Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581 |
Resumo: | O livro "As políticas públicas e práticas educativas" resulta de um esforço coletivo e do compromisso das autoras em compartilhar comigo e com os futuros leitores a alegria de poder socializar a produção acadêmica, fruto das pesquisas realizadas ao longo das suas trajetórias de vida. Os artigos que compõem o livro abordam questões relevantes sobre a educação. Permitem aos leitores ampliar reflexões e conhecimentos em torno de questões inquietantes como políticas de formação docente, educação infantil, inclusão e exclusão de pessoas com deficiências, linguagem e literatura infantil. Os artigos são contextualizados no tempo histórico. As reflexões são pertinentes, atuais e provocativas. Foram sistematizadas durante o caminhar das autoras no Curso de Mestrado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Na perspectíva de socializarem as suas reflexões, as autoras produziram os artigos concretizando os desejos acadêmicos que renovam a cada dia: produzir ciência em razão de um compromisso ético com a educação voltada para o desenvolvimento social. Os artigos traduzem o conhecimento relacionado às pesquisas que realizaram em razão do compromisso político-acadêmico com a produção do saber. Ou seja: um conhecimento ético em razão da emancipação e da humanização. À medida que foram produzindo e compartilhando o saber, as autoras permitem a si próprias e aos leitores a continuação saudável e necessária da formação continuada. Por esta razão, a publicação deste livro representa expor o compromisso das autoras com a pesquisa, com a ciência, com o trabalho de construção do conhecimento. |
id |
UFCG_bdd570c15b51024332f801a07965ca86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33581 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II.Signs and senses in Education: educational policies and Educational Psychology Vol. II.Políticas educacionaisPsicologia da educaçãoFormação docentePolíticas de formação docenteExclusão e inclusão - pessoa com deficiênciaPessoa com deficiência - exclusãoCriança - opinião sobre escola infantilEscola infantilInfância e linguagemProfissional de Educação Física - SUSEducational policiesEducational psychologyTeacher trainingTeacher training policiesExclusion and inclusion - people with disabilitiesPerson with disability - exclusionChildren - opinion about children's schoolKindergartenChildhood and languagePhysical Education Professional - SUSEducação.O livro "As políticas públicas e práticas educativas" resulta de um esforço coletivo e do compromisso das autoras em compartilhar comigo e com os futuros leitores a alegria de poder socializar a produção acadêmica, fruto das pesquisas realizadas ao longo das suas trajetórias de vida. Os artigos que compõem o livro abordam questões relevantes sobre a educação. Permitem aos leitores ampliar reflexões e conhecimentos em torno de questões inquietantes como políticas de formação docente, educação infantil, inclusão e exclusão de pessoas com deficiências, linguagem e literatura infantil. Os artigos são contextualizados no tempo histórico. As reflexões são pertinentes, atuais e provocativas. Foram sistematizadas durante o caminhar das autoras no Curso de Mestrado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Na perspectíva de socializarem as suas reflexões, as autoras produziram os artigos concretizando os desejos acadêmicos que renovam a cada dia: produzir ciência em razão de um compromisso ético com a educação voltada para o desenvolvimento social. Os artigos traduzem o conhecimento relacionado às pesquisas que realizaram em razão do compromisso político-acadêmico com a produção do saber. Ou seja: um conhecimento ético em razão da emancipação e da humanização. À medida que foram produzindo e compartilhando o saber, as autoras permitem a si próprias e aos leitores a continuação saudável e necessária da formação continuada. Por esta razão, a publicação deste livro representa expor o compromisso das autoras com a pesquisa, com a ciência, com o trabalho de construção do conhecimento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102023-12-14T10:40:15Z2023-12-142023-12-14T10:40:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda (organizadora). Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. ISBN: 978-85-7745-706-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581porCAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento.PIMENTEL, Marijane Alves Andrade.CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de.ESCARIÃO, Adréia Dutra.LEMOS, Simone Alves Nepomuceno.MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-14T10:41:11Zoai:localhost:riufcg/33581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-14T10:41:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. Signs and senses in Education: educational policies and Educational Psychology Vol. II. |
title |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. |
