Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27566 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes nos mais diversos setores da sociedade sendo, inclusive, responsáveis por significativas mudanças econômicas, sociais e culturais. Nesse contexto, a escola viu-se diante do desafio de ressignificar suas práticas e metodologias de ensino, considerando a necessidade de atentar-se às demandas de um novo público, dinâmico e interconectado. Todavia, ainda que documentos oficiais norteadores do currículo enfatizem a necessidade de serem utilizadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, iniciativas comesse objetivo, desenvolvidas e aplicadas no espaço escolar, ainda estão aquém das necessidades dos referidos espaços. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar possibilidades relacionadas à utilização das TIC enquanto tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem através da proposta do conceito do Ensino Híbrido, a saber, uma abordagem pedagógica que visa integrar as tecnologias ao cotidiano escolar, buscando alternância entre os momentos de ensino presencial e os momentos de ensino online. Assim, objetivou-se analisar como as propostas do referido conceito e suas alternativas metodológicas, como a Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações e Laboratório Rotacional, poderiam contribuir para a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico. De modo a demonstrar a aplicabilidade das referidas metodologias no Ensino Fundamental, foi proposto e ofertado um curso de formação continuada para docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, apresentado as propostas norteadoras do Ensino Híbrido, além de suporte e acompanhamento para a aplicabilidade das mesmas em sala de aula. A pesquisa, mensurada através de métodos quantitativos e qualitativos, destacou a relevância das iniciativas de formação continuada de professores para a utilização pedagógica das TIC no espaço escolar, contribuindo para que os professores pudessem compreender novas possibilidades de aplicação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, alternando a dinâmica da sala de aula, uma vez que a utilização de metodologias híbridas despertou o interesse, além de favorecer e estimular a autonomia dos alunos, evidenciando a possibilidade de serem obtidos resultados positivos através da utilização de tais metodologias, ainda que as escolas apresentem infraestrutura e equipamentos limitados. |
id |
UFF-2_9909afc83b7984a8c53f3c5272052481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27566 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbridoMetodologiasEnsino e aprendizagemTecnologias educacionaisEnsino HíbridoFormação ContinuadaEnsinoMethodologyTeaching and learningEducational TechnologiesHybrid TeachingContinuing EducationAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes nos mais diversos setores da sociedade sendo, inclusive, responsáveis por significativas mudanças econômicas, sociais e culturais. Nesse contexto, a escola viu-se diante do desafio de ressignificar suas práticas e metodologias de ensino, considerando a necessidade de atentar-se às demandas de um novo público, dinâmico e interconectado. Todavia, ainda que documentos oficiais norteadores do currículo enfatizem a necessidade de serem utilizadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, iniciativas comesse objetivo, desenvolvidas e aplicadas no espaço escolar, ainda estão aquém das necessidades dos referidos espaços. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar possibilidades relacionadas à utilização das TIC enquanto tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem através da proposta do conceito do Ensino Híbrido, a saber, uma abordagem pedagógica que visa integrar as tecnologias ao cotidiano escolar, buscando alternância entre os momentos de ensino presencial e os momentos de ensino online. Assim, objetivou-se analisar como as propostas do referido conceito e suas alternativas metodológicas, como a Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações e Laboratório Rotacional, poderiam contribuir para a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico. De modo a demonstrar a aplicabilidade das referidas metodologias no Ensino Fundamental, foi proposto e ofertado um curso de formação continuada para docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, apresentado as propostas norteadoras do Ensino Híbrido, além de suporte e acompanhamento para a aplicabilidade das mesmas em sala de aula. A pesquisa, mensurada através de métodos quantitativos e qualitativos, destacou a relevância das iniciativas de formação continuada de professores para a utilização pedagógica das TIC no espaço escolar, contribuindo para que os professores pudessem compreender novas possibilidades de aplicação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, alternando a dinâmica da sala de aula, uma vez que a utilização de metodologias híbridas despertou o interesse, além de favorecer e estimular a autonomia dos alunos, evidenciando a possibilidade de serem obtidos resultados positivos através da utilização de tais metodologias, ainda que as escolas apresentem infraestrutura e equipamentos limitados.Information and Communication Technology (ITC) is present among the most diverse sectors in society, being including, responsible for meaningful economic, social and cultural changes. In this context, school was faces by the challenge of resignifying its own practices and methods of teaching, considering the necessity of being aware to the demands of a new, dynamic and interconnected public. However, even though official leading documents from the curriculum emphasize the necessity to use technological tools in the process of teaching and learning, initiatives with this goal, developed and applied in the school environment, still are below the necessities of the referred spaces. In this regard, this research has the intention to analyze possibilities related to the use of ITC as and educational technology in the process of teaching and learning, though the