O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Fabíola da Cruz.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8103
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral introduzir os conceitos iniciais de Álgebra nos anos finais via Resolução de Problemas, promovendo o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno e contribuindo para um ensino-aprendizagem significativo. O interesse pela temática surgiu a partir de questionamentos através de experiências próprias enquanto professora. Caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa e está dividida em quatro partes: orientações para o ensino da Álgebra e a Resolução de Problemas no sistema curricular brasileiro; concepções de autores em relação à Álgebra e perspectivas para o trabalho via Resolução de Problemas; procedimentos metodológicos; discussão dos resultados quanto à utilização da metodologia através da Resolução de Problemas. Por fim, destaca-se a importância do modo como os conceitos inicias de Álgebra têm sido construídos, promovendo reflexões nos professores sobre essa metodologia de ensino para alcançar resultados relevantes em suas salas de aula.
id UFCG_c2b60a6afbaf5cc75f62b81e19fa017e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8103
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.Algebra teaching in the final years of elementary school via problem solving: an intervention in the 7th grade.Enseñanza de álgebra en los últimos años de la escuela primaria a través de la resolución de problemas: una intervención en el 7° grado.Pensamento AlgébricoMetodologia de EnsinoResolução de ProblemasAlgebraic ThinkingTeaching MethodologyProblem SolvingPensamiento algebraicoMetodología de la EnseñanzaSolución de problemasÁlgebraA presente pesquisa tem como objetivo geral introduzir os conceitos iniciais de Álgebra nos anos finais via Resolução de Problemas, promovendo o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno e contribuindo para um ensino-aprendizagem significativo. O interesse pela temática surgiu a partir de questionamentos através de experiências próprias enquanto professora. Caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa e está dividida em quatro partes: orientações para o ensino da Álgebra e a Resolução de Problemas no sistema curricular brasileiro; concepções de autores em relação à Álgebra e perspectivas para o trabalho via Resolução de Problemas; procedimentos metodológicos; discussão dos resultados quanto à utilização da metodologia através da Resolução de Problemas. Por fim, destaca-se a importância do modo como os conceitos inicias de Álgebra têm sido construídos, promovendo reflexões nos professores sobre essa metodologia de ensino para alcançar resultados relevantes em suas salas de aula.The goal of this research is to introduce the initial concepts of Algebra in later years through the Problem Solving, promoting the development of algebraic thinking student and contributing to a significant teaching and learning. Interest in the subject arose from questions by own experiences as a teacher. It is characterized as an intervention research with qualitative approach and is divided into four parts: guidelines for the teaching of Algebra and Problem Solving in the Brazilian curriculum system; authors conceptions regarding Algebra and perspectives to work through the Problem Solving; methodological procedures; discussion of the results regarding the use of the methodology through the Problem Solving. Finally, it highlights the importance of how the initial concepts of algebra have been built, promoting reflections on teachers of this teaching methodology to achieve significant results in their classrooms.La presente investigación tiene como objetivo general introducir los conceptos iniciales de Álgebra en los últimos años a través de la Resolución de Problemas, fomentando el desarrollo del pensamiento algebraico del estudiante y contribuyendo a un proceso de enseñanza-aprendizaje significativo. El interés por el tema surgió a partir de cuestionamientos a través de sus propias experiencias como docente. Se caracteriza como una investigación de intervención con enfoque cualitativo y se divide en cuatro partes: orientaciones para la enseñanza de Álgebra y Resolución de Problemas en el sistema curricular brasileño; concepciones de los autores en relación al Álgebra y perspectivas de trabajo a través de la Resolución de Problemas; procedimientos metodológicos; discusión de resultados en cuanto al uso de la metodología a través de la Resolución de Problemas. Finalmente, se destaca la importancia de la forma en que se han construido los conceptos iniciales de Álgebra, promoviendo reflexiones en los docentes sobre esta metodología de enseñanza para lograr resultados relevantes en sus aulas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO, A. D. R.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.MARTINS, Fabíola da Cruz.2016-09-222019-10-15T15:24:55Z2019-10-152019-10-15T15:24:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8103MARTINS, Fabíola da Cruz. O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano. 2016. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:02:04Zoai:localhost:riufcg/8103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:02:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
Algebra teaching in the final years of elementary school via problem solving: an intervention in the 7th grade.
Enseñanza de álgebra en los últimos años de la escuela primaria a través de la resolución de problemas: una intervención en el 7° grado.
title O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
spellingShingle O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
MARTINS, Fabíola da Cruz.
Pensamento Algébrico
Metodologia de Ensino
Resolução de Problemas
Algebraic Thinking
Teaching Methodology
Problem Solving
Pensamiento algebraico
Metodología de la Enseñanza
Solución de problemas
Álgebra
title_short O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
title_full O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
title_fullStr O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
title_full_unstemmed O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
title_sort O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano.
author MARTINS, Fabíola da Cruz.
author_facet MARTINS, Fabíola da Cruz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO, A. D. R.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Fabíola da Cruz.
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Algébrico
Metodologia de Ensino
Resolução de Problemas
Algebraic Thinking
Teaching Methodology
Problem Solving
Pensamiento algebraico
Metodología de la Enseñanza
Solución de problemas
Álgebra
topic Pensamento Algébrico
Metodologia de Ensino
Resolução de Problemas
Algebraic Thinking
Teaching Methodology
Problem Solving
Pensamiento algebraico
Metodología de la Enseñanza
Solución de problemas
Álgebra
description A presente pesquisa tem como objetivo geral introduzir os conceitos iniciais de Álgebra nos anos finais via Resolução de Problemas, promovendo o desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno e contribuindo para um ensino-aprendizagem significativo. O interesse pela temática surgiu a partir de questionamentos através de experiências próprias enquanto professora. Caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa e está dividida em quatro partes: orientações para o ensino da Álgebra e a Resolução de Problemas no sistema curricular brasileiro; concepções de autores em relação à Álgebra e perspectivas para o trabalho via Resolução de Problemas; procedimentos metodológicos; discussão dos resultados quanto à utilização da metodologia através da Resolução de Problemas. Por fim, destaca-se a importância do modo como os conceitos inicias de Álgebra têm sido construídos, promovendo reflexões nos professores sobre essa metodologia de ensino para alcançar resultados relevantes em suas salas de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22
2019-10-15T15:24:55Z
2019-10-15
2019-10-15T15:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8103
MARTINS, Fabíola da Cruz. O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano. 2016. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8103
identifier_str_mv MARTINS, Fabíola da Cruz. O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental via resolução de problemas: uma intervenção no 7º ano. 2016. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744403430899712