Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31191 |
Resumo: | A educação possui grande importância para a construção, manutenção e avanço de uma sociedade, sendo seu acesso um direito de todas as pessoas, independentemente da: cor, gênero e condição física. Os conceitos de inclusão social e acessibilidade, atualmente, vêm sendo abordados e praticados com mais frequência, contudo ainda se observam barreiras físicas em ambientes — de lazer, trabalho, saúde, ensino — que podem dificultar o acesso e permanência de Pessoas com Deficiência (PCDs). Com isso, há situações em que a realidade da estrutura física do ambiente escolar, por exemplo, impede que um aluno com deficiência visual transite sozinho sem o risco de quedas, ou que um cadeirante consiga utilizar o sanitário com autonomia, assim, privando-os de exercerem sua cidadania com dignidade. Diante disso, a presente pesquisa buscou como objetivo geral analisar as condições de acessibilidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenente Titico Gomes e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa a partir da ABNT/NBR 9050:2020. Dos objetivos específicos, primeiramente foi compreender sobre conceitos relacionados ao tema da inclusão social, e o segundo foi entender as deficiências físicas de acessibilidade das escolas analisadas. Foi realizada a verificação in loco das duas escolas municipais de ensino regular do município de São José de Espinharas – PB. A coleta de dados foi realizada por meio da inspeção visual, uso de checklist adaptado, medições com trena e registros fotográficos. Seguindo o checklist e a norma, foram observados nas edificações as dimensões e a disposição de elementos de acessibilidade nos acessos, áreas internas comuns, salas de aula e sanitários. Os elementos observados foram: rampas; piso tátil; corrimãos; portas; sanitários; corredores; mobiliário; sinalização. Com os dados obtidos, foi feita a análise descritiva confrontando os itens com as disposições da norma técnica quanto às dimensões e instalação. Foram constatadas rampas com largura e declividade fora do padrão exigido pela norma; ausência de piso tátil; dimensões dos sanitários sem acessibilidade e má disposição de seus componentes; precária sinalização; ausência de corrimãos e outras inconformidades com a norma. Concluiu-se que as escolas não estão preparadas para garantir acessibilidade com autonomia e conforto às pessoas portadoras de deficiência visual e cadeirantes. |
id |
UFCG_bdfb1aa28536d61b7249420f2efc92d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31191 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB.Accessibility analysis of the physical structure in two public schools in the city of São José de Espinharas — PB.Escolas - pessoas com deficiênciaSchools - people with disabilitiesInclusão socialSocial inclusionEducaçãoEducationNBR 9050/2020Engenharia Civil.A educação possui grande importância para a construção, manutenção e avanço de uma sociedade, sendo seu acesso um direito de todas as pessoas, independentemente da: cor, gênero e condição física. Os conceitos de inclusão social e acessibilidade, atualmente, vêm sendo abordados e praticados com mais frequência, contudo ainda se observam barreiras físicas em ambientes — de lazer, trabalho, saúde, ensino — que podem dificultar o acesso e permanência de Pessoas com Deficiência (PCDs). Com isso, há situações em que a realidade da estrutura física do ambiente escolar, por exemplo, impede que um aluno com deficiência visual transite sozinho sem o risco de quedas, ou que um cadeirante consiga utilizar o sanitário com autonomia, assim, privando-os de exercerem sua cidadania com dignidade. Diante disso, a presente pesquisa buscou como objetivo geral analisar as condições de acessibilidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenente Titico Gomes e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa a partir da ABNT/NBR 9050:2020. Dos objetivos específicos, primeiramente foi compreender sobre conceitos relacionados ao tema da inclusão social, e o segundo foi entender as deficiências físicas de acessibilidade das escolas analisadas. Foi realizada a verificação in loco das duas escolas municipais de ensino regular do município de São José de Espinharas – PB. A coleta de dados foi realizada por meio da inspeção visual, uso de checklist adaptado, medições com trena e registros fotográficos. Seguindo o checklist e a norma, foram observados nas edificações as dimensões e a disposição de elementos de acessibilidade nos acessos, áreas internas comuns, salas de aula e sanitários. Os elementos observados foram: rampas; piso tátil; corrimãos; portas; sanitários; corredores; mobiliário; sinalização. Com os dados obtidos, foi feita a análise descritiva confrontando os itens com as disposições da norma técnica quanto às dimensões e instalação. Foram constatadas rampas com largura e declividade fora do padrão exigido pela norma; ausência de piso tátil; dimensões dos sanitários sem acessibilidade e má disposição de seus componentes; precária sinalização; ausência de corrimãos e outras inconformidades com a norma. Concluiu-se que as escolas não estão preparadas para garantir acessibilidade com autonomia e conforto às pessoas portadoras de deficiência visual e cadeirantes.Education is of great importance for building, maintaining and advancing a society, access to which is a right of all people, regardless of: color, gender and physical condition. The concepts of social inclusion and accessibility, are currently being addressed and practiced more frequency, however physical barriers are still observed in environments — leisure, work, health, education — which can make it difficult for people to access and stay with Disabilities (PCDs). As a result, there are situations in which the reality of the physical structure of the school environment, for example, prevents a visually impaired student from transit alone without the risk of falls, or that a wheelchair user can use the with autonomy, thus depriving them of exercising their citizenship with dignity. In view of this, the present research sought as a general objective to analyze the accessibility conditions of the Municipal Elementary School (EMEF) Lieutenant Titico Gomes and the Municipal School of Infant and Elementary Education (EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa from ABNT/NBR 9050:2020. of