Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por uma abordagem hermenêuticofilosóica rigorosa. Nossa metodologia consistiu na análise, problematização e interpretação de alguns textos referenciados na bibliografia, mas principalmente, nos debruçamos sobre o capítulo três do livro Fundamentos do Ensino Religioso, de Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Nosso objetivo é debater como o Ensino Religioso, enquanto área temática e disciplina curricular, pode contribuir com o processo da integração das dimensões religiosa e educacional do ser humano no ambiente escolar. |
id |
UFCG_c26a0eba80438afe0cc9609bb34efbfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35864 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.Religious phenomena as an expression of the cultural dimension of the human being: contributions of religious teaching in the school environment.Ensino religiosoFenômenos religiososDimensões religiosasEscolaAbordagem hermenêutico-filosóficaReligious educationReligious phenomenaReligious dimensionsSchoolHermeneutic-philosophical approachEducação.Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por uma abordagem hermenêuticofilosóica rigorosa. Nossa metodologia consistiu na análise, problematização e interpretação de alguns textos referenciados na bibliografia, mas principalmente, nos debruçamos sobre o capítulo três do livro Fundamentos do Ensino Religioso, de Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Nosso objetivo é debater como o Ensino Religioso, enquanto área temática e disciplina curricular, pode contribuir com o processo da integração das dimensões religiosa e educacional do ser humano no ambiente escolar.This aricle is a result of a bibliographical research, of a qualitaive nature, carried out by a rigorous hermeneuic-philosophical approach. Our methodology consisted in the analysis, quesioning and interpretaion of some texts referenced in the bibliography, but mainly, we focused on chapter three of the book Fundamentos do Ensino Religioso, by Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Our aim is to debate how Religious Educaion, as a themaic area and curricular discipline, can contribute to the process of integraing the religious and educaional dimensions of human beings in the school environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-06-03T14:08:43Z2024-06-032024-06-03T14:08:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864SILVA, Fagner Veloso da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. Revista Educação Inclusiva - REIN. Edição especial - volume 6, número 2, fevereiro de 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864porSILVA, Fagner Veloso da.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-03T14:09:07Zoai:localhost:riufcg/35864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-03T14:09:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. Religious phenomena as an expression of the cultural dimension of the human being: contributions of religious teaching in the school environment. |
title |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. |
spellingShingle |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. SILVA, Fagner Veloso da. Ensino religioso Fenômenos religiosos Dimensões religiosas Escola Abordagem hermenêutico-filosófica Religious education Religious phenomena Religious dimensions School Hermeneutic-philosophical approach Educação. |
title_short |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. |
title_full |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. |
title_fullStr |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. |
title_full_unstemmed |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. |
title_sort |
Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. |
author |
SILVA, Fagner Veloso da. |
author_facet |
SILVA, Fagner Veloso da. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. |
author_role |
author |
author2 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Fagner Veloso da. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso Fenômenos religiosos Dimensões religiosas Escola Abordagem hermenêutico-filosófica Religious education Religious phenomena Religious dimensions School Hermeneutic-philosophical approach Educação. |
topic |
Ensino religioso Fenômenos religiosos Dimensões religiosas Escola Abordagem hermenêutico-filosófica Religious education Religious phenomena Religious dimensions School Hermeneutic-philosophical approach Educação. |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por uma abordagem hermenêuticofilosóica rigorosa. Nossa metodologia consistiu na análise, problematização e interpretação de alguns textos referenciados na bibliografia, mas principalmente, nos debruçamos sobre o capítulo três do livro Fundamentos do Ensino Religioso, de Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Nosso objetivo é debater como o Ensino Religioso, enquanto área temática e disciplina curricular, pode contribuir com o processo da integração das dimensões religiosa e educacional do ser humano no ambiente escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-06-03T14:08:43Z 2024-06-03 2024-06-03T14:08:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864 SILVA, Fagner Veloso da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. Revista Educação Inclusiva - REIN. Edição especial - volume 6, número 2, fevereiro de 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fagner Veloso da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. Revista Educação Inclusiva - REIN. Edição especial - volume 6, número 2, fevereiro de 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623042560000 |