proposal of the concept of Hybrid Teaching, that is a pedagogical approach that has the intention to integrate technologies to the school daily routine, searching for alternation between the moments of presential learning and the moments of online learning. Therefore, the goal is to analyze how proposals of the referred concept and its alternative methods, such as Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações and Laboratório Rotacional, could contribute to the construction of a more interesting, rich and productive knowledge environment. Looking for demonstrating the referred methods applicability in Middle School, it was proposed and offered a continued formation course to teachers of public schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, presenting the leading proposals of the Hybrid Teaching, besides the support and tracking to the applicability of them in the classroom. The research, measured through quantitative and qualitative methods, highlighted the relevance of initiatives to continued formation of teachers to use pedagogically the ICT in the school environment, contributing for teachers understanding new possibilities of application of technology in the process of teaching and learning, alternating the classroom dynamics, once the use of hydrid technologies aroused the interest, besides that, it also improved and stimulated students’ autonomy, showing the possibility of reaching positive results thought the use of those technologies in schools present limited infrastructure and equipment.141 f.Gomes, Georgia Regina RodriguesMello, Maristela Barenco Corrêa deVasconcelos, Aline Pires Vieira deCarvalho do Nascimento, Matheus2023-01-16T20:30:19Z2023-01-16T20:30:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27566CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T20:30:23Zoai:app.uff.br:1/27566Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:10.803325Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido |
title |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido |
spellingShingle |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido Carvalho do Nascimento, Matheus Metodologias Ensino e aprendizagem Tecnologias educacionais Ensino Híbrido Formação Continuada Ensino Methodology Teaching and learning Educational Technologies Hybrid Teaching Continuing Education |
title_short |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido |
title_full |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido |
title_fullStr |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido |
title_full_unstemmed |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido |
title_sort |
Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido |
author |
Carvalho do Nascimento, Matheus |
author_facet |
Carvalho do Nascimento, Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Georgia Regina Rodrigues Mello, Maristela Barenco Corrêa de Vasconcelos, Aline Pires Vieira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho do Nascimento, Matheus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ensino e aprendizagem Tecnologias educacionais Ensino Híbrido Formação Continuada Ensino Methodology Teaching and learning Educational Technologies Hybrid Teaching Continuing Education |
topic |
Metodologias Ensino e aprendizagem Tecnologias educacionais Ensino Híbrido Formação Continuada Ensino Methodology Teaching and learning Educational Technologies Hybrid Teaching Continuing Education |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes nos mais diversos setores da sociedade sendo, inclusive, responsáveis por significativas mudanças econômicas, sociais e culturais. Nesse contexto, a escola viu-se diante do desafio de ressignificar suas práticas e metodologias de ensino, considerando a necessidade de atentar-se às demandas de um novo público, dinâmico e interconectado. Todavia, ainda que documentos oficiais norteadores do currículo enfatizem a necessidade de serem utilizadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, iniciativas comesse objetivo, desenvolvidas e aplicadas no espaço escolar, ainda estão aquém das necessidades dos referidos espaços. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar possibilidades relacionadas à utilização das TIC enquanto tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem através da proposta do conceito do Ensino Híbrido, a saber, uma abordagem pedagógica que visa integrar as tecnologias ao cotidiano escolar, buscando alternância entre os momentos de ensino presencial e os momentos de ensino online. Assim, objetivou-se analisar como as propostas do referido conceito e suas alternativas metodológicas, como a Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações e Laboratório Rotacional, poderiam contribuir para a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico. De modo a demonstrar a aplicabilidade das referidas metodologias no Ensino Fundamental, foi proposto e ofertado um curso de formação continuada para docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, apresentado as propostas norteadoras do Ensino Híbrido, além de suporte e acompanhamento para a aplicabilidade das mesmas em sala de aula. A pesquisa, mensurada através de métodos quantitativos e qualitativos, destacou a relevância das iniciativas de formação continuada de professores para a utilização pedagógica das TIC no espaço escolar, contribuindo para que os professores pudessem compreender novas possibilidades de aplicação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, alternando a dinâmica da sala de aula, uma vez que a utilização de metodologias híbridas despertou o interesse, além de favorecer e estimular a autonomia dos alunos, evidenciando a possibilidade de serem obtidos resultados positivos através da utilização de tais metodologias, ainda que as escolas apresentem infraestrutura e equipamentos limitados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-16T20:30:19Z 2023-01-16T20:30:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27566 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823598821703680 |