Análise de gerenciamento de resíduos químicos produzidos por laboratórios de pesquisa e ensino de nível superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Lauizy de Andrade.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ANDRADE, Joel José de., SOUZA, Natalia Pereira de., SILVA, Rafael Costa., NOGUEIRA, Isabela Givonez Gomes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33420
Resumo: As práticas de pesquisa e ensino laboratoriais em universidades e instituições de nível superior são essenciais para formação de profissionais capacitados. No entanto, tais atividades tendem a gerar resíduos que são potencialmente tóxicos e causadores de danos, tanto, ao meio ambiente, como também, aos seres humanos. Haja vista que estes podem apresentar características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade (FONSECA & MARCHI, 2009). Até o início da década de 1990 as preocupações com o gerenciamento de resíduos laboratoriais, produzidos nas universidades brasileiras, eram escassas. Assim sendo, tais resquícios gerados eram descartados no esgoto ou lixo comum (IMBROISI et al., 2006). Pois, o volume de rejeitos produzidos nas instituições era desprezível, excluindo-as de serem consideradas unidades poluidoras. Contudo, mesmo em baixas concentrações os rejeitos laboratoriais podem provocar: corrosão em tubulações, poluição de águas superficiais e subterrâneas e até acumulação de substâncias tóxicas na cadeia orgânica (MARQUES et al., 2009). Neste sentido diversas ações estão sendo introduzidas com intuito de nortear a gestão dos resíduos gerados como a consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a resolução do CONAMA n° 313 e 358, a RDC 306 2004 e a NBR 10004/2004, assim como, o Estatuto das Cidades e a Lei Federal de Saneamento Básico. Estas normas, resoluções e leis têm como objetivo fornecer metodologias e padronizar a forma como são tratados os resíduos de diversas naturezas desde a sua geração a seu destino final (SOUZA, 2014) Ainda assim, o processo de gestão de resíduos em universidades é complexo e exige um esforço sistêmico e integrado de toda a comunidade acadêmica (CONTO, 2012), pois é necessário reunir um conjunto de procedimentos e ações visando à implantação de um sistema integrado de coleta seletiva, redução, reutilização, reciclagem e destinação final dos diversos tipos de resíduos gerados nas atividades laboratoriais relacionados a ensino, pesquisa e extensão (SILVA et al., 2015). Dessa forma, é de fundamental importância o desenvolvimento de uma visão ponderada e uma consciência ética quanto ao tratamento adequado dos diversos tipos de rejeitos produzidos. (MISTURA et al., 2010). Haja vista que as universidades e as instituições de ensino superior são responsáveis pela formação de seus estudantes e, consequentemente, pelo seu comportamento como cidadão, devendo estar conscientes e preocupadas com esta problemática (AMARAL et al., 2001). Portanto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar o gerenciamento de resíduos químicos produzidos por laboratórios de pesquisa e ensino em instituições de nível superior da cidade de Serra Talhada- Pernambuco.
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Haja vista que estes podem apresentar características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade (FONSECA & MARCHI, 2009). Até o início da década de 1990 as preocupações com o gerenciamento de resíduos laboratoriais, produzidos nas universidades brasileiras, eram escassas. Assim sendo, tais resquícios gerados eram descartados no esgoto ou lixo comum (IMBROISI et al., 2006). Pois, o volume de rejeitos produzidos nas instituições era desprezível, excluindo-as de serem consideradas unidades poluidoras. Contudo, mesmo em baixas concentrações os rejeitos laboratoriais podem provocar: corrosão em tubulações, poluição de águas superficiais e subterrâneas e até acumulação de substâncias tóxicas na cadeia orgânica (MARQUES et al., 2009). 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Portanto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar o gerenciamento de resíduos químicos produzidos por laboratórios de pesquisa e ensino em instituições de nível superior da cidade de Serra Talhada- Pernambuco.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEcologia.Resíduos químicos - gerenciamentoGerenciamento de resíduos químicosLaboratórios de pesquisa e ensino - resíduosResíduos de laboratóriosSerra Talhada - PE - resíduos de laboratórios de instituições de ensino superiorResíduos de laboratórios de instituições de ensino superior - Serra Talhada - PEUniversidade Federal Rural de Pernambuco - Serra Talhada - PEChemical waste - managementResearch and teaching laboratories - wasteLaboratory wasteSerra Talhada - PE - waste from laboratories of higher education institutionsWaste from laboratories of higher education institutions - Serra Talhada - PEFederal Rural University of Pernambuco - Serra Talhada - PE8Análise de gerenciamento de resíduos químicos produzidos por laboratórios de pesquisa e ensino de nível superior.Management analysis of chemical waste produced by higher education research and teaching laboratories.20182023-12-05T20:12:30Z2023-12-052023-12-05T20:12:30Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33420BEZERRA, Lauizy de Andrade; ANDRADE, Joel José de; SOUZA, Natália Pereira de; SILVA, Rafael Costa; NOGUEIRA, Isabela Givonez Gomes. 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