Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185 |
Resumo: | O presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais. |
id |
UFCG_bf202088c9bd35ec4a523caba08ae895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/185 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.Textual production in the classroom: resizing the pedagogical practice in elementary school.Gênero textualLeituraEnsino fundamentalProdução textualElementary schoolText productionTextual genreReadingLetras.O presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais.This scientific work aims to present some reflections on the reading and writing processes with a focus on textual production carried out in the classroom, taking into consideration the work with genres as didactic possibility of developing such skills in students elementary School. A brief explanation of the theoretical concepts that involve text production skills in the classroom. It presents several reflections on the concepts of reading, writing, text, literacy, genres and didactic sequences under the interactionist perspective and the notion of reading as a process of understanding and interactive activity of production of meaning, which takes place on the basis of linguistic elements in the textual surface. Thus, we propose reflections on the textual production work, the aspects of reading and writing, as a guiding principle of the Portuguese language classes. In the end, we try to point out some didactic possibilities of textual production approach in the classroom, from the work with didactic sequence of instructional text 'recipe' so as to give focus to those genres that are part of the context in which students are entered . Such reflections proposals is to assist the teacher's task in relation to the teaching of text production at school, taking as guiding bias work with didactic sequences with instructional texts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828SOARES, Luiza de Marilac Ramos.SILVA, Leilane Ramos da.LINS, Rogenia Maciel.2015-06-172017-12-18T20:52:37Z2017-12-182017-12-18T20:52:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185LINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T18:08:13Zoai:localhost:riufcg/185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T18:08:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. Textual production in the classroom: resizing the pedagogical practice in elementary school. |
title |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. |
spellingShingle |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. LINS, Rogenia Maciel. Gênero textual Leitura Ensino fundamental Produção textual Elementary school Text production Textual genre Reading Letras. |
title_short |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. |
title_full |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. |
title_fullStr |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. |
title_sort |
Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. |
author |
LINS, Rogenia Maciel. |
author_facet |
LINS, Rogenia Maciel. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CASTRO, Onireves Monteiro de. CASTRO, O. M. http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 SOARES, Luiza de Marilac Ramos. SILVA, Leilane Ramos da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LINS, Rogenia Maciel. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual Leitura Ensino fundamental Produção textual Elementary school Text production Textual genre Reading Letras. |
topic |
Gênero textual Leitura Ensino fundamental Produção textual Elementary school Text production Textual genre Reading Letras. |
description |
O presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-17 2017-12-18T20:52:37Z 2017-12-18 2017-12-18T20:52:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185 LINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185 |
identifier_str_mv |
LINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744347860566016 |