A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil: políticas públicas na visão dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Clarissa de Andrade Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157210
Resumo: Como primeira etapa da educação básica, e porta de acesso à inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino, garantida por lei, a educação infantil deve oportunizar uma educação que assegure o direito de todas as crianças ao desenvolvimento integral, nas esferas socioafetivas, físicas e intelectuais, independentemente de suas diferenças. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a política de educação inclusiva implementada na educação infantil no município de Franca/SP, a partir da visão dos professores da pré-escola. Estrutura-se em pesquisa bibliográfica e de campo, esta última, desenvolvida com a utilização de entrevistas semiestruturadas envolvendo a Gestora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e nove professoras de crianças com deficiência, matriculadas na pré-escola (fase II) do município. As entrevistas foram transcritas e analisadas qualitativamente à luz da discussão realizada na fundamentação teórica e dos objetivos do estudo. Os dados da pesquisa apontaram que a inclusão da criança com deficiência na educação infantil (pré-escola) é fato recente no município de Franca, que ainda não possui uma política de inclusão voltada para sua realidade. Todavia, a inclusão deve ser implementada assegurando-se sua qualidade. Por isso, este estudo traz algumas sugestões e uma proposta de intervenção com o intuito de contribuir para que a inclusão na educação infantil, do município em análise, atenda às necessidades das crianças e corresponda às prescrições teóricas e legais, atingindo a finalidade a que se propõe.
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