Visão dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente: prevenção de quedas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Carla Rejane Felipe.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7842
Resumo: As quedas em pacientes hospitalizados contribuem negativamente, tanto para o mesmo quanto para a instituição, pois pode agravar o estado geral do paciente, aumentando assim seu tempo de permanência no hospital e, consequentemente, gerar um aumento nos gastos para recuperação do paciente, além de ocasionar repercussões de ordem legal. O Protocolo para Prevenção de Quedas é um dos protocolos integrantes do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído por meio da Portaria nº 529 de 01 de abril de 2013, com ações voltadas aos hospitais e tem como objetivo diminuir a sua ocorrência por meio da implantação de medidas de avaliação de risco, garantindo um ambiente seguro, cuidado multiprofissional e proporcionando a educação do paciente, de familiares e profissionais de saúde. Neste sentido, esse estudo teve por objetivo geral de investigar o conhecimento dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente na prevenção de quedas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Instituição de Ensino com estudantes de enfermagem do 7º e 8º período, matriculados regularmente. Após aprovação do Comité de Ética em Pesquisa com parecer de nº 1.478.167 os dados foram coletados nos meses de março e abril, mediante uma entrevista guiada por um formulário semiestruturado. Os dados das questões objetivas foram apresentados em tabelas e das questões subjetivas foram organizados e categorizados conforme a técnica de análise de Bardin e analisados à luz da literatura pertinente à temática. A pesquisa obedeceu aos princípios da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram da pesquisa 17 estudantes com idades entre 18 e 35 anos e verificou-se que o número de homens e mulheres foi similar e nenhum deles relatou participação em alguma capacitação sobre o tema, mesmo aqueles que referiram possuir ou ter tido vínculo com instituições de saúde. Os resultados dessa pesquisa revelaram que os estudantes entrevistados têm conhecimento sobre os fatores de riscos. Com relação a prevenção, referem às condutas necessárias para diminuir os riscos. Quando investigados sobre a assistência de enfermagem nas ocorrências de quedas, sabem que a primeira atitude é avaliar o paciente em busca de agravos e notificar o ocorrido, entretanto desconhecem as legislações vigentes. Ressaltaram que o embasamento do ensino teórico e prático propiciou a vivência na segurança do paciente na prevenção de quedas no âmbito hospitalar. Dessa forma, julga-se necessário expandir os saberes adquiridos em sala de aula, transformando-os em propulsores do conhecimento.
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O Protocolo para Prevenção de Quedas é um dos protocolos integrantes do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído por meio da Portaria nº 529 de 01 de abril de 2013, com ações voltadas aos hospitais e tem como objetivo diminuir a sua ocorrência por meio da implantação de medidas de avaliação de risco, garantindo um ambiente seguro, cuidado multiprofissional e proporcionando a educação do paciente, de familiares e profissionais de saúde. Neste sentido, esse estudo teve por objetivo geral de investigar o conhecimento dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente na prevenção de quedas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Instituição de Ensino com estudantes de enfermagem do 7º e 8º período, matriculados regularmente. Após aprovação do Comité de Ética em Pesquisa com parecer de nº 1.478.167 os dados foram coletados nos meses de março e abril, mediante uma entrevista guiada por um formulário semiestruturado. Os dados das questões objetivas foram apresentados em tabelas e das questões subjetivas foram organizados e categorizados conforme a técnica de análise de Bardin e analisados à luz da literatura pertinente à temática. A pesquisa obedeceu aos princípios da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram da pesquisa 17 estudantes com idades entre 18 e 35 anos e verificou-se que o número de homens e mulheres foi similar e nenhum deles relatou participação em alguma capacitação sobre o tema, mesmo aqueles que referiram possuir ou ter tido vínculo com instituições de saúde. Os resultados dessa pesquisa revelaram que os estudantes entrevistados têm conhecimento sobre os fatores de riscos. Com relação a prevenção, referem às condutas necessárias para diminuir os riscos. 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The Protocol Falls is one of the National Patient Safety Prevention Program, established by Decree No. 529 of April, 1st 2013, with actions to hospitals and it aims to reduce its occurrence through implementation risk assessment measures, ensuring a safe environment, multidisciplinary care and providing patient education, family and health professionals. In this sense, this study has the general objective to investigate the knowledge of nursing students about patient safety in preventing falls. This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach, developed into an education institution with nursing students from the 7th and 8th period, currently registered. After approval by the Ethics Committee in Research with opinion No. 1,478,167, the data were collected in March and April by an interview guided by a semi-structured form. The data of the objective questions were presented in tables and subjective questions were organized and categorized according to Bardin analysis technique and analyzed in the light of the relevant literature the theme. The research followed the principles of Resolution 466/2012 of the National Health Council. Seventeen students between 18 and 35 years old participated of the research and it has been found that the number of men and women was similar and none of them reported participation in some form of training theme, even those who reported have or have had ties with health institutions. The results of this research revealed that the students interviewed have knowledge about the risk factors. Regarding prevention, refer to the necessary behaviors to reduce the risk. When investigated on nursing care in the occurrence of falls, they know that the first thing is to examine the patient for injuries and report the incident, but they are unaware of the current legislation. They stressed that the basis of theoretical and practical training provided the experience in patient safety in the prevention of falls in hospitals. As a result, it’s necessary to expand the knowledge acquired in the classroom, transforming them into knowledge thrusters.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-10-08T15:04:29Z No. of bitstreams: 1 CARLA REJANE FELIPE GOMES. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2016.pdf: 1008040 bytes, checksum: f089fab23b340a9500c243f89ebfad59 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-08T15:04:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLA REJANE FELIPE GOMES. TCC. BACHARELADO EM ENFERMAGEM. 2016.pdf: 1008040 bytes, checksum: f089fab23b340a9500c243f89ebfad59 (MD5) Previous issue date: 2016-05-24Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEnfermagem.QuedasPacientes hospitalizadosAssistência de enfermagem- ocorrências de quedasAcidentes por quedasPrevenção de quedas- pacientes hospitalizadosFallsHospitalized patientsNursing Care- Falls OccurrencesAccidents by fallsFall prevention - hospitalized patientsVisão dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente: prevenção de quedas.Nursing students' view on patient safety: fall prevention.2016-05-242019-10-08T15:04:29Z2019-10-082019-10-08T15:04:29Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7842GOMES, Carla Rejane Felipe. Visão dos estudantes de enfermagem a cerca da segurança do paciente: prevenção de quedas. 2016. 47f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALCARLA REJANE FELIPE GOMES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2016.pdfCARLA REJANE FELIPE GOMES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. 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