A influência da densidade e mobilidade na comunicação inter-veicular.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30247 |
Resumo: | Os avanços na tecnologia de comunicação e informação aliados aos anseios dos consumidores possibilitaram o surgimento de uma nova gama de aplicações, para maior segurança, conforto e entretenimento ao condutor e passageiros. Hoje ainda, isto é uma tarefa desafiadora, pelas próprias características das redes veiculares: alta variação da densidade e da mobilidade do tráfego. Diversos estudos têm citado a influência desses fatores na comunicação interveicular, porém poucos, principalmente no Brasil, conseguem demonstrá-la de maneira clara e objetiva. Neste estudo busca-se identificar a influência da densidade e mobilidade na comunicação entre veículos. Para tal objetivo, o protocolo de roteamento AODV foi implementado nos simuladores MOVE e NS2, para diversos cenários. Pela análise dos dados da simulação, pode-se constatar a existência dessa influência, a partir de diversas métricas, como: taxa de pacotes enviados; taxa de pacotes recebidos; taxa de colisão de pacotes; taxa de bits enviados vs média de atraso; e taxa de bits recebidos vs média de atraso. Como resultado geral, verificou-se a importância da simulação para a identificação de fatores que comprometem a comunicação, o que pode servir como base para o desenvolvimento de protocolos mais eficientes. |
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A influência da densidade e mobilidade na comunicação inter-veicular.The influence of density and mobility on inter-vehicular communication.Redes veicularesDensidadeMobilidadeProtocolos de roteamentoComunicação inter-veicularSimulador MOVESimulador NS2SimulaçãoConectividade em redes veicularesRoteamento em redes veicularesVehicular networksDensityMobilityRouting protocolsIntervehicular communicationMOVE simulatorNS2 simulatorSimulationConnectivity in vehicular networksRouting in vehicular networksRéseaux véhiculairesDensitéMobilitéProtocoles de routageCommunication intervéhiculaireSimulateur MOVESimulateur NS2SimulationConnectivité dans les réseaux véhiculairesRoutage dans les réseaux véhiculairesRedes vehicularesDensidadMovilidadProtocolos de enrutamientoComunicación intervehicularSimulador de MOVIMIENTOSimulaciónConectividad en redes vehicularesEnrutamiento en redes vehicularesEngenharia de Produção.Os avanços na tecnologia de comunicação e informação aliados aos anseios dos consumidores possibilitaram o surgimento de uma nova gama de aplicações, para maior segurança, conforto e entretenimento ao condutor e passageiros. Hoje ainda, isto é uma tarefa desafiadora, pelas próprias características das redes veiculares: alta variação da densidade e da mobilidade do tráfego. Diversos estudos têm citado a influência desses fatores na comunicação interveicular, porém poucos, principalmente no Brasil, conseguem demonstrá-la de maneira clara e objetiva. Neste estudo busca-se identificar a influência da densidade e mobilidade na comunicação entre veículos. Para tal objetivo, o protocolo de roteamento AODV foi implementado nos simuladores MOVE e NS2, para diversos cenários. Pela análise dos dados da simulação, pode-se constatar a existência dessa influência, a partir de diversas métricas, como: taxa de pacotes enviados; taxa de pacotes recebidos; taxa de colisão de pacotes; taxa de bits enviados vs média de atraso; e taxa de bits recebidos vs média de atraso. Como resultado geral, verificou-se a importância da simulação para a identificação de fatores que comprometem a comunicação, o que pode servir como base para o desenvolvimento de protocolos mais eficientes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-06-13T17:16:49Z2023-06-132023-06-13T17:16:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30247SILVA, Nathan Cirillo e; GALHARDI, Antonio César. A influência da densidade e mobilidade na comunicação interveicular. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30247porSILVA, Nathan Cirillo e.GALHARDI, Antonio César.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T11:53:18Zoai:localhost:riufcg/30247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T11:53:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Os avanços na tecnologia de comunicação e informação aliados aos anseios dos consumidores possibilitaram o surgimento de uma nova gama de aplicações, para maior segurança, conforto e entretenimento ao condutor e passageiros. Hoje ainda, isto é uma tarefa desafiadora, pelas próprias características das redes veiculares: alta variação da densidade e da mobilidade do tráfego. Diversos estudos têm citado a influência desses fatores na comunicação interveicular, porém poucos, principalmente no Brasil, conseguem demonstrá-la de maneira clara e objetiva. Neste estudo busca-se identificar a influência da densidade e mobilidade na comunicação entre veículos. Para tal objetivo, o protocolo de roteamento AODV foi implementado nos simuladores MOVE e NS2, para diversos cenários. Pela análise dos dados da simulação, pode-se constatar a existência dessa influência, a partir de diversas métricas, como: taxa de pacotes enviados; taxa de pacotes recebidos; taxa de colisão de pacotes; taxa de bits enviados vs média de atraso; e taxa de bits recebidos vs média de atraso. Como resultado geral, verificou-se a importância da simulação para a identificação de fatores que comprometem a comunicação, o que pode servir como base para o desenvolvimento de protocolos mais eficientes. |
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