Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Fagner Veloso da.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas., MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por uma abordagem hermenêuticofilosóica rigorosa. Nossa metodologia consistiu na análise, problematização e interpretação de alguns textos referenciados na bibliografia, mas principalmente, nos debruçamos sobre o capítulo três do livro Fundamentos do Ensino Religioso, de Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Nosso objetivo é debater como o Ensino Religioso, enquanto área temática e disciplina curricular, pode contribuir com o processo da integração das dimensões religiosa e educacional do ser humano no ambiente escolar.
id UFCG_c26a0eba80438afe0cc9609bb34efbfc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35864
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.Religious phenomena as an expression of the cultural dimension of the human being: contributions of religious teaching in the school environment.Ensino religiosoFenômenos religiososDimensões religiosasEscolaAbordagem hermenêutico-filosóficaReligious educationReligious phenomenaReligious dimensionsSchoolHermeneutic-philosophical approachEducação.Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por uma abordagem hermenêuticofilosóica rigorosa. Nossa metodologia consistiu na análise, problematização e interpretação de alguns textos referenciados na bibliografia, mas principalmente, nos debruçamos sobre o capítulo três do livro Fundamentos do Ensino Religioso, de Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Nosso objetivo é debater como o Ensino Religioso, enquanto área temática e disciplina curricular, pode contribuir com o processo da integração das dimensões religiosa e educacional do ser humano no ambiente escolar.This aricle is a result of a bibliographical research, of a qualitaive nature, carried out by a rigorous hermeneuic-philosophical approach. Our methodology consisted in the analysis, quesioning and interpretaion of some texts referenced in the bibliography, but mainly, we focused on chapter three of the book Fundamentos do Ensino Religioso, by Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Our aim is to debate how Religious Educaion, as a themaic area and curricular discipline, can contribute to the process of integraing the religious and educaional dimensions of human beings in the school environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20222024-06-03T14:08:43Z2024-06-032024-06-03T14:08:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864SILVA, Fagner Veloso da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. Revista Educação Inclusiva - REIN. Edição especial - volume 6, número 2, fevereiro de 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864porSILVA, Fagner Veloso da.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-03T14:09:07Zoai:localhost:riufcg/35864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-03T14:09:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
Religious phenomena as an expression of the cultural dimension of the human being: contributions of religious teaching in the school environment.
title Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
spellingShingle Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
SILVA, Fagner Veloso da.
Ensino religioso
Fenômenos religiosos
Dimensões religiosas
Escola
Abordagem hermenêutico-filosófica
Religious education
Religious phenomena
Religious dimensions
School
Hermeneutic-philosophical approach
Educação.
title_short Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
title_full Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
title_fullStr Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
title_full_unstemmed Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
title_sort Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar.
author SILVA, Fagner Veloso da.
author_facet SILVA, Fagner Veloso da.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
author_role author
author2 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Fagner Veloso da.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso
Fenômenos religiosos
Dimensões religiosas
Escola
Abordagem hermenêutico-filosófica
Religious education
Religious phenomena
Religious dimensions
School
Hermeneutic-philosophical approach
Educação.
topic Ensino religioso
Fenômenos religiosos
Dimensões religiosas
Escola
Abordagem hermenêutico-filosófica
Religious education
Religious phenomena
Religious dimensions
School
Hermeneutic-philosophical approach
Educação.
description Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por uma abordagem hermenêuticofilosóica rigorosa. Nossa metodologia consistiu na análise, problematização e interpretação de alguns textos referenciados na bibliografia, mas principalmente, nos debruçamos sobre o capítulo três do livro Fundamentos do Ensino Religioso, de Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Nosso objetivo é debater como o Ensino Religioso, enquanto área temática e disciplina curricular, pode contribuir com o processo da integração das dimensões religiosa e educacional do ser humano no ambiente escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-06-03T14:08:43Z
2024-06-03
2024-06-03T14:08:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864
SILVA, Fagner Veloso da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. Revista Educação Inclusiva - REIN. Edição especial - volume 6, número 2, fevereiro de 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864
identifier_str_mv SILVA, Fagner Veloso da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. Os fenômenos religiosos como expressão da dimensão cultural do ser humano: contribuições do ensino religioso no ambiente escolar. Revista Educação Inclusiva - REIN. Edição especial - volume 6, número 2, fevereiro de 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623042560000