Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633
Resumo: O Terceiro Setor da economia tem crescido no Brasil e no mundo em velocidade superior aos tradicionais setores público e privado. Tal quadro de ascensão e desenvolvimento econômico tem gerado a necessidade de profissionalização das Organizações sem Fins Lucrativos, tornando imprescindível a incorporação à área social das técnicas de gestão de negócios que permeiam a administração. Este trabalho teve como principal objetivo analisar como uma dessas técnicas de gestão, especificamente o mix de marketing, através de suas quatro ferramentas adaptadas ao Terceiro Setor (serviço, custo, contexto social e comunicação), tem sido absorvida e utilizada pelas organizações sem fins lucrativos, para o alcance dos seus objetivos de gestão como prestação de serviços, disseminação de informações, captação de recursos e captação de voluntariado. Foi utilizado para tanto um estudo comparativo conduzido por uma pesquisa exploratório-descritiva. O universo do trabalho focalizou as organizações do Terceiro Setor da cidade de Campina Grande - PB e a amostra selecionada foi do tipo não-probabilística por acessibilidade, composta por três instituições, quais sejam: Fundação Assistencial da Paraíba, Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com a AIDS – Núcleo de Campina Grande e ONG Menina Feliz. Para coleta dos dados foi usada a pesquisa de campo através das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação nãoparticipante. Para a determinação das variáveis e indicadores desse estudo fez-se uma adaptação, para realidade das organizações sem fins lucrativos, do modelo adotado por Cavalcanti (2004) e o método de análise de dados utilizado foi a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos na pesquisa indicaram níveis diferentes de utilização das ferramentas do mix de marketing pelas instituições, contudo verificou-se genericamente que o Terceiro Setor de Campina Grande ainda possui várias limitações quanto à utilização do marketing em suas atividades de gestão, apesar de já reconhecer a importância dessa ferramenta para o sucesso de muitas ações que promove principalmente às voltadas à captação de recursos.
id UFCG_bed0b99a70ce0952efecb34efc95e12d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5633
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.Analysis of the use of marketing compound tools by third sector organizations: a comparative study.Terceiro setorComposto de marketingCaptação de recursosThird sectorMarketing composingFundraisingAdministraçãoO Terceiro Setor da economia tem crescido no Brasil e no mundo em velocidade superior aos tradicionais setores público e privado. Tal quadro de ascensão e desenvolvimento econômico tem gerado a necessidade de profissionalização das Organizações sem Fins Lucrativos, tornando imprescindível a incorporação à área social das técnicas de gestão de negócios que permeiam a administração. Este trabalho teve como principal objetivo analisar como uma dessas técnicas de gestão, especificamente o mix de marketing, através de suas quatro ferramentas adaptadas ao Terceiro Setor (serviço, custo, contexto social e comunicação), tem sido absorvida e utilizada pelas organizações sem fins lucrativos, para o alcance dos seus objetivos de gestão como prestação de serviços, disseminação de informações, captação de recursos e captação de voluntariado. Foi utilizado para tanto um estudo comparativo conduzido por uma pesquisa exploratório-descritiva. O universo do trabalho focalizou as organizações do Terceiro Setor da cidade de Campina Grande - PB e a amostra selecionada foi do tipo não-probabilística por acessibilidade, composta por três instituições, quais sejam: Fundação Assistencial da Paraíba, Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com a AIDS – Núcleo de Campina Grande e ONG Menina Feliz. Para coleta dos dados foi usada a pesquisa de campo através das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação nãoparticipante. Para a determinação das variáveis e indicadores desse estudo fez-se uma adaptação, para realidade das organizações sem fins lucrativos, do modelo adotado por Cavalcanti (2004) e o método de análise de dados utilizado foi a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos na pesquisa indicaram níveis diferentes de utilização das ferramentas do mix de marketing pelas instituições, contudo verificou-se genericamente que o Terceiro Setor de Campina Grande ainda possui várias limitações quanto à utilização do marketing em suas atividades de gestão, apesar de já reconhecer a importância dessa ferramenta para o sucesso de muitas ações que promove principalmente às voltadas à captação de recursos.The Third Sector of the economy has been growing in Brazil and the world at higher rate than traditional public and private sectors. This economic development framework leads to rising and the need for professionalization of nonprofit institutions thereby making the addition to the social management techniques that permeate business administration. This study aims to analyze how one of these management techniques, specifically the mixing of market through its four marketing tools (service, cost, social context and communication) has been absorbed and used by Third Sector organizations to achieve their goals management and their work to the community, information dissemination, fundraising and attracting volunteers. In this research was used a comparative study conducted by an exploratory and descriptive survey. The universe of the work focus on the Third Sector organizations in the city of Campina Grande -PB and the sample selected was non-probabilistic accessibility, composed by three institutions, they are: Fundação Assistencial