Recuperação de óleos lubrificantes utilizados em motores diesel usando propan-2–0L.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8438 |
Resumo: | Os óleos lubrificantes são misturas complexas de hidrocarbonetos, obtidos a partir do processo de refino do petróleo, são substâncias de base mineral ou sintética responsáveis pela formação de uma película protetora, que impede o contato direto entre duas superfícies móveis. Os óleos lubrificantes representam uma pequena porcentagem dos derivados de petróleo, sendo um dos poucos que não é totalmente consumido durante o uso. A mistura lubrificante forma-se pela junção de aditivos ao óleo base, obtido na destilação do petróleo. Quando os óleos usados ou contaminados são lançados diretamente no ambiente ou quando queimados de forma inadequada, provocam graves problemas de poluição do solo, das águas e do ar. Reciclar o lubrificante significa aplicar processos físico-químicos sobre o óleo usado, possibilitando a obtenção de óleo base, matéria-prima que pode ser reutilizada para a obtenção de lubrificantes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o processo de recuperação de óleos lubrificantes automotivos usados em motores diesel através de extração por solvente polar propan-2-ol, foram determinadas propriedades físico-químicas como: densidade e Grau API; cinzas; índice de acidez; viscosidade cinemática, que foram caracterizadas com base em sua estabilidade térmica (TG/DTG) comparando os óleos lubrificantes recuperados e os óleos lubrificantes sem uso. Foram utilizados óleos lubrificantes de base mineral, SAE 20 W–40 API SJ e aditivados, usados em motores diesel monitorados por 5000 km e 10000 km. As amostras recuperadas apresentaram estabilidade térmica oxidativa maiores que as apresentadas pelo óleo sem uso, foi observado uma diminuição na viscosidade das amostras de óleos usados em relação ao óleo sem uso. O grau API indicou que os mesmos são classificados como Parafínicos Neutro Médio. Verificou-se que os óleos recuperados estão dentro dos padrões exigidos pela Portaria n° 130, de 30 de julho de 1999 da ANP, para serem reutilizados. Sendo assim, a recuperação dos óleos lubrificantes usados ou contaminados através da extração por solventes polares pode gerar um óleo lubrificante rerrefinado com qualidades suficientes para o reuso. |
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Recuperação de óleos lubrificantes utilizados em motores diesel usando propan-2–0L.Recovery of lubricating oils used in diesel engines using propan-2–0L.Recuperación de aceites lubricantes utilizados en motores diésel utilizando propan-2–0L.Óleo lubrificanteÓleo recuperadoSolventeAnálise térmicaLubricating oilRecovered oilSolventThermal analysisAceite lubricanteAceite recuperadoAnálisis térmicoQuímicaOs óleos lubrificantes são misturas complexas de hidrocarbonetos, obtidos a partir do processo de refino do petróleo, são substâncias de base mineral ou sintética responsáveis pela formação de uma película protetora, que impede o contato direto entre duas superfícies móveis. Os óleos lubrificantes representam uma pequena porcentagem dos derivados de petróleo, sendo um dos poucos que não é totalmente consumido durante o uso. A mistura lubrificante forma-se pela junção de aditivos ao óleo base, obtido na destilação do petróleo. Quando os óleos usados ou contaminados são lançados diretamente no ambiente ou quando queimados de forma inadequada, provocam graves problemas de poluição do solo, das águas e do ar. Reciclar o lubrificante significa aplicar processos físico-químicos sobre o óleo usado, possibilitando a obtenção de óleo base, matéria-prima que pode ser reutilizada para a obtenção de lubrificantes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o processo de recuperação de óleos lubrificantes automotivos usados em motores diesel através de extração por solvente polar propan-2-ol, foram determinadas propriedades físico-químicas como: densidade e Grau API; cinzas; índice de acidez; viscosidade cinemática, que foram caracterizadas com base em sua estabilidade térmica (TG/DTG) comparando os óleos lubrificantes recuperados e os óleos lubrificantes sem uso. Foram utilizados óleos lubrificantes de base mineral, SAE 20 W–40 API SJ e aditivados, usados em motores diesel monitorados por 5000 km e 10000 km. As amostras recuperadas apresentaram estabilidade térmica oxidativa maiores que as apresentadas pelo óleo sem uso, foi observado uma diminuição na viscosidade das amostras de óleos usados em relação ao óleo sem uso. O grau API indicou que os mesmos são classificados como Parafínicos Neutro Médio. Verificou-se que os óleos recuperados estão dentro dos padrões exigidos pela Portaria n° 130, de 30 de julho de 1999 da ANP, para serem reutilizados. Sendo assim, a recuperação dos óleos lubrificantes usados ou contaminados