Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento., PIMENTEL, Marijane Alves Andrade., CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de., ESCARIÃO, Adréia Dutra., LEMOS, Simone Alves Nepomuceno., MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
Resumo: O livro "As políticas públicas e práticas educativas" resulta de um esforço coletivo e do compromisso das autoras em compartilhar comigo e com os futuros leitores a alegria de poder socializar a produção acadêmica, fruto das pesquisas realizadas ao longo das suas trajetórias de vida. Os artigos que compõem o livro abordam questões relevantes sobre a educação. Permitem aos leitores ampliar reflexões e conhecimentos em torno de questões inquietantes como políticas de formação docente, educação infantil, inclusão e exclusão de pessoas com deficiências, linguagem e literatura infantil. Os artigos são contextualizados no tempo histórico. As reflexões são pertinentes, atuais e provocativas. Foram sistematizadas durante o caminhar das autoras no Curso de Mestrado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Na perspectíva de socializarem as suas reflexões, as autoras produziram os artigos concretizando os desejos acadêmicos que renovam a cada dia: produzir ciência em razão de um compromisso ético com a educação voltada para o desenvolvimento social. Os artigos traduzem o conhecimento relacionado às pesquisas que realizaram em razão do compromisso político-acadêmico com a produção do saber. Ou seja: um conhecimento ético em razão da emancipação e da humanização. À medida que foram produzindo e compartilhando o saber, as autoras permitem a si próprias e aos leitores a continuação saudável e necessária da formação continuada. Por esta razão, a publicação deste livro representa expor o compromisso das autoras com a pesquisa, com a ciência, com o trabalho de construção do conhecimento.
id UFCG_bdd570c15b51024332f801a07965ca86
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33581
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.Signs and senses in Education: educational policies and Educational Psychology Vol. II.Políticas educacionaisPsicologia da educaçãoFormação docentePolíticas de formação docenteExclusão e inclusão - pessoa com deficiênciaPessoa com deficiência - exclusãoCriança - opinião sobre escola infantilEscola infantilInfância e linguagemProfissional de Educação Física - SUSEducational policiesEducational psychologyTeacher trainingTeacher training policiesExclusion and inclusion - people with disabilitiesPerson with disability - exclusionChildren - opinion about children's schoolKindergartenChildhood and languagePhysical Education Professional - SUSEducação.O livro "As políticas públicas e práticas educativas" resulta de um esforço coletivo e do compromisso das autoras em compartilhar comigo e com os futuros leitores a alegria de poder socializar a produção acadêmica, fruto das pesquisas realizadas ao longo das suas trajetórias de vida. Os artigos que compõem o livro abordam questões relevantes sobre a educação. Permitem aos leitores ampliar reflexões e conhecimentos em torno de questões inquietantes como políticas de formação docente, educação infantil, inclusão e exclusão de pessoas com deficiências, linguagem e literatura infantil. Os artigos são contextualizados no tempo histórico. As reflexões são pertinentes, atuais e provocativas. Foram sistematizadas durante o caminhar das autoras no Curso de Mestrado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Na perspectíva de socializarem as suas reflexões, as autoras produziram os artigos concretizando os desejos acadêmicos que renovam a cada dia: produzir ciência em razão de um compromisso ético com a educação voltada para o desenvolvimento social. Os artigos traduzem o conhecimento relacionado às pesquisas que realizaram em razão do compromisso político-acadêmico com a produção do saber. Ou seja: um conhecimento ético em razão da emancipação e da humanização. À medida que foram produzindo e compartilhando o saber, as autoras permitem a si próprias e aos leitores a continuação saudável e necessária da formação continuada. Por esta razão, a publicação deste livro representa expor o compromisso das autoras com a pesquisa, com a ciência, com o trabalho de construção do conhecimento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102023-12-14T10:40:15Z2023-12-142023-12-14T10:40:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda (organizadora). Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. ISBN: 978-85-7745-706-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581porCAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento.PIMENTEL, Marijane Alves Andrade.CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de.ESCARIÃO, Adréia Dutra.LEMOS, Simone Alves Nepomuceno.MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-14T10:41:11Zoai:localhost:riufcg/33581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-14T10:41:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
Signs and senses in Education: educational policies and Educational Psychology Vol. II.
title Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
spellingShingle Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
Políticas educacionais
Psicologia da educação
Formação docente
Políticas de formação docente
Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência
Pessoa com deficiência - exclusão
Criança - opinião sobre escola infantil
Escola infantil
Infância e linguagem
Profissional de Educação Física - SUS
Educational policies
Educational psychology
Teacher training
Teacher training policies
Exclusion and inclusion - people with disabilities
Person with disability - exclusion
Children - opinion about children's school
Kindergarten
Childhood and language
Physical Education Professional - SUS
Educação.
title_short Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
title_full Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
title_fullStr Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
title_full_unstemmed Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
title_sort Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
author CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
author_facet CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento.
PIMENTEL, Marijane Alves Andrade.
CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de.
ESCARIÃO, Adréia Dutra.
LEMOS, Simone Alves Nepomuceno.
MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de.
author_role author
author2 CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento.
PIMENTEL, Marijane Alves Andrade.
CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de.
ESCARIÃO, Adréia Dutra.
LEMOS, Simone Alves Nepomuceno.
MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento.
PIMENTEL, Marijane Alves Andrade.
CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de.
ESCARIÃO, Adréia Dutra.
LEMOS, Simone Alves Nepomuceno.
MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de.
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Psicologia da educação
Formação docente
Políticas de formação docente
Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência
Pessoa com deficiência - exclusão
Criança - opinião sobre escola infantil
Escola infantil
Infância e linguagem
Profissional de Educação Física - SUS
Educational policies
Educational psychology
Teacher training
Teacher training policies
Exclusion and inclusion - people with disabilities
Person with disability - exclusion
Children - opinion about children's school
Kindergarten
Childhood and language
Physical Education Professional - SUS
Educação.
topic Políticas educacionais
Psicologia da educação
Formação docente
Políticas de formação docente
Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência
Pessoa com deficiência - exclusão
Criança - opinião sobre escola infantil
Escola infantil
Infância e linguagem
Profissional de Educação Física - SUS
Educational policies
Educational psychology
Teacher training
Teacher training policies
Exclusion and inclusion - people with disabilities
Person with disability - exclusion
Children - opinion about children's school
Kindergarten
Childhood and language
Physical Education Professional - SUS
Educação.
description O livro "As políticas públicas e práticas educativas" resulta de um esforço coletivo e do compromisso das autoras em compartilhar comigo e com os futuros leitores a alegria de poder socializar a produção acadêmica, fruto das pesquisas realizadas ao longo das suas trajetórias de vida. Os artigos que compõem o livro abordam questões relevantes sobre a educação. Permitem aos leitores ampliar reflexões e conhecimentos em torno de questões inquietantes como políticas de formação docente, educação infantil, inclusão e exclusão de pessoas com deficiências, linguagem e literatura infantil. Os artigos são contextualizados no tempo histórico. As reflexões são pertinentes, atuais e provocativas. Foram sistematizadas durante o caminhar das autoras no Curso de Mestrado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Na perspectíva de socializarem as suas reflexões, as autoras produziram os artigos concretizando os desejos acadêmicos que renovam a cada dia: produzir ciência em razão de um compromisso ético com a educação voltada para o desenvolvimento social. Os artigos traduzem o conhecimento relacionado às pesquisas que realizaram em razão do compromisso político-acadêmico com a produção do saber. Ou seja: um conhecimento ético em razão da emancipação e da humanização. À medida que foram produzindo e compartilhando o saber, as autoras permitem a si próprias e aos leitores a continuação saudável e necessária da formação continuada. Por esta razão, a publicação deste livro representa expor o compromisso das autoras com a pesquisa, com a ciência, com o trabalho de construção do conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2023-12-14T10:40:15Z
2023-12-14
2023-12-14T10:40:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda (organizadora). Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. ISBN: 978-85-7745-706-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
identifier_str_mv CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda (organizadora). Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. ISBN: 978-85-7745-706-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744606463524864