A influência da densidade e mobilidade na comunicação inter-veicular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Nathan Cirillo e.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GALHARDI, Antonio César.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30247
Resumo: Os avanços na tecnologia de comunicação e informação aliados aos anseios dos consumidores possibilitaram o surgimento de uma nova gama de aplicações, para maior segurança, conforto e entretenimento ao condutor e passageiros. Hoje ainda, isto é uma tarefa desafiadora, pelas próprias características das redes veiculares: alta variação da densidade e da mobilidade do tráfego. Diversos estudos têm citado a influência desses fatores na comunicação interveicular, porém poucos, principalmente no Brasil, conseguem demonstrá-la de maneira clara e objetiva. Neste estudo busca-se identificar a influência da densidade e mobilidade na comunicação entre veículos. Para tal objetivo, o protocolo de roteamento AODV foi implementado nos simuladores MOVE e NS2, para diversos cenários. Pela análise dos dados da simulação, pode-se constatar a existência dessa influência, a partir de diversas métricas, como: taxa de pacotes enviados; taxa de pacotes recebidos; taxa de colisão de pacotes; taxa de bits enviados vs média de atraso; e taxa de bits recebidos vs média de atraso. Como resultado geral, verificou-se a importância da simulação para a identificação de fatores que comprometem a comunicação, o que pode servir como base para o desenvolvimento de protocolos mais eficientes.
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