Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/8571 |
Resumo: | Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional "Percebendo a Óptica no cotidiano", o qual teve como base uma Sequência de Ensino Investigativa, constituída por treze atividades com foco no conteúdo de Óptica Geométrica. O produto educacional foi desenvolvido em treze encontros de 45 minutos cada e o público alvo foi uma turma do 3º ano, do turno da tarde, do Ensino Médio e Técnico do Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Júnior, na cidade de Rio Grande. O produto educacional possibilitou aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares como, por exemplo, a interação entre os envolvidos. Além disso, por meio da análise de registros escritos solicitados aos alunos no decorrer dos encontros, foi possível observar a evolução dos conceitos científicos dos alunos em relação aos fenômenos abordados de Óptica e a compreensão do conteúdo estudado. |
id |
FURG_c4ab117172d04b29367f9d8876ae488c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/8571 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométricaInvestigative sequence in the teaching and learning of geometric opticsFísicaEnsinoAprendizagemÓptica geométricaEnsino médioPhysicsTeachingLearningGeometric opticsHigh schoolEsta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional "Percebendo a Óptica no cotidiano", o qual teve como base uma Sequência de Ensino Investigativa, constituída por treze atividades com foco no conteúdo de Óptica Geométrica. O produto educacional foi desenvolvido em treze encontros de 45 minutos cada e o público alvo foi uma turma do 3º ano, do turno da tarde, do Ensino Médio e Técnico do Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Júnior, na cidade de Rio Grande. O produto educacional possibilitou aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares como, por exemplo, a interação entre os envolvidos. Além disso, por meio da análise de registros escritos solicitados aos alunos no decorrer dos encontros, foi possível observar a evolução dos conceitos científicos dos alunos em relação aos fenômenos abordados de Óptica e a compreensão do conteúdo estudado.This dissertation is part of the Graduate Program in Teaching Physics (MNPEF), pole 21 of the Federal University of Rio Grande - FURG. In view of this, the result of the development of the educational product "Perceiving the Optics in everyday life" is presented, which was based on a Sequence of Investigative Teaching, consisting of thirteen activities focused on the content of Geometric Optics. The educational product was developed in thirteen meetings of 45 minutes each and the target audience was a group of the 3rd year, afternoon shift, High School and Environmental Technician of the State School Lemos Júnior, in the city of Rio Grande. The educational product made possible learning that goes beyond curricular content, for example, the interaction between those involved. In addition, through the analysis of written records requested to the students during the meetings, it was possible to observe the evolution of students' scientific concepts in relation to the phenomena addressed in Optics and the understanding of the content studied.Dytz, Aline GuerraFarias Júnior, Clark Ferreira2020-04-07T16:41:38Z2020-04-07T16:41:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIAS JÚNIOR, Clark Ferreira. Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-07T16:41:38Zoai:repositorio.furg.br:1/8571Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-07T16:41:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica Investigative sequence in the teaching and learning of geometric optics |
title |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica |
spellingShingle |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica Farias Júnior, Clark Ferreira Física Ensino Aprendizagem Óptica geométrica Ensino médio Physics Teaching Learning Geometric optics High school |
title_short |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica |
title_full |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica |
title_fullStr |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica |
title_full_unstemmed |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica |
title_sort |
Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica |
author |
Farias Júnior, Clark Ferreira |
author_facet |
Farias Júnior, Clark Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dytz, Aline Guerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias Júnior, Clark Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Ensino Aprendizagem Óptica geométrica Ensino médio Physics Teaching Learning Geometric optics High school |
topic |
Física Ensino Aprendizagem Óptica geométrica Ensino médio Physics Teaching Learning Geometric optics High school |
description |
Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional "Percebendo a Óptica no cotidiano", o qual teve como base uma Sequência de Ensino Investigativa, constituída por treze atividades com foco no conteúdo de Óptica Geométrica. O produto educacional foi desenvolvido em treze encontros de 45 minutos cada e o público alvo foi uma turma do 3º ano, do turno da tarde, do Ensino Médio e Técnico do Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Júnior, na cidade de Rio Grande. O produto educacional possibilitou aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares como, por exemplo, a interação entre os envolvidos. Além disso, por meio da análise de registros escritos solicitados aos alunos no decorrer dos encontros, foi possível observar a evolução dos conceitos científicos dos alunos em relação aos fenômenos abordados de Óptica e a compreensão do conteúdo estudado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-04-07T16:41:38Z 2020-04-07T16:41:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIAS JÚNIOR, Clark Ferreira. Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. http://repositorio.furg.br/handle/1/8571 |
identifier_str_mv |
FARIAS JÚNIOR, Clark Ferreira. Sequência investigativa no ensino e na aprendizagem de óptica geométrica. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187269980323840 |