através da extração por solventes polares pode gerar um óleo lubrificante rerrefinado com qualidades suficientes para o reuso.Lubricating oils are complex mixtures of hydrocarbons obtained from petroleum refining process are mineral based or synthetic substances responsible for the formation of a protective film that prevents direct contact between two moving surfaces. Lubricating oils represent a small percentage of oil products, one of the few that is not fully consumed during use. The lubricant mixture is formed by the junction of additives to the base oil, obtained from the distillation of petroleum. When used or contaminated oils are released directly into the atmosphere when burned or improperly, causing serious soil pollution problems, water and air. Recycling the lubricant applying means physico-chemical processes on the oil used, making possible to obtain the base oil, the raw material can be reused to obtain lubricants. The aim of this study was to evaluate the recovery process of automotive lubricating oils used in diesel engines through extraction by propan-2-ol polar solvent, were determined physicochemical properties such as density and API gravity; ashes; acid index; Kinematic viscosity, which were characterized based on their thermal stability (TGA / DTG) comparing the recovered lubricating oils and lubricating oils unused. Were used lubricating oils of mineral base, SAE 20W-40 API SJ and with additives, used in diesel engines monitored by 5000 km to 10.000 km. The recovered samples exhibited oxidative thermal stability greater than those presented in the oil unused, it was observed a decrease in the viscosity of oil samples used in connection with oil without use. The API gravity indicated that they are classified as paraffinic Neutral East. It was found that the oils are recovered within the standards required by Ordinance No. 130 of 30 July 1999 of the ANP, to be reused. Thus, the recovery of used or contaminated lubricant from the polar extraction solvent re-refined oils can generate a lubricating oil with sufficient qualities for reuse.Los aceites lubricantes son mezclas complejas de hidrocarburos, obtenidos del proceso de refinación del petróleo, son sustancias de base mineral o sintética responsables de la formación de una película protectora, que impide el contacto directo entre dos superficies en movimiento. Los aceites lubricantes representan un pequeño porcentaje de los derivados del petróleo, siendo uno de los pocos que no se consume por completo durante su uso. La mezcla lubricante se forma por la adición de aditivos al aceite base, obtenido en la destilación del petróleo. Cuando los aceites usados o contaminados se liberan directamente al medio ambiente o cuando se queman de forma inadecuada, provocan graves problemas de contaminación del suelo, el agua y el aire. Reciclar el lubricante significa aplicar procesos físico-químicos sobre el aceite usado, posibilitando la obtención de aceite base, materia prima que puede ser reutilizada para la obtención de lubricantes. El objetivo del presente trabajo fue evaluar el proceso de recuperación de aceites lubricantes automotrices utilizados en motores diesel mediante extracción por solvente polar propan-2-ol, se determinaron propiedades fisicoquímicas como: densidad y Grado API; cenizas; nivel de acidez; viscosidad cinemática, los cuales fueron caracterizados en base a su estabilidad térmica (TG/DTG) comparando aceites lubricantes recuperados y aceites lubricantes no utilizados. Se utilizaron aceites lubricantes en base mineral, SAE 20 W–40 API SJ y aditivos, utilizados en motores diesel monitoreados para 5000 km y 10000 km. Las muestras recuperadas presentaron mayor estabilidad térmica oxidativa que las presentadas por el aceite sin usar, se observó una disminución en la viscosidad de las muestras de aceite usado con relación al aceite sin usar. El grado API indicó que están clasificados como Parafínicos Neutros Medios. Se constató que los aceites recuperados se encuentran dentro de los estándares exigidos por la Ordenanza N° 130, de 30 de julio de 1999, de la ANP, para ser reutilizados. Por tanto, la recuperación de aceites lubricantes usados o contaminados mediante extracción con disolventes polares puede generar un aceite lubricante re-refinado con cualidades suficientes para su reutilización.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, José Carlos Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232BARROS, Joana Maria de Farias.SILVA, Denise Domingos da.FREIRE, Marileide Santos.2015-02-262019-10-24T10:40:54Z2019-10-242019-10-24T10:40:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8438FREIRA, Marileide Santos. Recuperação de óleos lubrificantes utilizados em motores diesel usando propan-2–0L. 2015. 59 fl. 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