir desses modelos os professores podem adaptá-los a sua realidade, considerando o contexto escolar no qual está inserido. Portanto, os achados principais apontam para Educação Híbrida como uma possibilidade de inovação na Educação Básica, que reformula o âmbito educacional, tornando a aprendizagem atrativa no qual o aluno consegue desenvolver habilidades e competências voltadas não só para a sua aprendizagem, mas para a sua formação integral, tendo como protagonista a atuação ativa do aluno.The present study focused on the theme Hybrid Education, with the general objective of analyzing the challenges and possibilities of Hybrid Education and understanding how it is applied in basic education emphasizing its use through a qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) with bibliographic methodology MARCONI and LAKATOS, 2010), having as data collection the documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) in which a Knowledge State (MOROSINI, 2015) was carried out, based on a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD ) by researches that approached the implementation of Hybrid Education in Basic Education. During the construction of the theoretical framework, he argues and discusses Hybrid Education authors Moran (2018), Horn and Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto and Trevizani (2015). The studies show that Hybrid Education is a possibility of reconfiguring the classroom through models such as Rotation, Rotation by Stations, Rotational Laboratory and Inverted Classroom, who favor a personalized education, adapting to the It is important to emphasize that from these models the teacher can adapt them to their reality, considering the school context in which they are inserted. Therefore, the main findings point to Hybrid Education as a possibility of innovation in Basic Education, which reformulates the educational scope, making the learning attractive in which the student can develop skills and competences geared not only for their learning, but for their formation integral, taking as protagonist the active action of the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577PIRES, Aparecida, Carneiro.PEREIRA, HÈRICA PAIVA.SOUSA, Elaine Sarmento de.2018-12-132019-08-29T10:56:03Z2019-08-292019-08-29T10:56:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:14:56Zoai:localhost:riufcg/6324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:14:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
Hybrid education: a possibility of innovation in basic education.
title Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
spellingShingle Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
SOUSA, Elaine Sarmento de.
Inovação educacional
Educação híbrida
Tecnologia na educação
Educação básica
Metodologia da aprendizagem
Educational innovation
Hybrid education
Technology in education
Basic education
Learning Methodology
Educação.
title_short Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
title_full Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
title_fullStr Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
title_full_unstemmed Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
title_sort Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica.
author SOUSA, Elaine Sarmento de.
author_facet SOUSA, Elaine Sarmento de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
PIRES, Aparecida, Carneiro.
PEREIRA, HÈRICA PAIVA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Elaine Sarmento de.
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação educacional
Educação híbrida
Tecnologia na educação
Educação básica
Metodologia da aprendizagem
Educational innovation
Hybrid education
Technology in education
Basic education
Learning Methodology
Educação.
topic Inovação educacional
Educação híbrida
Tecnologia na educação
Educação básica
Metodologia da aprendizagem
Educational innovation
Hybrid education
Technology in education
Basic education
Learning Methodology
Educação.
description O presente estudo abordou o tema Educação Híbrida, tendo como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da Educação Híbrida e compreender como ela é aplicada na educação básica enfatizando a sua utilização por meio de uma pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) com metodologia bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2010) tendo como coleta de dados a análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) no qual foi realizado um Estado de Conhecimento (MOROSINI, 2015), a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por pesquisas que abordaram a implementação da Educação Híbrida na Educação Básica. O referencial teórico foi construído com base nos fundamentos apresentados pelos seguintes autores: Moran (2018), Horn e Staker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevizani (2015). Os estudos realizados apontam que a Educação Híbrida é uma possibilidade de reconfigurar a sala de aula por meio de modelos como, por exemplo: de Rotação, Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de aula invertida, quem favorecem uma educação personalizada, se adequando às necessidades dos alunos, sendo importante ressaltar que a partir desses modelos os professores podem adaptá-los a sua realidade, considerando o contexto escolar no qual está inserido. Portanto, os achados principais apontam para Educação Híbrida como uma possibilidade de inovação na Educação Básica, que reformula o âmbito educacional, tornando a aprendizagem atrativa no qual o aluno consegue desenvolver habilidades e competências voltadas não só para a sua aprendizagem, mas para a sua formação integral, tendo como protagonista a atuação ativa do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2019-08-29T10:56:03Z
2019-08-29
2019-08-29T10:56:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324
SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6324
identifier_str_mv SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389627445248