da Paraíba - FAP, Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com a AIDS and ONG Menina Feliz – All Placed in Campina Grande -PB. For the data collection was used field research through the techniques of semi-structured interview and observation. To determine the variables and indicators of this study was done an adaptation to reality of the nonprofit organizations, the model adopted by Cavalcanti (2004) and the method of data analysis used was a qualitative approach. The results obtained in the survey indicate different levels’ use of the tools of the marketing by institutions, but generally it was found that the Third Sector in Campina Grande has still several limitations on the using of marketing in their management activities, although, they recognize the importance of this tool to the success of many actions to promote to focus mainly on fundraising.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário deOLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875OLIVEIRA, Hildegardes Santos doOLIVEIRA, H. S.http://lattes.cnpq.br/8684527627469710NOGUEIRA, Gustavo Maurício FilgueirasNOGUEIRA, G. M. F.http://lattes.cnpq.br/6275460548333024HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva.2010-07-072019-08-10T15:17:00Z2019-08-102019-08-10T15:17:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva. Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo. 2010. 108 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T18:25:02Zoai:localhost:riufcg/5633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T18:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
Analysis of the use of marketing compound tools by third sector organizations: a comparative study.
title Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
spellingShingle Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva.
Terceiro setor
Composto de marketing
Captação de recursos
Third sector
Marketing composing
Fundraising
Administração
title_short Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
title_full Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
title_fullStr Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
title_full_unstemmed Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
title_sort Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
author HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva.
author_facet HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Verônica Macário de
OLIVEIRA, V. M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
OLIVEIRA, Hildegardes Santos do
OLIVEIRA, H. S.
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710
NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras
NOGUEIRA, G. M. F.
http://lattes.cnpq.br/6275460548333024
dc.contributor.author.fl_str_mv HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Terceiro setor
Composto de marketing
Captação de recursos
Third sector
Marketing composing
Fundraising
Administração
topic Terceiro setor
Composto de marketing
Captação de recursos
Third sector
Marketing composing
Fundraising
Administração
description O Terceiro Setor da economia tem crescido no Brasil e no mundo em velocidade superior aos tradicionais setores público e privado. Tal quadro de ascensão e desenvolvimento econômico tem gerado a necessidade de profissionalização das Organizações sem Fins Lucrativos, tornando imprescindível a incorporação à área social das técnicas de gestão de negócios que permeiam a administração. Este trabalho teve como principal objetivo analisar como uma dessas técnicas de gestão, especificamente o mix de marketing, através de suas quatro ferramentas adaptadas ao Terceiro Setor (serviço, custo, contexto social e comunicação), tem sido absorvida e utilizada pelas organizações sem fins lucrativos, para o alcance dos seus objetivos de gestão como prestação de serviços, disseminação de informações, captação de recursos e captação de voluntariado. Foi utilizado para tanto um estudo comparativo conduzido por uma pesquisa exploratório-descritiva. O universo do trabalho focalizou as organizações do Terceiro Setor da cidade de Campina Grande - PB e a amostra selecionada foi do tipo não-probabilística por acessibilidade, composta por três instituições, quais sejam: Fundação Assistencial da Paraíba, Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com a AIDS – Núcleo de Campina Grande e ONG Menina Feliz. Para coleta dos dados foi usada a pesquisa de campo através das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação nãoparticipante. Para a determinação das variáveis e indicadores desse estudo fez-se uma adaptação, para realidade das organizações sem fins lucrativos, do modelo adotado por Cavalcanti (2004) e o método de análise de dados utilizado foi a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos na pesquisa indicaram níveis diferentes de utilização das ferramentas do mix de marketing pelas instituições, contudo verificou-se genericamente que o Terceiro Setor de Campina Grande ainda possui várias limitações quanto à utilização do marketing em suas atividades de gestão, apesar de já reconhecer a importância dessa ferramenta para o sucesso de muitas ações que promove principalmente às voltadas à captação de recursos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-07
2019-08-10T15:17:00Z
2019-08-10
2019-08-10T15:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633
HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva. Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo. 2010. 108 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633
identifier_str_mv HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva. Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo. 2010. 108 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385590427648