Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINS, Rogenia Maciel.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185
Resumo: O presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais.
id UFCG_bf202088c9bd35ec4a523caba08ae895
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/185
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.Textual production in the classroom: resizing the pedagogical practice in elementary school.Gênero textualLeituraEnsino fundamentalProdução textualElementary schoolText productionTextual genreReadingLetras.O presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais.This scientific work aims to present some reflections on the reading and writing processes with a focus on textual production carried out in the classroom, taking into consideration the work with genres as didactic possibility of developing such skills in students elementary School. A brief explanation of the theoretical concepts that involve text production skills in the classroom. It presents several reflections on the concepts of reading, writing, text, literacy, genres and didactic sequences under the interactionist perspective and the notion of reading as a process of understanding and interactive activity of production of meaning, which takes place on the basis of linguistic elements in the textual surface. Thus, we propose reflections on the textual production work, the aspects of reading and writing, as a guiding principle of the Portuguese language classes. In the end, we try to point out some didactic possibilities of textual production approach in the classroom, from the work with didactic sequence of instructional text 'recipe' so as to give focus to those genres that are part of the context in which students are entered . Such reflections proposals is to assist the teacher's task in relation to the teaching of text production at school, taking as guiding bias work with didactic sequences with instructional texts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCASTRO, Onireves Monteiro de.CASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828SOARES, Luiza de Marilac Ramos.SILVA, Leilane Ramos da.LINS, Rogenia Maciel.2015-06-172017-12-18T20:52:37Z2017-12-182017-12-18T20:52:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185LINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T18:08:13Zoai:localhost:riufcg/185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T18:08:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
Textual production in the classroom: resizing the pedagogical practice in elementary school.
title Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
spellingShingle Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
LINS, Rogenia Maciel.
Gênero textual
Leitura
Ensino fundamental
Produção textual
Elementary school
Text production
Textual genre
Reading
Letras.
title_short Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
title_full Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
title_fullStr Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
title_sort Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.
author LINS, Rogenia Maciel.
author_facet LINS, Rogenia Maciel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CASTRO, Onireves Monteiro de.
CASTRO, O. M.
http://lattes.cnpq.br/3485957168495828
SOARES, Luiza de Marilac Ramos.
SILVA, Leilane Ramos da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LINS, Rogenia Maciel.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Leitura
Ensino fundamental
Produção textual
Elementary school
Text production
Textual genre
Reading
Letras.
topic Gênero textual
Leitura
Ensino fundamental
Produção textual
Elementary school
Text production
Textual genre
Reading
Letras.
description O presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-17
2017-12-18T20:52:37Z
2017-12-18
2017-12-18T20:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185
LINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185
identifier_str_mv LINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744347860566016