Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho do Nascimento, Matheus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27566
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes nos mais diversos setores da sociedade sendo, inclusive, responsáveis por significativas mudanças econômicas, sociais e culturais. Nesse contexto, a escola viu-se diante do desafio de ressignificar suas práticas e metodologias de ensino, considerando a necessidade de atentar-se às demandas de um novo público, dinâmico e interconectado. Todavia, ainda que documentos oficiais norteadores do currículo enfatizem a necessidade de serem utilizadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, iniciativas comesse objetivo, desenvolvidas e aplicadas no espaço escolar, ainda estão aquém das necessidades dos referidos espaços. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar possibilidades relacionadas à utilização das TIC enquanto tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem através da proposta do conceito do Ensino Híbrido, a saber, uma abordagem pedagógica que visa integrar as tecnologias ao cotidiano escolar, buscando alternância entre os momentos de ensino presencial e os momentos de ensino online. Assim, objetivou-se analisar como as propostas do referido conceito e suas alternativas metodológicas, como a Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações e Laboratório Rotacional, poderiam contribuir para a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico. De modo a demonstrar a aplicabilidade das referidas metodologias no Ensino Fundamental, foi proposto e ofertado um curso de formação continuada para docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, apresentado as propostas norteadoras do Ensino Híbrido, além de suporte e acompanhamento para a aplicabilidade das mesmas em sala de aula. A pesquisa, mensurada através de métodos quantitativos e qualitativos, destacou a relevância das iniciativas de formação continuada de professores para a utilização pedagógica das TIC no espaço escolar, contribuindo para que os professores pudessem compreender novas possibilidades de aplicação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, alternando a dinâmica da sala de aula, uma vez que a utilização de metodologias híbridas despertou o interesse, além de favorecer e estimular a autonomia dos alunos, evidenciando a possibilidade de serem obtidos resultados positivos através da utilização de tais metodologias, ainda que as escolas apresentem infraestrutura e equipamentos limitados.
id UFF-2_9909afc83b7984a8c53f3c5272052481
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27566
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbridoMetodologiasEnsino e aprendizagemTecnologias educacionaisEnsino HíbridoFormação ContinuadaEnsinoMethodologyTeaching and learningEducational TechnologiesHybrid TeachingContinuing EducationAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes nos mais diversos setores da sociedade sendo, inclusive, responsáveis por significativas mudanças econômicas, sociais e culturais. Nesse contexto, a escola viu-se diante do desafio de ressignificar suas práticas e metodologias de ensino, considerando a necessidade de atentar-se às demandas de um novo público, dinâmico e interconectado. Todavia, ainda que documentos oficiais norteadores do currículo enfatizem a necessidade de serem utilizadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, iniciativas comesse objetivo, desenvolvidas e aplicadas no espaço escolar, ainda estão aquém das necessidades dos referidos espaços. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar possibilidades relacionadas à utilização das TIC enquanto tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem através da proposta do conceito do Ensino Híbrido, a saber, uma abordagem pedagógica que visa integrar as tecnologias ao cotidiano escolar, buscando alternância entre os momentos de ensino presencial e os momentos de ensino online. Assim, objetivou-se analisar como as propostas do referido conceito e suas alternativas metodológicas, como a Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações e Laboratório Rotacional, poderiam contribuir para a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico. De modo a demonstrar a aplicabilidade das referidas metodologias no Ensino Fundamental, foi proposto e ofertado um curso de formação continuada para docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, apresentado as propostas norteadoras do Ensino Híbrido, além de suporte e acompanhamento para a aplicabilidade das mesmas em sala de aula. A pesquisa, mensurada através de métodos quantitativos e qualitativos, destacou a relevância das iniciativas de formação continuada de professores para a utilização pedagógica das TIC no espaço escolar, contribuindo para que os professores pudessem compreender novas possibilidades de aplicação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, alternando a dinâmica da sala de aula, uma vez que a utilização de metodologias híbridas despertou o interesse, além de favorecer e estimular a autonomia dos alunos, evidenciando a possibilidade de serem obtidos resultados positivos através da utilização de tais metodologias, ainda que as escolas apresentem infraestrutura e equipamentos limitados.Information and Communication Technology (ITC) is present among the most diverse sectors in society, being including, responsible for meaningful economic, social and cultural changes. In this context, school was faces by the challenge of resignifying its own practices and methods of teaching, considering the necessity of being aware to the demands of a new, dynamic and interconnected public. However, even though official leading documents from the curriculum emphasize the necessity to use technological tools in the process of teaching and learning, initiatives with this goal, developed and applied in the school environment, still are below the necessities of the referred spaces. In this regard, this research has the intention to analyze possibilities related to the use of ITC as and educational technology in the process of teaching and