Drama, morte e vida dos órfãos de Pau de Colher: rito, memória e identidade - uma história do percurso de voltar à terra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEANDRO, Ana Lucia Aguiar Lopes.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27769
Resumo: A presente tese procura refletir sobre a trajetória de um grupo de meninos órfãos do movimento denominado Pau de Colher ocorrido em 1938, no Norte da Bahia. A referenda empírica e o grupo de trinta e duas crianças retiradas de sua região de origem e colocadas, pelo Estado, por um longo tempo, na liminaridade. A compreensão dessa trajetória e. nesta, a organização, pelos órfãos de sua communitas, não pretende restringir-se a uma trajetória desprovida de sentido e nem a um período de suspensão de papeis cujo cotidiano tenha sido superficial, banal ou um refugio para o desencanto. Assim, o cotidiano da liminaridade, a qual foram colocados, indica uma produção social na qual a memoria, com aparato do ethos, foi estrategia dos órfãos para manutenção da pertença. O entendimento da memoria, como questão sociológica, nesta tese, pretende apontar sua função não só social, mas interventora no processo de constituição de um caminho de volta para órfãos que, no isolamento, se agarraram a ela para se manterem indivíduos. Esse aspecto e o eixo norteador da analise que farei a seguir, do rito de passagem dos órfãos de Pau de Colher e, para tanto, trato memoria, para alem de seus adjetivos, não importa, foi capaz de ser evocada e desenhar um cotidiano liminar efervescente. Apontou, assim, a possibilidade, através da memoria, conhecimento do detalhe, da singularidade em lugares pouco prováveis como sentimento, amor, orgulho, honra étnica e o papel da memoria nas praticas e instituições da sociedade. O cotidiano vivido pelos trinta e dois órfãos de Pau de Colher na Escola de Menores, Instituto de Preservação e Reforma, em Salvador, e defendido, neste trabalho, como o lugar de formação da communitas do grupo, lugar-depositário do ethos, apos a repressão sofrida pelos pais e consequente intervenção do Estado na acao de deslocamento das crianças para aquele instituto. As narrativas, referenciadas pela memoria do grupo, discorrem sobre a terra, seus ancestrais, a honra, a luta pela recuperação da dignidade, respeito e retorno a terra de origem. O dia a dia vivenciado pelos órfãos, na Escola de Menores, tecido de varias maneiras, constituiu-se como desafio e luta permanente objetivando fazer a "viagem de volta" a sua terra, na qual, triunfantes, se conciliaram com sua gente, com sua própria historia. O estudo aqui proposto e parte do mote - "Drama, morte e vida dos órfãos de Pau de Colher: rito, memoria e identidade e pleiteia a ideia que segue. Os órfãos foram subtraídos do convívio social e cultural do qual faziam parte. Permaneceram por um longo tempo na liminaridade. Por outro lado se inseriram numa communitas, que asseveramos concebida no Instituto de Preservação e Reforma, lugar que se consistiu no depositário do seu ethos. Entretanto, mas do que um rito de passagem, o que a historia dos órfãos mostra, e um resgate da dignidade perdida, posto que subtraída pela repressão, vai sendo consolidada no desejo de retornar, pelo amor a terra e aos ancestrais. Percorremos o deslocamento, a agregação e o regresso que as crianças traçaram tornou possível, a este trabalho, sair da letra fria, desapaixonada e dogmática do documento oficial. Por aqui, foi possível trilhar um dos significados principais da experiencia que os órfãos vivenciaram, nessa trajetória, especificamente na escola, fortalecida pela vontade de fazer a viagem de volta a terra que acreditavam terem enterrado sua alma.