the objectives specific, first was to understand about concepts related to the subject of social inclusion, and the second was to understand the physical accessibility deficiencies of analyzed schools. An on-site verification of the two municipal schools of regular education in the city of São José de Espinharas – PB. Data collection was carried out through visual inspection, use of an adapted checklist, measurements with a measuring tape and photographic records. Following the checklist and the norm, were observed in the buildings the dimensions and arrangement of accessibility elements in the accesses, common internal areas, classrooms and restrooms. The elements observed were: ramps; tactile floor; handrails; doors; Sanitary; runners; furniture; signaling. With the data obtained, a descriptive analysis was performed, comparing the items with the provisions of the technical standard regarding dimensions and installation. were found ramps with width and slope outside the standard required by the standard; absence of tactile floor; dimensions of the toilets without accessibility and poor arrangement of their components; precarious signage; absence of handrails and other nonconformities with the norm. It was concluded that schools are not prepared to guarantee accessibility with autonomy and comfort for people with visual impairments and wheelchair users.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAUFCGSOUZA, Ana Aparecida Almeida de.SOUZA, A. A. A.http://lattes.cnpq.br/5945022838739692QUEIROZ, Lilianne.ALBUQUERQUE, Mariana Porto Viana de.MAGALHÃES, Mateus Santos.2023-07-132023-08-02T19:49:49Z2023-08-022023-08-02T19:49:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31191MAGALHÃES, Mateus Santos. Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. 2023. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-02T19:49:49Zoai:localhost:riufcg/31191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-02T19:49:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. Accessibility analysis of the physical structure in two public schools in the city of São José de Espinharas — PB. |
title |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. |
spellingShingle |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. MAGALHÃES, Mateus Santos. Escolas - pessoas com deficiência Schools - people with disabilities Inclusão social Social inclusion Educação Education NBR 9050/2020 Engenharia Civil. |
title_short |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. |
title_full |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. |
title_fullStr |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. |
title_full_unstemmed |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. |
title_sort |
Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. |
author |
MAGALHÃES, Mateus Santos. |
author_facet |
MAGALHÃES, Mateus Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Ana Aparecida Almeida de. SOUZA, A. A. A. http://lattes.cnpq.br/5945022838739692 QUEIROZ, Lilianne. ALBUQUERQUE, Mariana Porto Viana de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Mateus Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - pessoas com deficiência Schools - people with disabilities Inclusão social Social inclusion Educação Education NBR 9050/2020 Engenharia Civil. |
topic |
Escolas - pessoas com deficiência Schools - people with disabilities Inclusão social Social inclusion Educação Education NBR 9050/2020 Engenharia Civil. |
description |
A educação possui grande importância para a construção, manutenção e avanço de uma sociedade, sendo seu acesso um direito de todas as pessoas, independentemente da: cor, gênero e condição física. Os conceitos de inclusão social e acessibilidade, atualmente, vêm sendo abordados e praticados com mais frequência, contudo ainda se observam barreiras físicas em ambientes — de lazer, trabalho, saúde, ensino — que podem dificultar o acesso e permanência de Pessoas com Deficiência (PCDs). Com isso, há situações em que a realidade da estrutura física do ambiente escolar, por exemplo, impede que um aluno com deficiência visual transite sozinho sem o risco de quedas, ou que um cadeirante consiga utilizar o sanitário com autonomia, assim, privando-os de exercerem sua cidadania com dignidade. Diante disso, a presente pesquisa buscou como objetivo geral analisar as condições de acessibilidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenente Titico Gomes e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa a partir da ABNT/NBR 9050:2020. Dos objetivos específicos, primeiramente foi compreender sobre conceitos relacionados ao tema da inclusão social, e o segundo foi entender as deficiências físicas de acessibilidade das escolas analisadas. Foi realizada a verificação in loco das duas escolas municipais de ensino regular do município de São José de Espinharas – PB. A coleta de dados foi realizada por meio da inspeção visual, uso de checklist adaptado, medições com trena e registros fotográficos. Seguindo o checklist e a norma, foram observados nas edificações as dimensões e a disposição de elementos de acessibilidade nos acessos, áreas internas comuns, salas de aula e sanitários. Os elementos observados foram: rampas; piso tátil; corrimãos; portas; sanitários; corredores; mobiliário; sinalização. Com os dados obtidos, foi feita a análise descritiva confrontando os itens com as disposições da norma técnica quanto às dimensões e instalação. Foram constatadas rampas com largura e declividade fora do padrão exigido pela norma; ausência de piso tátil; dimensões dos sanitários sem acessibilidade e má disposição de seus componentes; precária sinalização; ausência de corrimãos e outras inconformidades com a norma. Concluiu-se que as escolas não estão preparadas para garantir acessibilidade com autonomia e conforto às pessoas portadoras de deficiência visual e cadeirantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 2023-08-02T19:49:49Z 2023-08-02 2023-08-02T19:49:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31191 MAGALHÃES, Mateus Santos. Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. 2023. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31191 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Mateus Santos. Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. 2023. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744588199428096 |