Visão dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente: prevenção de quedas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7842 |
Resumo: | As quedas em pacientes hospitalizados contribuem negativamente, tanto para o mesmo quanto para a instituição, pois pode agravar o estado geral do paciente, aumentando assim seu tempo de permanência no hospital e, consequentemente, gerar um aumento nos gastos para recuperação do paciente, além de ocasionar repercussões de ordem legal. O Protocolo para Prevenção de Quedas é um dos protocolos integrantes do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído por meio da Portaria nº 529 de 01 de abril de 2013, com ações voltadas aos hospitais e tem como objetivo diminuir a sua ocorrência por meio da implantação de medidas de avaliação de risco, garantindo um ambiente seguro, cuidado multiprofissional e proporcionando a educação do paciente, de familiares e profissionais de saúde. Neste sentido, esse estudo teve por objetivo geral de investigar o conhecimento dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente na prevenção de quedas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Instituição de Ensino com estudantes de enfermagem do 7º e 8º período, matriculados regularmente. Após aprovação do Comité de Ética em Pesquisa com parecer de nº 1.478.167 os dados foram coletados nos meses de março e abril, mediante uma entrevista guiada por um formulário semiestruturado. Os dados das questões objetivas foram apresentados em tabelas e das questões subjetivas foram organizados e categorizados conforme a técnica de análise de Bardin e analisados à luz da literatura pertinente à temática. A pesquisa obedeceu aos princípios da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram da pesquisa 17 estudantes com idades entre 18 e 35 anos e verificou-se que o número de homens e mulheres foi similar e nenhum deles relatou participação em alguma capacitação sobre o tema, mesmo aqueles que referiram possuir ou ter tido vínculo com instituições de saúde. Os resultados dessa pesquisa revelaram que os estudantes entrevistados têm conhecimento sobre os fatores de riscos. Com relação a prevenção, referem às condutas necessárias para diminuir os riscos. Quando investigados sobre a assistência de enfermagem nas ocorrências de quedas, sabem que a primeira atitude é avaliar o paciente em busca de agravos e notificar o ocorrido, entretanto desconhecem as legislações vigentes. Ressaltaram que o embasamento do ensino teórico e prático propiciou a vivência na segurança do paciente na prevenção de quedas no âmbito hospitalar. Dessa forma, julga-se necessário expandir os saberes adquiridos em sala de aula, transformando-os em propulsores do conhecimento. |
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Visão dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente: prevenção de quedas.Nursing students' view on patient safety: fall prevention.QuedasPacientes hospitalizadosAssistência de enfermagem- ocorrências de quedasAcidentes por quedasPrevenção de quedas- pacientes hospitalizadosFallsHospitalized patientsNursing Care- Falls OccurrencesAccidents by fallsFall prevention - hospitalized patientsEnfermagem.As quedas em pacientes hospitalizados contribuem negativamente, tanto para o mesmo quanto para a instituição, pois pode agravar o estado geral do paciente, aumentando assim seu tempo de permanência no hospital e, consequentemente, gerar um aumento nos gastos para recuperação do paciente, além de ocasionar repercussões de ordem legal. O Protocolo para Prevenção de Quedas é um dos protocolos integrantes do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído por meio da Portaria nº 529 de 01 de abril de 2013, com ações voltadas aos hospitais e tem como objetivo diminuir a sua ocorrência por meio da implantação de medidas de avaliação de risco, garantindo um ambiente seguro, cuidado multiprofissional e proporcionando a educação do paciente, de familiares e profissionais de saúde. Neste sentido, esse estudo teve por objetivo geral de investigar o conhecimento dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente na prevenção de quedas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Instituição de Ensino com estudantes de enfermagem do 7º e 8º período, matriculados regularmente. Após aprovação do Comité de Ética em Pesquisa com parecer de nº 1.478.167 os dados foram coletados nos meses de março e abril, mediante uma entrevista guiada por um formulário semiestruturado. Os dados das questões objetivas foram apresentados em tabelas e das questões subjetivas foram organizados e categorizados conforme a técnica de análise de Bardin e analisados à luz da literatura pertinente à temática. A pesquisa obedeceu aos princípios da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram da pesquisa 17 estudantes com idades entre 18 e 35 anos e verificou-se que o número de homens e mulheres foi similar e nenhum deles relatou participação em alguma capacitação sobre o tema, mesmo aqueles que referiram possuir ou ter tido vínculo com instituições de saúde. Os resultados dessa pesquisa revelaram que os estudantes entrevistados têm conhecimento sobre os fatores de riscos. Com relação a prevenção, referem às condutas necessárias para diminuir os riscos. Quando investigados sobre a assistência de enfermagem nas ocorrências de quedas, sabem que a primeira atitude é avaliar o paciente em busca de agravos e notificar o ocorrido, entretanto desconhecem as legislações vigentes. Ressaltaram que o embasamento do ensino teórico e prático propiciou a vivência na segurança do paciente na prevenção de quedas no âmbito hospitalar. Dessa forma, julga-se necessário expandir os saberes adquiridos em sala de aula, transformando-os em propulsores do