Testemunho ocular: a imagem em anúncios publicitários de jornais paraibanos do século XIX.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34129 |
Resumo: | Este trabalho parte do princípio de que a imagem serve como evidência história quando outras fontes tradicionais são escassas ou inexistentes. Como objetivo geral, portanto, procura-se discutir e por em prática, principalmente, aquele princípio exposto no livro Testemunha ocular: imagem e história, de Peter Burke (2004). Os objetivos específicos são, basicamente, (tentar) definir o conceito de imagem, discutir algumas das questões expostas por Burke (op. cit.), bem como analisar um exemplo de imagem utilizando os pensamentos discutidos pelo autor. A metodologia consistiu na seleção do corpus, seguida da revisão bibliográfica e discussão dos pensamentos do autor, para se fazer as análises através dos métodos dialético, indutivo e dos critérios também expostos pelo autor. O corpus consiste de anúncios publicitários retirados de jornais paraibanos do século XIX, oriundos da Fundação Casa de José Américo, João Pessoa/PB. Do ponto de vista analítico, recorreu-se a alguns pensamentos apresentados por Burke (2004), como a diferença entre a imagem como “fonte” e “indício histórico”; a facilidade de se ler uma imagem, diferente de outras fontes históricas; a variedade de imagens, no que se refere às funções em que elas foram produzidas, por exemplo; a imagem publicitária como documento revelador de uma cultura material; etc. Recorre-se também a Gonzales (2003) e a Nicolau (2005) para definir um pouco da função do anúncio publicitário e suas características. Nossa preocupação, a partir do analisado, foi mostrar que as imagens revelam a forma de ver e de pensar do passado e que, principalmente na publicidade, a imagem não é produzida com um olhar inocente, pois ela registra um “ponto de vista”. Assim, o anúncio/a imagem reflete o contexto de uma dada época e sociedade de forma mais ou menos implícita ou explícita. O que esperamos, finalmente, com esse trabalho é o mesmo que Burke (2004, p. 20-21) coloca, pois “independente de sua qualidade estética, qualquer imagem pode servir como evidência histórica.” Se utilizada corretamente, a imagem nos permite “imaginar” de forma mais nítida o passado. |
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Testemunho ocular: a imagem em anúncios publicitários de jornais paraibanos do século XIX.Eyewitness testimony: the image in advertisements in Paraíba newspapers from the 19th century.Jornais paraibanosImprensa paraibanaImagem - anúncios publicitáriosAnúncios publicitários - Paraíba século XIXImagem e históriaFundação Casa de José Américo - jornaisParaíba newspapersParaíba pressImage - commercialsAdvertisements - Paraíba 19th centuryImage and historyCasa de José Américo Foundation - newspapersHistória.Este trabalho parte do princípio de que a imagem serve como evidência história quando outras fontes tradicionais são escassas ou inexistentes. Como objetivo geral, portanto, procura-se discutir e por em prática, principalmente, aquele princípio exposto no livro Testemunha ocular: imagem e história, de Peter Burke (2004). Os objetivos específicos são, basicamente, (tentar) definir o conceito de imagem, discutir algumas das questões expostas por Burke (op. cit.), bem como analisar um exemplo de imagem utilizando os pensamentos discutidos pelo autor. A metodologia consistiu na seleção do corpus, seguida da revisão bibliográfica e discussão dos pensamentos do autor, para se fazer as análises através dos métodos dialético, indutivo e dos critérios também expostos pelo autor. O corpus consiste de anúncios publicitários retirados de jornais paraibanos do século XIX, oriundos da Fundação Casa de José Américo, João Pessoa/PB. Do ponto de vista analítico, recorreu-se a alguns pensamentos apresentados por Burke (2004), como a diferença entre a imagem como “fonte” e “indício histórico”; a facilidade de se ler uma imagem, diferente de outras fontes históricas; a variedade de imagens, no que se refere às funções em que elas foram produzidas, por exemplo; a imagem publicitária como documento revelador de uma cultura material; etc. Recorre-se também a Gonzales (2003) e a Nicolau (2005) para definir um pouco da função do anúncio publicitário e suas características. Nossa preocupação, a partir do analisado, foi mostrar que as imagens revelam a forma de ver e de pensar do passado e que, principalmente na publicidade, a imagem não é produzida com um olhar inocente, pois ela registra um “ponto de vista”. Assim, o anúncio/a imagem reflete o contexto de uma dada época e sociedade de forma mais ou menos implícita ou explícita. O que esperamos, finalmente, com esse trabalho é o mesmo que Burke (2004, p. 20-21) coloca, pois “independente de sua qualidade estética, qualquer imagem pode servir como evidência histórica.” Se utilizada corretamente, a imagem nos permite “imaginar” de forma mais nítida o passado.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-26T10:18:23Z2024-01-262024-01-26T10:18:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34129COSTA, Daniel Vitor da Silveira da. Testemunho ocular: a imagem em anúncios publicitários de jornais paraibanos do século XIX. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 859-866. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34129porCOSTA, Daniel Vitor da Silveira da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-26T10:18:48Zoai:localhost:riufcg/34129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-26T10:18:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este trabalho parte do princípio de que a imagem serve como evidência história quando outras fontes tradicionais são escassas ou inexistentes. Como objetivo geral, portanto, procura-se discutir e por em prática, principalmente, aquele princípio exposto no livro Testemunha ocular: imagem e história, de Peter Burke (2004). Os objetivos específicos são, basicamente, (tentar) definir o conceito de imagem, discutir algumas das questões expostas por Burke (op. cit.), bem como analisar um exemplo de imagem utilizando os pensamentos discutidos pelo autor. A metodologia consistiu na seleção do corpus, seguida da revisão bibliográfica e discussão dos pensamentos do autor, para se fazer as análises através dos métodos dialético, indutivo e dos critérios também expostos pelo autor. O corpus consiste de anúncios publicitários retirados de jornais paraibanos do século XIX, oriundos da Fundação Casa de José Américo, João Pessoa/PB. Do ponto de vista analítico, recorreu-se a alguns pensamentos apresentados por Burke (2004), como a diferença entre a imagem como “fonte” e “indício histórico”; a facilidade de se ler uma imagem, diferente de outras fontes históricas; a variedade de imagens, no que se refere às funções em que elas foram produzidas, por exemplo; a imagem publicitária como documento revelador de uma cultura material; etc. Recorre-se também a Gonzales (2003) e a Nicolau (2005) para definir um pouco da função do anúncio publicitário e suas características. Nossa preocupação, a partir do analisado, foi mostrar que as imagens revelam a forma de ver e de pensar do passado e que, principalmente na publicidade, a imagem não é produzida com um olhar inocente, pois ela registra um “ponto de vista”. Assim, o anúncio/a imagem reflete o contexto de uma dada época e sociedade de forma mais ou menos implícita ou explícita. O que esperamos, finalmente, com esse trabalho é o mesmo que Burke (2004, p. 20-21) coloca, pois “independente de sua qualidade estética, qualquer imagem pode servir como evidência histórica.” Se utilizada corretamente, a imagem nos permite “imaginar” de forma mais nítida o passado. |
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