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A compreensão dessa trajetória e. nesta, a organização, pelos órfãos de sua communitas, não pretende restringir-se a uma trajetória desprovida de sentido e nem a um período de suspensão de papeis cujo cotidiano tenha sido superficial, banal ou um refugio para o desencanto. Assim, o cotidiano da liminaridade, a qual foram colocados, indica uma produção social na qual a memoria, com aparato do ethos, foi estrategia dos órfãos para manutenção da pertença. O entendimento da memoria, como questão sociológica, nesta tese, pretende apontar sua função não só social, mas interventora no processo de constituição de um caminho de volta para órfãos que, no isolamento, se agarraram a ela para se manterem indivíduos. Esse aspecto e o eixo norteador da analise que farei a seguir, do rito de passagem dos órfãos de Pau de Colher e, para tanto, trato memoria, para alem de seus adjetivos, não importa, foi capaz de ser evocada e desenhar um cotidiano liminar efervescente. Apontou, assim, a possibilidade, através da memoria, conhecimento do detalhe, da singularidade em lugares pouco prováveis como sentimento, amor, orgulho, honra étnica e o papel da memoria nas praticas e instituições da sociedade. O cotidiano vivido pelos trinta e dois órfãos de Pau de Colher na Escola de Menores, Instituto de Preservação e Reforma, em Salvador, e defendido, neste trabalho, como o lugar de formação da communitas do grupo, lugar-depositário do ethos, apos a repressão sofrida pelos pais e consequente intervenção do Estado na acao de deslocamento das crianças para aquele instituto. As narrativas, referenciadas pela memoria do grupo, discorrem sobre a terra, seus ancestrais, a honra, a luta pela recuperação da dignidade, respeito e retorno a terra de origem. O dia a dia vivenciado pelos órfãos, na Escola de Menores, tecido de varias maneiras, constituiu-se como desafio e luta permanente objetivando fazer a "viagem de volta" a sua terra, na qual, triunfantes, se conciliaram com sua gente, com sua própria historia. O estudo aqui proposto e parte do mote - "Drama, morte e vida dos órfãos de Pau de Colher: rito, memoria e identidade e pleiteia a ideia que segue. Os órfãos foram subtraídos do convívio social e cultural do qual faziam parte. Permaneceram por um longo tempo na liminaridade. Por outro lado se inseriram numa communitas, que asseveramos concebida no Instituto de Preservação e Reforma, lugar que se consistiu no depositário do seu ethos. Entretanto, mas do que um rito de passagem, o que a historia dos órfãos mostra, e um resgate da dignidade perdida, posto que subtraída pela repressão, vai sendo consolidada no desejo de retornar, pelo amor a terra e aos ancestrais. Percorremos o deslocamento, a agregação e o regresso que as crianças traçaram tornou possível, a este trabalho, sair da letra fria, desapaixonada e dogmática do documento oficial. Por aqui, foi possível trilhar um dos significados principais da experiencia que os órfãos vivenciaram, nessa trajetória, especificamente na escola, fortalecida pela vontade de fazer a viagem de volta a terra que acreditavam terem enterrado sua alma.This thesis pursues to reflect about the trajectory of a group of orphan boys of a movement denominated Pau Colher occurred in 1938, in the northern of Bahia. The empirical reference is the group of thirty-two children taken from their region of origin and placed, by the Government, for a long time, in the liminaridade. The understanding of such a trajectory and, in it, the organization, by the orphans of its communitas, doesn't intend to be limited to a trajectory unprovided of meaning and doesn't even intend at a period of suspension of roles whose everyday has been superficial, banal or an escape to a disillusion. Thus, the nowadays of the liminaridade, in this study, shows a social production in which the memory with the apparatus of the ethos was the orphans' strategy for the maintanance of their origin. The understanding of the memory as a socio-anthropological matter, in this thesis, intends to point out its function not only as social, but also of intervention in the constitution process of a way back for the orphans that, in the isolation, get hold of the memory in order to keep being individuals. That aspect is the orientation axle of the analysis, and of the passage rite of the orphans of Pau de Colher to which I am directing as follows and, for so much, the collective memory was able to be evocated and draw a strong preliminary quotidian life in the orphans trajectory. Thus, a possibility was showed, through the memory, detail awareness, uniqueness in little probable places such as love, pride, ethical, and honor, the memory role in the practices and institutions of society and its social role. The quotidian life of the thirty-two orphans of Pau de Colher, at the Escola de Menores, denominated afterwards, Institute of Preservation and Reform, in Salvador is defined, in this work, as a place of formation of the communitas of the group, depository place of the ethos, after the repression undergone by their parents and consequently by the Government in the action of the children's dislodgement for that institute. The narratives, as references of the group's memory, discourse about the land, their tradition, honor, and fight for recovering their dignity, respect and return to their land of origin. The day by day lived by the orphans, at the Escola de Menores, composed of thousand ways, was constituted of a challenge and permanent fight viewing to take the "trip back" to their homeland, in which, triumphant, they would make up with their people, with their own history. The study hereby suggested is part of the mote - "Drama, death and life of the orphans of Pau de Colher: