Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Ana Cristina de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a formação, ética e a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras - PB. Na atualidade essa temática vem sendo considerada motivo de estudos, debates e reflexões sobre o processo de formação, os princípios e os valores éticos no exercício da profissão docente. Destaco ainda, o meu interesse pelo tema por considerá-lo relevante para minha formação docente e prática educativa, e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição dos seguintes autores: Nóvoa (2002), Rios (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernón (2006) Ribeiro (2003)entre outros. Essa discussão busca esclarecer e refletir alguns questionamentos: Quais as concepções de formação? Qual a contribuição do curso de Pedagogia na sua formação? Quais os princípios e os valores éticos necessários na profissão docente? Foi utilizado como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, buscando compreender e interpretar os dados a partir das falas das docentes, aplicada com cinco professores, foi utilizado na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, composta por dez questões referente ao tema. Os resultados obtidos durante a investigação destacam a relevância da formação docente e a ética como elementos necessários para o desenvolvimento profissional. O estudo sinaliza que os professores precisam ampliar sua visão sobre a ética por compreendê-la como cumprimento de regras, mas destacam também,a relevância dos princípios éticos na formação nas práticas educativas.
id UFCG_bd9c86ac8e117c5998ed2b256084e474
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4605
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Teacher training, ethics and practice in the early Years of Elementary Education.FormaçãoÉticaPrática docenteFormationethicTeaching practiceEducação.Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a formação, ética e a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras - PB. Na atualidade essa temática vem sendo considerada motivo de estudos, debates e reflexões sobre o processo de formação, os princípios e os valores éticos no exercício da profissão docente. Destaco ainda, o meu interesse pelo tema por considerá-lo relevante para minha formação docente e prática educativa, e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição dos seguintes autores: Nóvoa (2002), Rios (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernón (2006) Ribeiro (2003)entre outros. Essa discussão busca esclarecer e refletir alguns questionamentos: Quais as concepções de formação? Qual a contribuição do curso de Pedagogia na sua formação? Quais os princípios e os valores éticos necessários na profissão docente? Foi utilizado como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, buscando compreender e interpretar os dados a partir das falas das docentes, aplicada com cinco professores, foi utilizado na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, composta por dez questões referente ao tema. Os resultados obtidos durante a investigação destacam a relevância da formação docente e a ética como elementos necessários para o desenvolvimento profissional. O estudo sinaliza que os professores precisam ampliar sua visão sobre a ética por compreendê-la como cumprimento de regras, mas destacam também,a relevância dos princípios éticos na formação nas práticas educativas.This monographic study aims to analyze the formation, ethics and teaching practice in the early years of elementary school, a public school in the city of Cajazeiras - PB. Today this issue has been considered purposes of study, debate and reflection about the training process, the principles and ethical values in the exercise of the teaching profession. It also highlights, my interest in the topic because they considered it relevant to my teacher training and educational practice, and the possibility of personal and professional growth. A literature search was conducted, from the contributions of the following authors: Nóvoa (2002), Rivers (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernon (2006), Ribeiro (2003) among others. This discussion seeks to clarify and reflect some questions: What training concepts? What is the Faculty of Education's contribution in their training? What are the principles and ethical values needed in the teaching profession? Was used as a methodological procedure a qualitative research, trying to understand and interpret the data from the speeches of teachers, applied to five teachers, it was used in data collection A semi-structured interview, consisting of ten questions related to the topic. The results obtained during the investigation highlight the importance of teacher education and ethics as necessary elements for professional development. The study indicates that teachers need to expand their view of ethics by understanding it as compliance with rules, but also highlight the importance of ethical principles in training in educational practices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259FEITOSA, Belijane Marques.SILVA , José Amiraldo Alves da.ABREU, Ana Cristina de.2015-12-012019-07-01T20:34:46Z2019-07-012019-07-01T20:34:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605ABREU, Ana Cristina de. Formação, Ética e Prática Docente Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T11:18:57Zoai:localhost:riufcg/4605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T11:18:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Teacher training, ethics and practice in the early Years of Elementary Education.
title Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
spellingShingle Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
ABREU, Ana Cristina de.
Formação
Ética
Prática docente
Formation
ethic
Teaching practice
Educação.
title_short Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_full Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_fullStr Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_sort Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
author ABREU, Ana Cristina de.
author_facet ABREU, Ana Cristina de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
FEITOSA, Belijane Marques.
SILVA , José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Ana Cristina de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Ética
Prática docente
Formation
ethic
Teaching practice
Educação.
topic Formação
Ética
Prática docente
Formation
ethic
Teaching practice
Educação.
description Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a formação, ética e a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras - PB. Na atualidade essa temática vem sendo considerada motivo de estudos, debates e reflexões sobre o processo de formação, os princípios e os valores éticos no exercício da profissão docente. Destaco ainda, o meu interesse pelo tema por considerá-lo relevante para minha formação docente e prática educativa, e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição dos seguintes autores: Nóvoa (2002), Rios (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernón (2006) Ribeiro (2003)entre outros. Essa discussão busca esclarecer e refletir alguns questionamentos: Quais as concepções de formação? Qual a contribuição do curso de Pedagogia na sua formação? Quais os princípios e os valores éticos necessários na profissão docente? Foi utilizado como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, buscando compreender e interpretar os dados a partir das falas das docentes, aplicada com cinco professores, foi utilizado na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, composta por dez questões referente ao tema. Os resultados obtidos durante a investigação destacam a relevância da formação docente e a ética como elementos necessários para o desenvolvimento profissional. O estudo sinaliza que os professores precisam ampliar sua visão sobre a ética por compreendê-la como cumprimento de regras, mas destacam também,a relevância dos princípios éticos na formação nas práticas educativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
2019-07-01T20:34:46Z
2019-07-01
2019-07-01T20:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605
ABREU, Ana Cristina de. Formação, Ética e Prática Docente Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605
identifier_str_mv ABREU, Ana Cristina de. Formação, Ética e Prática Docente Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378821869568