Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO FILHO, José.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190
Resumo: Com o surgimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) houve um aumento na quantidade de obras rodoviárias de grande porte, muitas delas com a utilização de pavimento rígido, que apesar de ter um valor inicial elevado, exige bem menos intervenções tornando-o assim, ao longo prazo, para alguns especialistas, bem mais viável que o pavimento flexível. Com o aumento na malha viária de nosso país, torna-se obvio a exigências de maiores estudos sobre as condições de controle e execução de projetos rodoviários, dentre elas o estudo da Irregularidade Longitudinal que esta diretamente ligada a segurança e ao conforto ao rolamento dos veículos sobre o pavimento. Este trabalho tem por objetivo o estudo sobre as condições funcionais e estruturais de um trecho experimental de rodovia em pavimento rígido - Duplicação e Restauração da BR-101/NE: Lote 05/PB - com o auxilio de equipamentos como: a "Viga Benkelman", o Falling Weigth Deflectometer (FWD), o "Perfilógrafo Califórnia" e o "Nível e Mira", visando desenvolver melhores procedimentos de controle e execução de obras de pavimentação em concreto simples de cimento Portland. Os resultados indicam a importância da avaliação estrutural e funcional do pavimento bem como o estudo das propriedades mecânicas no controle e na execução das camadas que compõem o pavimento rígido para garantia da sua adequação funcional e estrutural. Apesar da realização das medidas de Irregularidade e deflexões serem feitas em épocas diferentes, os estudos indicam que não existe uma relação de causa e efeito entre elas. Esta por sua vez, provavelmente, deve ser inerente ao acréscimo de deformação permanente e as condições da estrutura e superfície do pavimento.
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Com o aumento na malha viária de nosso país, torna-se obvio a exigências de maiores estudos sobre as condições de controle e execução de projetos rodoviários, dentre elas o estudo da Irregularidade Longitudinal que esta diretamente ligada a segurança e ao conforto ao rolamento dos veículos sobre o pavimento. Este trabalho tem por objetivo o estudo sobre as condições funcionais e estruturais de um trecho experimental de rodovia em pavimento rígido - Duplicação e Restauração da BR-101/NE: Lote 05/PB - com o auxilio de equipamentos como: a "Viga Benkelman", o Falling Weigth Deflectometer (FWD), o "Perfilógrafo Califórnia" e o "Nível e Mira", visando desenvolver melhores procedimentos de controle e execução de obras de pavimentação em concreto simples de cimento Portland. Os resultados indicam a importância da avaliação estrutural e funcional do pavimento bem como o estudo das propriedades mecânicas no controle e na execução das camadas que compõem o pavimento rígido para garantia da sua adequação funcional e estrutural. Apesar da realização das medidas de Irregularidade e deflexões serem feitas em épocas diferentes, os estudos indicam que não existe uma relação de causa e efeito entre elas. Esta por sua vez, provavelmente, deve ser inerente ao acréscimo de deformação permanente e as condições da estrutura e superfície do pavimento.With the appearance of Brazilian Development Acceleration Program there has been an increase in the amount of works on the country highways, many of them making use of rigid pavement, which, despite having an initial high c o s t , demands much fewer interventions, being thus, at long term, and for some experts, much more viable than flexible pavement. With the increase of the road mesh in our country, it becomes obvious the demand for major studies about control and execution of highway projects, among them the study of longitudinal roughness, which is directly linked to security and easiness of vehicles rolling on pavement. This paper aims to study the functional and structural conditions of an experimental highway rigid pavement stretch - Duplication and Restoration of BR - 10/NE: Lot 05/PB - with the aid of equipment such as:"the Benkelman Beam", the Falling Weight Deflectometer (FWD), the Perfilograph California, and "Level and Pole", aiming to develop better procedures of control and execution of paving works using simple concrete of Portland cement. Results point out the importance of the functional and structural evaluation of the pavement as well as the study of mechanical properties in the control and execution of the layers that compose the rigid pavement, for the guarantee of its functional and structural adequacy. Although roughness and deflections measures are made in different periods of time, studies show that a cause and effect relationship between them does not exist. This in turn, must probably be inherent to the addition of permanent deformation as well as the conditions of structure and pavement surfaces.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGRODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283FARIAS, Márcio Muniz de.LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.CARVALHO FILHO, José.2011-072020-01-24T12:48:37Z2020-01-242020-01-24T12:48:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11190CARVALHO FILHO, José. Avaliação funcional e estrutural de um trecho experimental em pavimento rígido: estudo de caso BR-101/NE Lote-05-PB - obra de duplicação. 2011. 234f. 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