rite, memory, and identity in the history of the course of getting back to the homeland and plead the following idea. The orphans were subtracted from the cultural and social acquaintance they took part. They remained for a long time in the liminaridade. On the other hand, got inserted in a communitas, which we assure was conceived in the Institute of Preservation and Reform, place where got constituted in the depository of their ethos. Therefore, more than a passage rite, what the history of the orphans shows is a rescue of the lost dignity, as long as subtracted from the repression, goes being consolidated in the desire of returning, for the love for the homeland and for their ancestors. I have gone through the dislodgement way, the aggregation and the return the children traced, what made it possible get out of the insignificance, with no affection and dogmatic of the official document. Here, it has been possible plan one of the main meanings of the experience that the orphans had through that trajectory, specifically at school, strengthened by the will of taking the trip back to the land where they believed they had buried their souls.La presente these propose une reflexion sur la trajeetoire d'un groupe d'orphelins du mouvement denomme Pau de Colher en 1938, dans le Nord de PEtat de Bahia au Bresil.La reference empirique est un groupe de trente-deux enfants retires de leur region d'origine et places par l'Etat pour une longue periode de temps, dans la liminaridade. La comprehension de cette trajeetoire et, en son sein, de l'organisation par les orphelins d'une communitas, ne pretend ni se restreindre a une trajeetoire depourvue de sens, ni a une periode de suspension de roles dont le quotidien eut ete superficiel, banal ou un refuge pour le desenchantement. Ainsi, le quotidien de la liminaridade indique dans cette etude une production sociale dans laquelle la memoire comme appareil de Vethos fut une strategie des orphelins pour le maintien d'une appartenance. La comprehension de la memoire comme question socio-anthropologique pretend dans cette these se realiser non seulement par l'etude de sa fonction sociale mais aussi par celle du processus de constitution d'un chemin de retour pour les orphelins qui, dans leur isolement, se raccrochent a celle-ci pour rester des individus. Cet aspect est Paxe central de P analyse realisee. Une attention particuliere est accordee au rite de passage des orphelins du Pau de Colher : la memoire collective a en effet ete capable d'etre evoquee et de dessiner un quotidien liminaire effervescent dans la trajeetoire des orphelins. Nous soulignons ainsi la possibilite, a travers la memoire, connaissance du detail, de la singularite des lieux peu probables comme le sentiment, P amour, la fierte, 1'honneur ethnique, le role de la memoire dans les pratiques et les institutions de la societe et leur fonction sociale. Le quotidien vecu par les trente-deux orphelins du Pau de Colher, dans FEcole pour Mineurs a Salvador, plus tard rebaptisee Institut de Preservation et de Reforme, est defendu dans ce travail comme lieu de formation de la communitas du groupe, lieu depositaire de Vethos, apres la repression dont ont souffert les parents et l'intervention consecutive de l'Etat de placement des enfants dans cet institut. Les narrations, referencees par la memoire du groupe, discourent sur la terre, la tradition, Phormeur, la lutte pour la recuperation de la dignite, le respect de la terre d'origine. Le jour-le-jour vecu par les orphelins dans FEcole pour Mineurs, tisse de diverses manieres, s'est constitue comme un defi et une lutte permanente ayant pour objectif de faire le «voyage de retour» a leur terre, ou, triomphants, ils se reconcilieraient avec leurs proches, avec leur propre histoire. L'etude proposee ici est partie prenante du slogan - « drame, mort et vie des orphelins du Pau de Colher : rite, memoire et identite dans l'histoire du parcours de retour a la terre » et soutient Pidee qui suit. Les orphelins ont ete soustraits du milieu social et culturel duquel ils faisaient partie. Ils sont restes pendant longtemps dans la liminaridade. D'autre part, ils se sont inseres dans une communitas, que nous affirmons concue dans F Institut de Preservation et de Reforme, lieu qui se constitue comme depositaire de V ethos. Entretemps, plus qu'un rite de passage, ce que l'histoire des orphelins montre, e'est que le sauvetage de la dignite perdue, soustraite par la repression, va se consolider dans le desir de retour, dans Famour de la terre et des ancetres. Nous parcourons le deplacement, Pagregation et la regression que les enfants ont traces, ce qui a leurs a permis de fuir de la lettre froide, depassionnee et dogmatique du document officiel. Par ce biais, i l a ete possible de creer un des signifiants principaux de Fexperience que les orphelins ont vecu dans cette trajeetoire, speeialement a FEcole, fortifiee par la volonte de faire un voyage de retour a une terre dont ils croyaient qu'elle abritait leur ame.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CHUFCGCANIELLO, Marcio de Matos.CANIELLO, M. M.http://lattes.cnpq.br/5638765647804887JUNQUEIRA, Lilia Maria.JUNQUEIRA, L. M.MONTENEGRO, Rosilene Dias.MONTENEGRO, R. D.http://lattes.cnpq.br/8133743224166765DUQUÉ, Ghislaine.DUQUÉ, G.http://lattes.cnpq.br/7521461209347681GUERRA, Lemuel Dourado.GUERRA, L. D.LEANDRO, Ana Lucia Aguiar Lopes.2008-12-122022-11-08T21:36:11Z2022-11-082022-11-08T21:36:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27769LEANDRO, Ana Lúcia Aguiar Lopes. Drama, morte e vida dos órfãos de Pau de Colher: rito, memória e identidade - uma história do percurso de voltar à terra. 2008. 374f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. 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