Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Jéssica de Araújo.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
Resumo: As TICs, sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, se referem a um agrupamento de recursos tecnológicos usados para reunir, distribuir e compartilhar informações de uma forma adaptada e com um objetivo comum, possibilitando a automação e/ou a comunicação de diversos tipos de procedimentos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e em várias outras áreas. Nos dias atuais é necessário que a Educação acompanhe as transformações tecnológicas, que inove e se reinvente nas questões metodológicas num processo contínuo. No Ensino de Física, em particular, são múltiplas as vantagens que as TICs podem proporcionar à relação didá-tico-pedagógica. Trata-se de instrumentos pedagógicos poderosos e que apresentam condições de promover a aprendizagem tanto de um ponto de vista quantitativo, se levarmos em consideração a dimensão da melhoria da aprendizagem fazendo o uso desses recursos, como do ponto de vista qualitativo, tendo em vista a compreensão e interpretação das novas tendências no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva localizada na cidade Carrapateira/PB, com a proposição de se trabalhar o Ensino de Óptica Geométrica, comumente oferecida em turmas da 2ª série do ensino médio, utilizando as TICs como ferramentas do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa-ação, isto é, em um primeiro momento foi aplicado um questionário semi estruturado aos/as alunos/as a fim de saber se seus/ua professores/as de Física fizeram ou se fazem o uso das TICs nas aulas, e em um segundo momento, houve exposição de aulas baseadas no uso das TICs. Contudo, os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente sob a luz da literatura pertinente, através de pesquisa bibliográfica. Com as análises dos questionários, foi possível representar as opiniões dos/as alunos/as de forma coerente e significativa em relação à investigação se os/as professores/as fizeram ou fazem o uso das TICs, a aprendizagem que obtiveram durante as aulas e as vantagens do uso das TICs no Ensino de Óptica Geométrica.
id UFCG_c172bd9287f8dc8b6d70c5b2dc27218a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11117
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.Investigation of the advantages of using ICTs in teaching geometrical optics.Física - ensinoÓptica geométricaTecnologias da Informação e Comunicação - TICsEducaçãoPhysics - TeachingGeometric OpticsInformation and Communication Technologies - ICTsEducationFísica.As TICs, sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, se referem a um agrupamento de recursos tecnológicos usados para reunir, distribuir e compartilhar informações de uma forma adaptada e com um objetivo comum, possibilitando a automação e/ou a comunicação de diversos tipos de procedimentos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e em várias outras áreas. Nos dias atuais é necessário que a Educação acompanhe as transformações tecnológicas, que inove e se reinvente nas questões metodológicas num processo contínuo. No Ensino de Física, em particular, são múltiplas as vantagens que as TICs podem proporcionar à relação didá-tico-pedagógica. Trata-se de instrumentos pedagógicos poderosos e que apresentam condições de promover a aprendizagem tanto de um ponto de vista quantitativo, se levarmos em consideração a dimensão da melhoria da aprendizagem fazendo o uso desses recursos, como do ponto de vista qualitativo, tendo em vista a compreensão e interpretação das novas tendências no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva localizada na cidade Carrapateira/PB, com a proposição de se trabalhar o Ensino de Óptica Geométrica, comumente oferecida em turmas da 2ª série do ensino médio, utilizando as TICs como ferramentas do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa-ação, isto é, em um primeiro momento foi aplicado um questionário semi estruturado aos/as alunos/as a fim de saber se seus/ua professores/as de Física fizeram ou se fazem o uso das TICs nas aulas, e em um segundo momento, houve exposição de aulas baseadas no uso das TICs. Contudo, os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente sob a luz da literatura pertinente, através de pesquisa bibliográfica. Com as análises dos questionários, foi possível representar as opiniões dos/as alunos/as de forma coerente e significativa em relação à investigação se os/as professores/as fizeram ou fazem o uso das TICs, a aprendizagem que obtiveram durante as aulas e as vantagens do uso das TICs no Ensino de Óptica Geométrica.ICTs, acronym for Information and Communication Technologies, refers to a grouping of technological resources used to gather, distribute and share information in an adapted manner and with a common goal, enabling automation and/or communication of various types of procedures existing in business, teaching and scientific research, banking and many other areas. Nowadays, Education needs to follow technological transformations to innovate and reinvent itself in methodological issues continuously. In Physics teaching, in particular, there are multiple advantages that ICTs can provide to the didactic-pedagogical relation. This is because they can be powerful pedagogical instruments that are able to promote learning both from a quantitative point of view, if we take into account the dimen-sion of improving learning by using these resources, as well as from a qualitative