learning, though the proposal of the concept of Hybrid Teaching, that is a pedagogical approach that has the intention to integrate technologies to the school daily routine, searching for alternation between the moments of presential learning and the moments of online learning. Therefore, the goal is to analyze how proposals of the referred concept and its alternative methods, such as Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações and Laboratório Rotacional, could contribute to the construction of a more interesting, rich and productive knowledge environment. Looking for demonstrating the referred methods applicability in Middle School, it was proposed and offered a continued formation course to teachers of public schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, presenting the leading proposals of the Hybrid Teaching, besides the support and tracking to the applicability of them in the classroom. The research, measured through quantitative and qualitative methods, highlighted the relevance of initiatives to continued formation of teachers to use pedagogically the ICT in the school environment, contributing for teachers understanding new possibilities of application of technology in the process of teaching and learning, alternating the classroom dynamics, once the use of hydrid technologies aroused the interest, besides that, it also improved and stimulated students’ autonomy, showing the possibility of reaching positive results thought the use of those technologies in schools present limited infrastructure and equipment.141 f.Gomes, Georgia Regina RodriguesMello, Maristela Barenco Corrêa deVasconcelos, Aline Pires Vieira deCarvalho do Nascimento, Matheus2023-01-16T20:30:19Z2023-01-16T20:30:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27566CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T20:30:23Zoai:app.uff.br:1/27566Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:10.803325Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
title Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
spellingShingle Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
Carvalho do Nascimento, Matheus
Metodologias
Ensino e aprendizagem
Tecnologias educacionais
Ensino Híbrido
Formação Continuada
Ensino
Methodology
Teaching and learning
Educational Technologies
Hybrid Teaching
Continuing Education
title_short Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
title_full Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
title_fullStr Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
title_full_unstemmed Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
title_sort Tecnologias, metodologias e educação: analisando possibilidades através do ensino híbrido
author Carvalho do Nascimento, Matheus
author_facet Carvalho do Nascimento, Matheus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Georgia Regina Rodrigues
Mello, Maristela Barenco Corrêa de
Vasconcelos, Aline Pires Vieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho do Nascimento, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Ensino e aprendizagem
Tecnologias educacionais
Ensino Híbrido
Formação Continuada
Ensino
Methodology
Teaching and learning
Educational Technologies
Hybrid Teaching
Continuing Education
topic Metodologias
Ensino e aprendizagem
Tecnologias educacionais
Ensino Híbrido
Formação Continuada
Ensino
Methodology
Teaching and learning
Educational Technologies
Hybrid Teaching
Continuing Education
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes nos mais diversos setores da sociedade sendo, inclusive, responsáveis por significativas mudanças econômicas, sociais e culturais. Nesse contexto, a escola viu-se diante do desafio de ressignificar suas práticas e metodologias de ensino, considerando a necessidade de atentar-se às demandas de um novo público, dinâmico e interconectado. Todavia, ainda que documentos oficiais norteadores do currículo enfatizem a necessidade de serem utilizadas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, iniciativas comesse objetivo, desenvolvidas e aplicadas no espaço escolar, ainda estão aquém das necessidades dos referidos espaços. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar possibilidades relacionadas à utilização das TIC enquanto tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem através da proposta do conceito do Ensino Híbrido, a saber, uma abordagem pedagógica que visa integrar as tecnologias ao cotidiano escolar, buscando alternância entre os momentos de ensino presencial e os momentos de ensino online. Assim, objetivou-se analisar como as propostas do referido conceito e suas alternativas metodológicas, como a Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações e Laboratório Rotacional, poderiam contribuir para a construção de um ambiente de produção de conhecimento mais interessante e rico. De modo a demonstrar a aplicabilidade das referidas metodologias no Ensino Fundamental, foi proposto e ofertado um curso de formação continuada para docentes do ensino fundamental da rede pública municipal de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, apresentado as propostas norteadoras do Ensino Híbrido, além de suporte e acompanhamento para a aplicabilidade das mesmas em sala de aula. A pesquisa, mensurada através de métodos quantitativos e qualitativos, destacou a relevância das iniciativas de formação continuada de professores para a utilização pedagógica das TIC no espaço escolar, contribuindo para que os professores pudessem compreender novas possibilidades de aplicação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, alternando a dinâmica da sala de aula, uma vez que a utilização de metodologias híbridas despertou o interesse, além de favorecer e estimular a autonomia dos alunos, evidenciando a possibilidade de serem obtidos resultados positivos através da utilização de tais metodologias, ainda que as escolas apresentem infraestrutura e equipamentos limitados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16T20:30:19Z
2023-01-16T20:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27566
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823598821703680