spellingShingle |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda. Políticas educacionais Psicologia da educação Formação docente Políticas de formação docente Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência Pessoa com deficiência - exclusão Criança - opinião sobre escola infantil Escola infantil Infância e linguagem Profissional de Educação Física - SUS Educational policies Educational psychology Teacher training Teacher training policies Exclusion and inclusion - people with disabilities Person with disability - exclusion Children - opinion about children's school Kindergarten Childhood and language Physical Education Professional - SUS Educação. |
title_short |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. |
title_full |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. |
title_fullStr |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. |
title_full_unstemmed |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. |
title_sort |
Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. |
author |
CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda. |
author_facet |
CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda. CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento. PIMENTEL, Marijane Alves Andrade. CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de. ESCARIÃO, Adréia Dutra. LEMOS, Simone Alves Nepomuceno. MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de. |
author_role |
author |
author2 |
CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento. PIMENTEL, Marijane Alves Andrade. CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de. ESCARIÃO, Adréia Dutra. LEMOS, Simone Alves Nepomuceno. MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de. |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda. CANTALICE, Maria Betânia do Nascimento. PIMENTEL, Marijane Alves Andrade. CARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de. ESCARIÃO, Adréia Dutra. LEMOS, Simone Alves Nepomuceno. MEDEIROS, Valéria Matos Leitão de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Psicologia da educação Formação docente Políticas de formação docente Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência Pessoa com deficiência - exclusão Criança - opinião sobre escola infantil Escola infantil Infância e linguagem Profissional de Educação Física - SUS Educational policies Educational psychology Teacher training Teacher training policies Exclusion and inclusion - people with disabilities Person with disability - exclusion Children - opinion about children's school Kindergarten Childhood and language Physical Education Professional - SUS Educação. |
topic |
Políticas educacionais Psicologia da educação Formação docente Políticas de formação docente Exclusão e inclusão - pessoa com deficiência Pessoa com deficiência - exclusão Criança - opinião sobre escola infantil Escola infantil Infância e linguagem Profissional de Educação Física - SUS Educational policies Educational psychology Teacher training Teacher training policies Exclusion and inclusion - people with disabilities Person with disability - exclusion Children - opinion about children's school Kindergarten Childhood and language Physical Education Professional - SUS Educação. |
description |
O livro "As políticas públicas e práticas educativas" resulta de um esforço coletivo e do compromisso das autoras em compartilhar comigo e com os futuros leitores a alegria de poder socializar a produção acadêmica, fruto das pesquisas realizadas ao longo das suas trajetórias de vida. Os artigos que compõem o livro abordam questões relevantes sobre a educação. Permitem aos leitores ampliar reflexões e conhecimentos em torno de questões inquietantes como políticas de formação docente, educação infantil, inclusão e exclusão de pessoas com deficiências, linguagem e literatura infantil. Os artigos são contextualizados no tempo histórico. As reflexões são pertinentes, atuais e provocativas. Foram sistematizadas durante o caminhar das autoras no Curso de Mestrado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Na perspectíva de socializarem as suas reflexões, as autoras produziram os artigos concretizando os desejos acadêmicos que renovam a cada dia: produzir ciência em razão de um compromisso ético com a educação voltada para o desenvolvimento social. Os artigos traduzem o conhecimento relacionado às pesquisas que realizaram em razão do compromisso político-acadêmico com a produção do saber. Ou seja: um conhecimento ético em razão da emancipação e da humanização. À medida que foram produzindo e compartilhando o saber, as autoras permitem a si próprias e aos leitores a continuação saudável e necessária da formação continuada. Por esta razão, a publicação deste livro representa expor o compromisso das autoras com a pesquisa, com a ciência, com o trabalho de construção do conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2023-12-14T10:40:15Z 2023-12-14 2023-12-14T10:40:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581 CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda (organizadora). Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. ISBN: 978-85-7745-706-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581 |
identifier_str_mv |
CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda (organizadora). Sinais e sentidos em Educação: políticas educacionais e Psicologia da Educação Vol. II. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. ISBN: 978-85-7745-706-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744606463524864 |