point of view, understanding and interpreting new trends in the teaching-learning process. This research was developed at the Joel Pereira da Silva State High School located in Carrap-ateira/PB city, with the proposition of teaching Geometric Optics, commonly offered in classes of the 2nd grade of high school, using ICTs as teaching-learning process tools. This is an action research, so at first, a semi-structured questionnaire was applied to stu-dents in order to know if their Physics teachers did or use ICTs in classes, and in a second moment, there was exposure of classes based on the use of ICTs. Regarding the data, it was analyzed quantitatively and qualitatively in the light of relevant literature, through bib-liographic research. With the analysis of the questionnaires, it was possible to represent the students' opinions in a coherent and meaningful way regarding the investigation if the teachers did or use the ICTs, how much they learned during the classes and the ad-vantages of using ICTs in Geometric Optics Teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Heydson Henrique Brito da.H.H.B. Silva.http://lattes.cnpq.br/4585277872014594PEREIRA , Jaene Guimarães.LIMA, Andesron Alves de.VIEIRA, Jéssica de Araújo.2019-12-102020-01-22T13:05:30Z2020-01-222020-01-22T13:05:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117VEIRA, Jéssica de Araújo. Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-16T12:22:37Zoai:localhost:riufcg/11117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-16T12:22:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
Investigation of the advantages of using ICTs in teaching geometrical optics.
title Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
spellingShingle Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
VIEIRA, Jéssica de Araújo.
Física - ensino
Óptica geométrica
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Educação
Physics - Teaching
Geometric Optics
Information and Communication Technologies - ICTs
Education
Física.
title_short Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
title_full Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
title_fullStr Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
title_full_unstemmed Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
title_sort Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.
author VIEIRA, Jéssica de Araújo.
author_facet VIEIRA, Jéssica de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Heydson Henrique Brito da.
H.H.B. Silva.
http://lattes.cnpq.br/4585277872014594
PEREIRA , Jaene Guimarães.
LIMA, Andesron Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Jéssica de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Física - ensino
Óptica geométrica
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Educação
Physics - Teaching
Geometric Optics
Information and Communication Technologies - ICTs
Education
Física.
topic Física - ensino
Óptica geométrica
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Educação
Physics - Teaching
Geometric Optics
Information and Communication Technologies - ICTs
Education
Física.
description As TICs, sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, se referem a um agrupamento de recursos tecnológicos usados para reunir, distribuir e compartilhar informações de uma forma adaptada e com um objetivo comum, possibilitando a automação e/ou a comunicação de diversos tipos de procedimentos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e em várias outras áreas. Nos dias atuais é necessário que a Educação acompanhe as transformações tecnológicas, que inove e se reinvente nas questões metodológicas num processo contínuo. No Ensino de Física, em particular, são múltiplas as vantagens que as TICs podem proporcionar à relação didá-tico-pedagógica. Trata-se de instrumentos pedagógicos poderosos e que apresentam condições de promover a aprendizagem tanto de um ponto de vista quantitativo, se levarmos em consideração a dimensão da melhoria da aprendizagem fazendo o uso desses recursos, como do ponto de vista qualitativo, tendo em vista a compreensão e interpretação das novas tendências no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva localizada na cidade Carrapateira/PB, com a proposição de se trabalhar o Ensino de Óptica Geométrica, comumente oferecida em turmas da 2ª série do ensino médio, utilizando as TICs como ferramentas do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa-ação, isto é, em um primeiro momento foi aplicado um questionário semi estruturado aos/as alunos/as a fim de saber se seus/ua professores/as de Física fizeram ou se fazem o uso das TICs nas aulas, e em um segundo momento, houve exposição de aulas baseadas no uso das TICs. Contudo, os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente sob a luz da literatura pertinente, através de pesquisa bibliográfica. Com as análises dos questionários, foi possível representar as opiniões dos/as alunos/as de forma coerente e significativa em relação à investigação se os/as professores/as fizeram ou fazem o uso das TICs, a aprendizagem que obtiveram durante as aulas e as vantagens do uso das TICs no Ensino de Óptica Geométrica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-01-22T13:05:30Z
2020-01-22
2020-01-22T13:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
VEIRA, Jéssica de Araújo. Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
identifier_str_mv VEIRA, Jéssica de Araújo. Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744430170636288