conhecimento.Fall in hospitalized patients negatively contribute to themselves and the institution, it can get worse the condition of the patient, therefore increasing their time in the hospital, and then it can generate an increase in expenses for patient recovery, besides to get repercussions with legal order. The Protocol Falls is one of the National Patient Safety Prevention Program, established by Decree No. 529 of April, 1st 2013, with actions to hospitals and it aims to reduce its occurrence through implementation risk assessment measures, ensuring a safe environment, multidisciplinary care and providing patient education, family and health professionals. In this sense, this study has the general objective to investigate the knowledge of nursing students about patient safety in preventing falls. This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach, developed into an education institution with nursing students from the 7th and 8th period, currently registered. After approval by the Ethics Committee in Research with opinion No. 1,478,167, the data were collected in March and April by an interview guided by a semi-structured form. The data of the objective questions were presented in tables and subjective questions were organized and categorized according to Bardin analysis technique and analyzed in the light of the relevant literature the theme. The research followed the principles of Resolution 466/2012 of the National Health Council. Seventeen students between 18 and 35 years old participated of the research and it has been found that the number of men and women was similar and none of them reported participation in some form of training theme, even those who reported have or have had ties with health institutions. The results of this research revealed that the students interviewed have knowledge about the risk factors. Regarding prevention, refer to the necessary behaviors to reduce the risk. When investigated on nursing care in the occurrence of falls, they know that the first thing is to examine the patient for injuries and report the incident, but they are unaware of the current legislation. They stressed that the basis of theoretical and practical training provided the experience in patient safety in the prevention of falls in hospitals. As a result, it’s necessary to expand the knowledge acquired in the classroom, transforming them into knowledge thrusters.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUZA, Marilena Maria de.de SOUZA, M.M.http://lattes.cnpq.br/5960221754806351SILVA, Cícera Renata Diniz V.SILVA, Edineide Nunes da.GOMES, Carla Rejane Felipe.2016-05-242019-10-08T15:04:29Z2019-10-082019-10-08T15:04:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7842GOMES, Carla Rejane Felipe. Visão dos estudantes de enfermagem a cerca da segurança do paciente: prevenção de quedas. 2016. 47f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-25T17:11:45Zoai:localhost:riufcg/7842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-25T17:11:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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As quedas em pacientes hospitalizados contribuem negativamente, tanto para o mesmo quanto para a instituição, pois pode agravar o estado geral do paciente, aumentando assim seu tempo de permanência no hospital e, consequentemente, gerar um aumento nos gastos para recuperação do paciente, além de ocasionar repercussões de ordem legal. O Protocolo para Prevenção de Quedas é um dos protocolos integrantes do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído por meio da Portaria nº 529 de 01 de abril de 2013, com ações voltadas aos hospitais e tem como objetivo diminuir a sua ocorrência por meio da implantação de medidas de avaliação de risco, garantindo um ambiente seguro, cuidado multiprofissional e proporcionando a educação do paciente, de familiares e profissionais de saúde. Neste sentido, esse estudo teve por objetivo geral de investigar o conhecimento dos estudantes de enfermagem acerca da segurança do paciente na prevenção de quedas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Instituição de Ensino com estudantes de enfermagem do 7º e 8º período, matriculados regularmente. Após aprovação do Comité de Ética em Pesquisa com parecer de nº 1.478.167 os dados foram coletados nos meses de março e abril, mediante uma entrevista guiada por um formulário semiestruturado. Os dados das questões objetivas foram apresentados em tabelas e das questões subjetivas foram organizados e categorizados conforme a técnica de análise de Bardin e analisados à luz da literatura pertinente à temática. A pesquisa obedeceu aos princípios da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram da pesquisa 17 estudantes com idades entre 18 e 35 anos e verificou-se que o número de homens e mulheres foi similar e nenhum deles relatou participação em alguma capacitação sobre o tema, mesmo aqueles que referiram possuir ou ter tido vínculo com instituições de saúde. Os resultados dessa pesquisa revelaram que os estudantes entrevistados têm conhecimento sobre os fatores de riscos. Com relação a prevenção, referem às condutas necessárias para diminuir os riscos. Quando investigados sobre a assistência de enfermagem nas ocorrências de quedas, sabem que a primeira atitude é avaliar o paciente em busca de agravos e notificar o ocorrido, entretanto desconhecem as legislações vigentes. Ressaltaram que o embasamento do ensino teórico e prático propiciou a vivência na segurança do paciente na prevenção de quedas no âmbito hospitalar. Dessa forma, julga-se necessário expandir os saberes adquiridos em sala de aula, transformando-os em propulsores do conhecimento. |
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